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Sinopse
A disciplina de Motores de Jogos Digitais pode ser considerada um núcleo para quem tem interesse na área de jogos digitais. Possui como objetivo ser o primeiro contato formal do aluno com motores de jogos, softwares criados para facilitar a criação e prototipação de jogos digitais. No momento, a disciplina trabalha apenas com o Unity, ensinando como utilizar a ferramenta e a utilizando no desenvolvimento dos projetos.
Vídeo
Classificações
30%
70%
Clássicas
Ativas
10%
90%
Provas
Atividades
20%
80%
Teórica
Prática
20%
80%
Social
Técnica
10%
90%
Individuais
Em grupo
100%
0%
Presencial
EAD
Podcast
Velocidade 1.0x
Conhecimentos / Competências Desejados
Prática em Programação Orientada a Objetos, algo visto em LP2.
Conhecimento sobre estrutura de Dados, visto em EB1.
Experiência em programação JavaScript.
Tópicos
-
Prática em Programação Orientada a Objetos
Domínio desejado: 6 -
Conhecimento sobre estrutura de Dados
Domínio desejado: 8 -
Experiência em programação JavaScript
Domínio desejado: 5
Obstáculos
Alguns alunos demonstram uma insegurança inicial quanto à criatividade necessária para projetar e desenvolver um jogo. A disciplina também enfrenta dificuldades quanto ao hardware disponível no IMD, que muitas vezes limita a produtividade das atividades, tomando muito tempo em abrir e carregar as ferramentas usadas no curso.
Metodologias
Aula expostiva2025
Índices de aprovação
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Aprovados
0%
Reprovados
0%
Nota média (todas as unidades)
0
Nota média por unidade
Unidade 1
N/A
Unidade 2
9.7
Unidade 3
4.2
Conteúdos
Ementa
-
Padrões e estilos arquiteturais dos motores de jogos digitais. Componentes dos motores e suas
funcionalidades. Sistema de criação e manipulação de objetos. Edição e gerenciamento de cenários.
Sistema de controle de assets. Iluminação, materiais, tonalizadores e câmeras; Sistema de animação e
automatização de personagens. Sistema de gerenciamento de ventos. Sistema de modelagem física.
Tratamento de colisões.
Referências
-
Livro: Fundamentos para o desenvolvimento de jogos digitais /
Livro: Introdução ao desenvolvimento de jogos em Python com PyGame /
Site: Documentação do Unity 3D
Site: Manual de Código do Unity 3D
Site: Documentação da Unreal Engine
Site: Isometric 2D Environments with Tilemap
Site: Sprite Editor
Site: Sorting Group
Site: 9-slicing Sprites
Site: Sprite Mask
Site: Tutorial Tilemap & Cinemachine
Site: Tilemap (documentação oficial)
Site: Effectors 2D - Documentação
Site: Effectors2D - Video demonstrativo
Site: Audio
Site: PERLIN NOISE in Unity - Procedural Generation Tutorial
Site: GENERATING TERRAIN in Unity - Procedural Generation Tutorial
Site: MESH GENERATION in Unity - Basics
Site: PROCEDURAL TERRAIN in Unity! - Mesh Generation
Site: Float Origin
Site: 2D Lightning
Site: Instalação do Unity
Site: Encontro
Site: Movimento em primeira pessoa
Site: Movimento em terceira pessoa
Site: SceneManager.LoadScene
Site: Unity Manual