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Sinopse

Pensa em cursar Tecnologia da Informação ou outra área da tecnologia e nãosabe nada de programação? Com essa disciplina você aprenderá toda a basenecessária para entender a lógica de programação e seus conceitos iniciais. É realizada no modelo de Educação à Distância (EAD) e utiliza o desafio Bebras, o sistema Blockly e a linguagem Python para atingir seus objetivos, como apresentar os conceitos de If, Else, While e Arrays.

Vídeo

Classificações

60%
40%

Clássicas

Ativas

10%
90%

Provas

Atividades

40%
60%

Teórica

Prática

50%
50%

Social

Técnica

60%
40%

Individuais

Em grupo

90%
10%

Presencial

EAD


Podcast

Velocidade 1.0x

Materiais


Conhecimentos / Competências Desejados

Conhecimento de operações matemáticas (Soma, Subtração, Multiplicação; Divisão, Potenciação; Raciocínio Lógico; Noções de como usar computadores; Conhecimento da língua inglesa facilita, mas não é necessário.

Tópicos

    Sem tópicos cadastrados


Obstáculos

Pode-se considerar, como principal obstáculo da disciplina de Pensamento Computacional, a necessidade de uma postura proativa por parte do aluno. O fato do curso ser na modalidade EAD garante ao aluno benefícios como autonomia e flexibilidade, porém, por outro lado, torna imprescindível uma postura responsável e proativa para o êxito nesse componente curricular. Além disso, a falta de familiaridade com computação e informática pode trazer uma maior dificuldade na compreensão dos conteúdos, tornando necessário um maior esforço do aluno.

Metodologias

Não há metodologias cadastradas

2025

Índices de aprovação

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Aprovados 0%
Reprovados 0%
Nota média (todas as unidades)
0
Nota média por unidade
Unidade 1 N/A
Unidade 2 9.7
Unidade 3 4.2

Conteúdos

Ementa

  • Introdução ao pensamento computacional: decomposição, reconhecimento de padrões, abstração, algoritmo (sequência de passos e formas de representação). Raciocínio lógico (dedutivo, indutivo e abdutivo) e lógico-matemático (problemas e jogos). Programação visual: princípios de programação, programas simples, programas intermediários, reutilização de código, compilação dos conceitos anteriores. Programação textual com linguagem procedural de alto nível: princípios de programação, programas simples, reutilização de código.

Referências

  • Livro: Introdução à programação para engenharia : Livro: Raciocínio lógico simplificado Site: Auto-avaliação Site: Auto-avaliação 3 Site: Link para o curso Express (mais completo) do Code.org Site: Link para o curso acelerado do Code.org Site: Link para o código da flor Site: Link para o código da probabilidade Site: Link para projeto inicial da calculadora Site: Link para versão mais completa da calculadora Site: Auto-avaliação 4 Site: Link para projeto do Pedra, Papel e Tesoura Site: Link para jogo de tentativas Site: Auto-avaliação 5 Site: 2a avaliação Site: CodingGame Site: Curso de Javascript - Udacity Site: Curso de Javascript - KhanAcademy Site: CodeCombat Site: Link para o ambiente SACI Livro: Ensine seus filhos a programar : Livro: Matemática e raciocínio lógico / Site: Auto avaliação Site: Auto avaliação 2 Site: Scratch - Link cadastro turma Site: Material da disciplina Site: Convite para o servidor do Discord

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      Professor

      Andre Mauricio Cunha Campos
      Email: andre@dimap.ufrn.br