Trailer

Sinopse

A base dessa disciplina são as demonstrações e provas matemáticas, que consiste basicamente em partir de premissas bem definidas de um problema, usando um modelo conceitual e uma série de operações, para desenvolver uma lógica perfeita de resolução. Diante disso, essa disciplina tem como principal objetivo fornecer aos discentes uma revisão dos conteúdos do ensino médio mesclando com esses métodos matemáticos mais formais, de modo que os alunos se sintam aptos, futuramente, para resolução de problemas computacionais tomando eles como base, como é visto, por exemplo, na disciplina de Fundamentos Matemáticos da Computação - FMC.

Vídeo

Obstáculos

Um dos principais obstáculos dessa disciplina é a abstração do conteúdo, visto que a educação formal das escolas de ensino básico e médio induz os alunos a resolverem problemas com base em fórmulas e assuntos bem definidos. No entanto, essa disciplina cobra que o aluno faça demonstrações e provas matemáticas usando os mais diversos conteúdos existentes no campo da matemática, desde que estes resultem numa verdade absoluta ou em uma refutação por meio de um contra-exemplo. Diante de uma vasta quantidade de opções, os alunos tendem a se sentir desorientados acerca de qual caminho devem tomar, ou quais associações devem fazer para obter êxito na sua demonstração.

Metodologias

Não há metodologias cadastradas

2024

Índices de aprovação

Altere a data ou marque/desmarque a opção "Todos os períodos" para fazer uma nova busca.

Aprovados 0%
Reprovados 0%
Nota média (todas as unidades)
0
Nota média por unidade
Unidade 1 N/A
Unidade 2 9.7
Unidade 3 4.2

Conteúdos
  • Ementa

    • 1. Álgebra elementar: Relações de conjuntos; O conjunto R; Potenciação; Polinômios; Fatoração; Equações lineares e quadráticas; Inequações e valores absolutos. 2. Funções e gráficos: Conceitos sobre funções; Coordenadas em um plano cartesiano; Função afim; Função exponencial e logarítmica; Funções trigonométricas; Propriedades de funções e seus gráficos; Funções compostas e inversas. 3. Tópicos especiais: Números complexos; Progressão aritmética e geométrica; Indução matemática.

    Referências

    • Livro: A matemática do ensino médio Livro: Fundamentos de matemática elementar,1 Livro: Iniciação à matemática Livro: Fundamentos da matemática elementar

    Oferta/Matrícula


    Ofertas

    Última oferta: Buscando...

      Ofertas passadas
      Últimos 5 anos

        Classificações

        60%
        40%

        Clássicas

        Ativas

        50%
        50%

        Social

        Técnica

        40%
        60%

        Teórica

        Prática

        10%
        90%

        Provas

        Atividades

        60%
        40%

        Individuais

        Em grupo

        90%
        10%

        Presencial

        EAD


        Podcast


        Materiais

        Sem materiais disponiveis...

        Conhecimentos / Competências Desejados

        Para cursar essa disciplina é necessário ter conhecimentos de nível básico e médio de matemática, de modo que seja possível assemelhar os conteúdos relacionados a geometria, funções, trigonometria, conjuntos, etc. Também é necessário ter um bom controle estudantil e disponibilidade de tempo para dedicar horas extras à resolução de exercícios e estudo focado, de modo que seja possível ir assemelhando os conteúdos de forma progressiva. Ao final desta disciplina, espera-se que o aluno seja capaz de resolver problemas usando a linguagem matemática, com seus símbolos e fórmulas, usando as demonstrações e provas matemáticas como método base de resolução. Assim como também é esperado que o discente seja capaz de assemelhar o raciocínio construtivo apresentado nesses métodos com os algoritmos e lógica de programação, contribuindo para formação de um bom profissional de TI.

        Tópicos

          Sem tópicos cadastrados



        Faça uma pergunta!

        Professor

        Irineu Lopes Palhares Júnior
        Email: irineulopespalhares@gmail.com