Trailer
Sinopse
Você deve estar se perguntando porque devemos estudar Práticas de Leitura e Escrita em Português? Se você ainda não sabe, essa disciplina é oferecida de forma obrigatória no primeiro semestre de praticamente todos os cursos de graduação na UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte) e tem como objetivo desenvolver as habilidades de leitura e escrita dos alunos, fazendo com que eles se tornem leitores críticos e escritores competentes. Além disso, essa disciplina atua como niveladora, auxiliando os estudantes na transição para o ensino superior. Durante o curso é ensinado técnicas de interpretação de texto para que os alunos possam compreender melhor o que estão lendo e, assim, desenvolver uma visão crítica sobre a realidade. Bem como trabalha-se a produção textual desde a organização das ideias até a revisão e correção do texto final. Trata-se, então, de uma disciplina fundamental para os estudantes de cursos de tecnologia da informação, visto que a habilidade de comunicação escrita é essencial em qualquer área profissional. Nos cursos de tecnologia da informação, onde a comunicação é frequentemente feita através de e-mails, documentações técnicas, relatórios, manuais de instrução, entre outros, é ainda mais importante que os alunos tenham uma boa habilidade de escrita em português, uma vez que, os profissionais de tecnologia precisam ser capazes de escrever com clareza e objetividade, a fim de garantir que a máquina entenda o que está sendo pedido, como também que seus clientes e colegas compreendam as informações técnicas que estão sendo compartilhadas. Segundo Krug (2005) a leitura é também uma prática social que nos faz mergulhar no processo de produção de sentidos. E uma comunicação eficaz pode ajudar a aumentar a produtividade, evitar erros e aumentar suas chances de sucesso em sua carreira.
Vídeo
Obstáculos
Metodologias
Não há metodologias cadastradas
Perguntas Frequentes
Índices de aprovação
Conteúdos
Ementa
-
Práticas de leitura e escrita para a área de Tecnologia da Informação, concentrando-se nos seguintes aspectos: escrita como tecnologia; leitura como processo de semiotização; discurso, texto e linguagem como dimensões inter-relacionadas.
Referências
-
Livro: GARCEZ, Lucília. <strong>Técnica de redação</strong>: : o que é preciso saber para bem escrever. 2.ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004. 150p. (Coleção Ferramentas) ISBN: 8533620381.
Livro: FIORIN, José Luiz; SAVIOLI, Francisco Platão. <strong>Para entender o texto</strong>: leitura e redação. 17. ed. São Paulo: Ática, 2007. 431 p. ISBN: 9788508108664.
Livro: FIORIN, José Luiz; SAVIOLI, Francisco Platão. <strong>Lições de texto</strong>: leitura e redação. 5. ed. São Paulo: Ática, 2006. 432 p. ISBN: 85081059409788508105946.
Livro: FARACO, Carlos Alberto; TEZZA, Cristovão. <strong>Oficina de texto</strong>. 9. ed. Petrópolis: Vozes, 2011. 319 p. ISBN: 9788532628107.
Livro: CHARTIER, Roger. <strong>A aventura do livro</strong>: do leitor ao navegador : conversações com Jean Lebrun. São Paulo: Ed. UNESP, c1998. 159 p. ISBN: 8571392234.
Livro: CEREJA, William Roberto; MAGALHÃES, Thereza Anália Cochar. <strong>Gramática reflexiva</strong>: texto, semântica e interação. 3. ed. - 5ª reimp. São Paulo: Atual, 2009. 448 p. ISBN: 9788535711790.
Livro: FIORIN, José Luiz; SAVIOLI, Francisco Platão. <strong>Lições de texto</strong>: leitura e redação. 5. ed. São Paulo: Ática, 2006. 432 p. ISBN: 8508105940, 9788508105946.
Livro: Práticas de l31tur4 & escrita /
Oferta/Matrícula
Ofertas
Última oferta: Buscando...
Ofertas passadas
Últimos 5 anos
Classificações
Clássicas
Ativas
Social
Técnica
Teórica
Prática
Provas
Atividades
Individuais
Em grupo
Presencial
EAD
Podcast
Materiais
Conhecimentos / Competências Desejados
Tópicos
Sem tópicos cadastrados