Trailer

Sinopse

Pensa em cursar Tecnologia da Informação ou outra área da tecnologia e nãosabe nada de programação? Com essa disciplina você aprenderá toda a basenecessária para entender a lógica de programação e seus conceitos iniciais. É realizada no modelo de Educação à Distância (EAD) e utiliza o desafio Bebras, o sistema Blockly e a linguagem Python para atingir seus objetivos, como apresentar os conceitos de If, Else, While e Arrays.

Vídeo

Obstáculos

Pode-se considerar, como principal obstáculo da disciplina de Pensamento Computacional, a necessidade de uma postura proativa por parte do aluno. O fato do curso ser na modalidade EAD garante ao aluno benefícios como autonomia e flexibilidade, porém, por outro lado, torna imprescindível uma postura responsável e proativa para o êxito nesse componente curricular. Além disso, a falta de familiaridade com computação e informática pode trazer uma maior dificuldade na compreensão dos conteúdos, tornando necessário um maior esforço do aluno.

Metodologias

Não há metodologias cadastradas

2024

Índices de aprovação

Altere a data ou marque/desmarque a opção "Todos os períodos" para fazer uma nova busca.

Aprovados 0%
Reprovados 0%
Nota média (todas as unidades)
0
Nota média por unidade
Unidade 1 N/A
Unidade 2 9.7
Unidade 3 4.2

Conteúdos
  • Ementa

    • Introdução ao pensamento computacional: decomposição, reconhecimento de padrões, abstração, algoritmo (sequência de passos e formas de representação). Raciocínio lógico (dedutivo, indutivo e abdutivo) e lógico-matemático (problemas e jogos). Programação visual: princípios de programação, programas simples, programas intermediários, reutilização de código, compilação dos conceitos anteriores. Programação textual com linguagem procedural de alto nível: princípios de programação, programas simples, reutilização de código.

    Referências

    • Livro: Introdução à programação para engenharia : Livro: Raciocínio lógico simplificado Site: Auto-avaliação Site: Auto-avaliação 3 Site: Link para o curso Express (mais completo) do Code.org Site: Link para o curso acelerado do Code.org Site: Link para o código da flor Site: Link para o código da probabilidade Site: Link para projeto inicial da calculadora Site: Link para versão mais completa da calculadora Site: Auto-avaliação 4 Site: Link para projeto do Pedra, Papel e Tesoura Site: Link para jogo de tentativas Site: Auto-avaliação 5 Site: 2a avaliação Site: CodingGame Site: Curso de Javascript - Udacity Site: Curso de Javascript - KhanAcademy Site: CodeCombat Site: Link para o ambiente SACI Livro: Ensine seus filhos a programar : Livro: Matemática e raciocínio lógico / Site: Auto avaliação Site: Auto avaliação 2 Site: Scratch - Link cadastro turma Site: Material da disciplina Site: Convite para o servidor do Discord

    Oferta/Matrícula


    Ofertas

    Última oferta: Buscando...

      Ofertas passadas
      Últimos 5 anos

        Classificações

        60%
        40%

        Clássicas

        Ativas

        50%
        50%

        Social

        Técnica

        40%
        60%

        Teórica

        Prática

        10%
        90%

        Provas

        Atividades

        60%
        40%

        Individuais

        Em grupo

        90%
        10%

        Presencial

        EAD


        Podcast


        Materiais


        Conhecimentos / Competências Desejados

        Conhecimento de operações matemáticas (Soma, Subtração, Multiplicação; Divisão, Potenciação; Raciocínio Lógico; Noções de como usar computadores; Conhecimento da língua inglesa facilita, mas não é necessário.

        Tópicos

          Sem tópicos cadastrados



        Faça uma pergunta!

        Professor

        Andre Mauricio Cunha Campos
        Email: andre@dimap.ufrn.br