Trailer
Sinopse
Gosta de programar e também de desafios? Conheça a disciplina Treinamento para Competições de Programação, ministrada pelo professor Sérgio Medeiros. Nesta disciplina você pode adquirir os conhecimentos necessários para participar das mais importantes competições de programação do Brasil e do mundo, como a Olimpíada Brasileira de Informática (OBI) e a International Olympiad in Informatics (IOI). O curso aborda conhecimentos como estrutura de dados e grafos, tem carga horária de 60h e modalidade presencial. Transforme o seu interesse em lógica, pensamento computacional e programação e se torne apto a subir ao pódio e ganhar a medalha de ouro!
Vídeo
Classificações
30%
70%
Clássicas
Ativas
60%
40%
Provas
Atividades
40%
60%
Teórica
Prática
20%
80%
Social
Técnica
80%
20%
Individuais
Em grupo
100%
0%
Presencial
EAD
Podcast
Velocidade 1.0x
Conhecimentos / Competências Desejados
Gostar de programar. Projetar algoritmos para resolver exercícios. Matemática básica (funções). Estruturas de dados básicas (arrays/vetores, mapas/tabelas hash).
Tópicos
-
Matemática básica (funções)
Domínio desejado: 7 -
Estruturas de dados básicas
Domínio desejado: 7 -
Projetar algoritmos para resolver exercícios
Domínio desejado: 10 -
Gostar de programar
Domínio desejado: 10
Obstáculos
O maior obstáculo sem dúvidas é o gerenciamento do tempo. Nas competições o tempo é limitado, por isso é importante aprender a identificar rapidamente a abordagem correta para resolver cada problema, o que requer bastante prática, e é importante também que o aluno se preocupe em ampliar o seu repertório de resolução de problemas clássicos, o que requer muita dedicação. Além disso, a falta de domínio sobre conceitos como busca binária, programação dinâmica, ou grafos também podem ser uma grande barreira.
Metodologias
Aprendizado Baseado em Problemas e SoluçõesPerguntas Frequentes
Não, embora o foco seja a preparação para competições, as habilidades desenvolvidas, como resolução eficiente de problemas e raciocínio lógico são valiosas para qualquer programador.
Não, a prova deve ser feita presencialmente no laboratório.
É importante que já tenha alguma familiaridade com lógica de programação e estruturas básicas como vetores e mapas para se ter uma base mínima para acompanhar as aulas.
2025
Índices de aprovação
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períodos" para fazer uma nova busca.
Buscando dados...
Aprovados
0%
Reprovados
0%
Nota média (todas as unidades)
0
Nota média por unidade
Unidade 1
N/A
Unidade 2
9.7
Unidade 3
4.2
Conteúdos
Ementa
-
Introdução a Competições de Programação. Arrays e o uso da técnica de dois ponteiros. Ordenação e busca. Estruturas de dados: filas de prioridade, dicionários, conjuntos e pilhas. Algoritmos Gulosos. Programação Dinâmica. Backtracking. Operações básicas em grafos: busca em profundidade, busca em largura, menor caminho.
Conceitos
ver mais-
Resolução de Problemas.
-
Complexidade de Algoritmos.
-
Técnicas de resolução de problemas:
Ordenação;
Programação dinâmica;
Algoritmos gulosos;
Grafos.
-
Discussão da abordagem utilizada pelos alunos para resolver os problemas.
Referências
-
Livro: Antti Laaksonen. <strong>Guide to Competitive Programming</strong>. 1. Springer. 2017
Livro: Steve Halim, Felix Halim e Suhendry Effendy. <strong>Competitive Programming 4: The Lower Bound of Programming Contests in the 2020s</strong>. . Lulu. 2020
Site: Competitive Programmer?s Handbook
Livro: Programação Dinâmica Trabalho de conclusão de curso Monografia