Trailer
Sinopse
A matéria de Pensamento Computacional tem como principal objetivo estimular os primeiros passos na lógica de programação para os alunos de graduação do BTI pois, é ela que dá as ferramentas necessárias para executar o processo mais básico no desenvolvimento de alguma aplicação: a criação de seu algoritmo, ou seja, precisamos compreendê-lo completamente, desde suas funções a seus objetivos finais. Neste componente curricular você verá os primeiros conceitos de programação, utilizando compiladores em bloco e programação textual em phyton.
Vídeo
Obstáculos
A maior dificuldade dos alunos na disciplina de Pensamento Computacional se dá quando entra os primeiros conceitos de programação, para aqueles que nunca tiveram contato com a matéria é comum ver uma queda de desempenho na migração da linguagem visual para a linguagem textual. Porém ao longo do tempo com a resolução de exercícios que estimulam o pensamento lógico o aluno vai se familiarizando com a pratica da programação conseguindo resolver os problemas de forma mais rápido e estruturada, dividindo um problema complexo em pequenas partes para, então, resolvê-las gradualmente a partir de trechos de código.
Metodologias
Não há metodologias cadastradas
2024
Índices de aprovação
Altere a data ou marque/desmarque a opção "Todos os
períodos" para fazer uma nova busca.
Buscando dados...
Aprovados
0%
Reprovados
0%
Nota média (todas as unidades)
0
Nota média por unidade
Unidade 1
N/A
Unidade 2
9.7
Unidade 3
4.2
Conteúdos
Ementa
-
Introdução ao pensamento computacional: decomposição, reconhecimento de padrões, abstração, algoritmo (sequência de passos e formas de representação). Raciocínio lógico (dedutivo, indutivo e abdutivo) e lógico-matemático (problemas e jogos). Programação visual: princípios de programação, programas simples, programas intermediários, reutilização de código, compilação dos conceitos anteriores. Programação textual com linguagem procedural de alto nível: princípios de programação, programas simples, reutilização de código.
Referências
-
Livro: Introdução à programação para engenharia :
Livro: Raciocínio lógico simplificado /
Site: Auto-avaliação
Site: Auto-avaliação 3
Site: Link para o curso Express (mais completo) do Code.org
Site: Link para o curso acelerado do Code.org
Site: Link para o código da flor
Site: Link para o código da probabilidade
Site: Link para projeto inicial da calculadora
Site: Link para versão mais completa da calculadora
Site: Auto-avaliação 4
Site: Link para projeto do Pedra, Papel e Tesoura
Site: Link para jogo de tentativas
Site: Auto-avaliação 5
Site: 2a avaliação
Site: CodingGame
Site: Curso de Javascript - Udacity
Site: Curso de Javascript - KhanAcademy
Site: CodeCombat
Site: Link para o ambiente SACI
Livro: Ensine seus filhos a programar :
Livro: Matemática e raciocínio lógico /
Site: Auto avaliação
Site: Auto avaliação 2
Site: Scratch - Link cadastro turma
Site: Material da disciplina
Site: Convite para o servidor do Discord
Oferta/Matrícula
Ofertas
Última oferta: Buscando...
Ofertas passadas
Últimos 5 anos
Classificações
60%
40%
Clássicas
Ativas
50%
50%
Social
Técnica
40%
60%
Teórica
Prática
10%
90%
Provas
Atividades
60%
40%
Individuais
Em grupo
90%
10%
Presencial
EAD
Podcast
Conhecimentos / Competências Desejados
Raciocínio Lógico; Lógica de programação. O raciocínio lógico de um programador é uma de suas maiores ferramentas de trabalho. Para começar bem na matéria de Pensamento Computacional é bom que o aluno tenha um bom raciocínio lógico e uma boa base de programação, pois com isso o aluno consegue dividir um
problema complexo em pequenas partes.
Tópicos
Sem tópicos cadastrados