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Sinopse

Curioso para saber como o monstro daquele seu jogo favorito de terror escolhe a melhor rota para te surpreender ou porque aquele aldeão corre quando você põe fogo na vila? Então ouça o podcast sobre IA para jogos, com o professor André Campos do Instituto Metrópole Digital. O principal objetivo da disciplina é ensinar aos alunos ingressantes em ciências da computação à atribuir certos comportamentos aos personagens não controlados pelo jogador (NPC’s ou non-player character) de modo que convençam o usuário, criando assim uma maior imersão e proporcionando uma melhor experiência para o player.

Vídeo

Obstáculos

Um obstáculo que pode ser encontrado ao cursar essa disciplina é a falta de domínio de conhecimento em programação. Além disso, a gestão de tempo pode também ser um problema para o aluno quando ocorre dele cursar AI para jogos concomitantemente com um número alto de outras disciplinas, uma vez que será difícil conciliar diferentes projetos demandados por cada componente curricular.

Metodologias

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2024

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Unidade 2 9.7
Unidade 3 4.2

Conteúdos
  • Ementa

    • Motor de IA para jogos. Tipos de personagens. Modelos de representação do ambiente. Comportamentos de navegação individual e em grupo. Planejamento de trajetórias. Sistemas de tomada de decisão. Prática de concepção e desenvolvimento de personagens inteligentes. Prática de desenvolvimento de soluções para competições das conferências IEEE CIG e AAAI AIIDE.

    Referências

    • Livro: Ian Millington and John Funge. Artiificial Intelligence for Games. 2ª. Morgan Kaufmann Publishers, 2009. Livro: Georgios N. Yannakakis and Julian Togelius. Artificial Intelligence and Games. Springer, 2018. Livro: Inteligência artificial Livro: MILLINGTON, Ian; FUNGE, John. Artificial Intelligence for Games. Morgan Kaufmann Publishers, 2009. Livro: YANNAKAKIS, Georgios; TOGELIUS, Julian. Artificial Intelligence and Games. Springer, 2018. Livro: (Livro 1) YANNAKAKIS, Georgios; TOGELIUS, Julian. Artificial Intelligence and Games. Springer, 2018. Livro: (Livro 2) MILLINGTON, Ian; FUNGE, John. Artificial Intelligence for Games. Morgan Kaufmann Publishers, 2009.

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        Individuais

        Em grupo

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        Presencial

        EAD


        Podcast


        Materiais

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        Conhecimentos / Competências Desejados

        É esperado que o discente tenha conhecimento em linguagem de programação, qualquer que seja ela, e também é esperado que o aluno tenha certo interesse pelo mundo dos games.

        Tópicos

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        Professor

        Andre Mauricio Cunha Campos
        Email: andre@dimap.ufrn.br