Trailer

Sinopse

Você deve estar se perguntando porque devemos estudar Práticas de Leitura e Escrita em Português? Se você ainda não sabe, essa disciplina é oferecida de forma obrigatória no primeiro semestre de praticamente todos os cursos de graduação na UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte) e tem como objetivo desenvolver as habilidades de leitura e escrita dos alunos, fazendo com que eles se tornem leitores críticos e escritores competentes. Além disso, essa disciplina atua como niveladora, auxiliando os estudantes na transição para o ensino superior. Durante o curso é ensinado técnicas de interpretação de texto para que os alunos possam compreender melhor o que estão lendo e, assim, desenvolver uma visão crítica sobre a realidade. Bem como trabalha-se a produção textual desde a organização das ideias até a revisão e correção do texto final. Trata-se, então, de uma disciplina fundamental para os estudantes de cursos de tecnologia da informação, visto que a habilidade de comunicação escrita é essencial em qualquer área profissional. Nos cursos de tecnologia da informação, onde a comunicação é frequentemente feita através de e-mails, documentações técnicas, relatórios, manuais de instrução, entre outros, é ainda mais importante que os alunos tenham uma boa habilidade de escrita em português, uma vez que, os profissionais de tecnologia precisam ser capazes de escrever com clareza e objetividade, a fim de garantir que a máquina entenda o que está sendo pedido, como também que seus clientes e colegas compreendam as informações técnicas que estão sendo compartilhadas. Segundo Krug (2005) a leitura é também uma prática social que nos faz mergulhar no processo de produção de sentidos. E uma comunicação eficaz pode ajudar a aumentar a produtividade, evitar erros e aumentar suas chances de sucesso em sua carreira.

Vídeo

Obstáculos

O principal obstáculo para cursar a disciplina pode ser o choque de realidade que os estudantes têm ao passar da metodologia escolar para a metodologia de ensino acadêmico. Nesse processo de transição, os alunos podem enfrentar algumas dificuldades específicas na produção ou interpretação de um texto devido a falta de prática. Entre essas dificuldades, podemos citar: a de manter a formalidade durante a escrita; estruturar adequadamente o texto; ser coeso e coerente durante a escrita; compreender ideias abstratas, vocabulários específicos ou estruturas sintáticas mais elaboradas; escrever corretamente as palavras; dominar as regras gramaticais; etc. Desse modo, a necessidade de interpretar e analisar esses textos pode exigir do aluno que veio do ensino médio um esforço maior do que o esperado por ele. Muitos alunos enfrentam grandes desafios quando finalmente precisam demonstrar suas habilidades comunicativas, talvez até devido ao uso recorrente de corretores ortográficos e da aplicação de uma linguagem informal no seu dia a dia.

Metodologias

Não há metodologias cadastradas

Perguntas Frequentes
  • Se espera que os alunos saibam identificar o que é um texto, se ele possui coerência e coesão; qual a intenção ou finalidade dele; se traz informação suficiente; se atende as expectativas do público e se satisfaz os requisitos de compreensão e de interpretação. Além disso, é importante que no final o aluno reconheça as habilidades de leitura e escrita e as competências necessárias para ler e escrever os gêneros acadêmicos trabalhados em sala de aula, como o resumo, resenha, fichamento, artigo de opinião, etc. Com o intuito de que o aluno possa reconhecer e produzir textos enquadrados nesses gêneros.
    2024

    Índices de aprovação

    Altere a data ou marque/desmarque a opção "Todos os períodos" para fazer uma nova busca.

    Aprovados 0%
    Reprovados 0%
    Nota média (todas as unidades)
    0
    Nota média por unidade
    Unidade 1 N/A
    Unidade 2 9.7
    Unidade 3 4.2

    Conteúdos
  • Ementa

    • Práticas de leitura e escrita para a área de Tecnologia da Informação, concentrando-se nos seguintes aspectos: escrita como tecnologia; leitura como processo de semiotização; discurso, texto e linguagem como dimensões inter-relacionadas.

    Referências

    • Livro: GARCEZ, Lucília. <strong>Técnica de redação</strong>: : o que é preciso saber para bem escrever. 2.ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004. 150p. (Coleção Ferramentas) ISBN: 8533620381. Livro: FIORIN, José Luiz; SAVIOLI, Francisco Platão. <strong>Para entender o texto</strong>: leitura e redação. 17. ed. São Paulo: Ática, 2007. 431 p. ISBN: 9788508108664. Livro: FIORIN, José Luiz; SAVIOLI, Francisco Platão. <strong>Lições de texto</strong>: leitura e redação. 5. ed. São Paulo: Ática, 2006. 432 p. ISBN: 85081059409788508105946. Livro: FARACO, Carlos Alberto; TEZZA, Cristovão. <strong>Oficina de texto</strong>. 9. ed. Petrópolis: Vozes, 2011. 319 p. ISBN: 9788532628107. Livro: CHARTIER, Roger. <strong>A aventura do livro</strong>: do leitor ao navegador : conversações com Jean Lebrun. São Paulo: Ed. UNESP, c1998. 159 p. ISBN: 8571392234. Livro: CEREJA, William Roberto; MAGALHÃES, Thereza Anália Cochar. <strong>Gramática reflexiva</strong>: texto, semântica e interação. 3. ed. - 5ª reimp. São Paulo: Atual, 2009. 448 p. ISBN: 9788535711790. Livro: FIORIN, José Luiz; SAVIOLI, Francisco Platão. <strong>Lições de texto</strong>: leitura e redação. 5. ed. São Paulo: Ática, 2006. 432 p. ISBN: 8508105940, 9788508105946. Livro: Práticas de l31tur4 & escrita /

    Oferta/Matrícula


    Ofertas

    Última oferta: Buscando...

      Ofertas passadas
      Últimos 5 anos

        Classificações

        80%
        20%

        Clássicas

        Ativas

        50%
        50%

        Social

        Técnica

        50%
        50%

        Teórica

        Prática

        70%
        30%

        Provas

        Atividades

        0%
        100%

        Individuais

        Em grupo

        100%
        0%

        Presencial

        EAD


        Podcast


        Materiais

        Sem materiais disponiveis...

        Conhecimentos / Competências Desejados

        Para cursar a disciplina de Práticas de Leitura e Escrita em Português, é desejável ter algumas habilidades e competências que podem facilitar o processo de aprendizado e aproveitamento da matéria, tais como: 1. Reconhecer e identificar os diferentes gêneros textuais, bem como conhecer sua estrutura básica; 2. Ter a capacidade de compreender diferentes tipos de textos, como narrativos, informativos, argumentativos, entre outros; 3. Ter habilidade para se expressar de forma clara e coerente por meio da escrita. Isso inclui organizar ideias, construir parágrafos, utilizar corretamente a pontuação e aplicar as regras gramaticais; 4. Ser capaz de interpretar e analisar textos de forma crítica, identificando elementos como argumentos, pontos de vista, intenções do autor, e relacionando o conteúdo com o contexto histórico, social e cultural; 5. Ter noções de como estruturar um texto, utilizando a estrutura de introdução, desenvolvimento e conclusão de forma coerente e coesa; 6. Desenvolver uma postura crítica em relação aos textos lidos.

        Tópicos

          Sem tópicos cadastrados



        Faça uma pergunta!

        Professor

        Flávia Mauricia Pereira de Carvalho Dias
        Email: flaviamauricia@gmail.com

        Créditos
      • ALANA MILENA DOS SANTOS GOMES
      • Produtora
        ALLANE EMANOELLE COSTA DE OLIVEIRA
      • Produtora
        ANDRÉ LIRA GONÇALVES DE MEDEIROS
      • Produtor
        ANTONIO HENRIQUE BARBOSA LIMA
      • Produtor
        CAUÃ RODRIGUES BRASIL
      • Produtor
        LUCAS MARCEL SILVA DE BRITO
      • Produtor
        MARCELA SILVA BATISTA
      • Produtora
        MATEUS DE GODOY CARVALHO
      • Produtor