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Sinopse

A disciplina de Motores de Jogos Digitais pode ser considerada um núcleo para quem tem interesse na área de jogos digitais. Possui como objetivo ser o primeiro contato formal do aluno com motores de jogos, softwares criados para facilitar a criação e prototipação de jogos digitais. No momento, a disciplina trabalha apenas com o Unity, ensinando como utilizar a ferramenta e a utilizando no desenvolvimento dos projetos.

Vídeo

Classificações

30%
70%

Clássicas

Ativas

10%
90%

Provas

Atividades

20%
80%

Teórica

Prática

20%
80%

Social

Técnica

10%
90%

Individuais

Em grupo

100%
0%

Presencial

EAD


Podcast

Velocidade 1.0x

Materiais


Conhecimentos / Competências Desejados

Prática em Programação Orientada a Objetos, algo visto em LP2. Conhecimento sobre estrutura de Dados, visto em EB1. Experiência em programação JavaScript.

Tópicos

  1. Prática em Programação Orientada a Objetos
    Domínio desejado: 6
  2. Conhecimento sobre estrutura de Dados
    Domínio desejado: 8
  3. Experiência em programação JavaScript
    Domínio desejado: 5

Obstáculos

Alguns alunos demonstram uma insegurança inicial quanto à criatividade necessária para projetar e desenvolver um jogo. A disciplina também enfrenta dificuldades quanto ao hardware disponível no IMD, que muitas vezes limita a produtividade das atividades, tomando muito tempo em abrir e carregar as ferramentas usadas no curso.

Metodologias

Aula expostiva Desenvolvimento de Projetos
2025

Índices de aprovação

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Aprovados 0%
Reprovados 0%
Nota média (todas as unidades)
0
Nota média por unidade
Unidade 1 N/A
Unidade 2 9.7
Unidade 3 4.2

Conteúdos

Ementa

  • Padrões e estilos arquiteturais dos motores de jogos digitais. Componentes dos motores e suas funcionalidades. Sistema de criação e manipulação de objetos. Edição e gerenciamento de cenários. Sistema de controle de assets. Iluminação, materiais, tonalizadores e câmeras; Sistema de animação e automatização de personagens. Sistema de gerenciamento de ventos. Sistema de modelagem física. Tratamento de colisões.

Referências

  • Livro: Fundamentos para o desenvolvimento de jogos digitais / Livro: Introdução ao desenvolvimento de jogos em Python com PyGame / Site: Documentação do Unity 3D Site: Manual de Código do Unity 3D Site: Documentação da Unreal Engine Site: Isometric 2D Environments with Tilemap Site: Sprite Editor Site: Sorting Group Site: 9-slicing Sprites Site: Sprite Mask Site: Tutorial Tilemap & Cinemachine Site: Tilemap (documentação oficial) Site: Effectors 2D - Documentação Site: Effectors2D - Video demonstrativo Site: Audio Site: PERLIN NOISE in Unity - Procedural Generation Tutorial Site: GENERATING TERRAIN in Unity - Procedural Generation Tutorial Site: MESH GENERATION in Unity - Basics Site: PROCEDURAL TERRAIN in Unity! - Mesh Generation Site: Float Origin Site: 2D Lightning Site: Instalação do Unity Site: Encontro Site: Movimento em primeira pessoa Site: Movimento em terceira pessoa Site: SceneManager.LoadScene Site: Unity Manual

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      Professor

      Alyson Matheus de Carvalho Souza
      Email: alyson@imd.ufrn.br

      Créditos
    • Davi Andrade Trindade
    • Produtor
      Gabriel Melo Serrão
    • Produtor
      Ivan Marques da Silva
    • Produtor
      Pedro Augusto Carvalho de Freitas Gouveia
    • Produtor
      Péricles Leon da Silva Filgueira
    • Produtor
      Victor Matheus de Abreu Dantas
    • Produtor
      Vitor Cavalcante Borges
    • Produtor