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Sinopse
Nesta área de jogos sérios e simulação, são desenvolvidos jogos e projetos com confins de educação de treinamento, além da só da parte recreativa que possui um jogo ordinário. Contudo é claro que é muito importante que os jogos todos sejam divertidos senão não fará nenhum sentido do usuário se interessar e jogar. Logo é o foco dessa disciplina pensar um pouco em como é poder usar os jogos para ensinar algum conteúdo abordar alguma coisa que o usuário guarde na sua memória de maneira relevante para seu treinamento e aprendizado.
Vídeo
Obstáculos
O fato de a disciplina ser um pouco acelerada acaba dificultando um pouco para os alunos que ingressam nela sem nenhum conhecimento de desenvolvimento, essas pessoas acabam tendo uma curva de aprendizado um pouco maior, porém não é um fator impeditivo já que esses motores são bem fáceis de serem utilizados.
Metodologias
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Perguntas Frequentes
Para quem gosta de desenvolvimento de jogos, sim. No início você terá aulas expositivas, mas logo colocará a mão na massa e começará a criar seus projetos.
Não, porém é aconselhado estudar/pesquisar um pouco sobre motores, antes de iniciar nesta disciplina para não ter uma curva de aprendizado tão grande.
A disciplina não é difícil, porém é necessário ter dedicação, vontade de aprender e realizar os projetos propostos ao decorrer da disciplina.
Sim, o pré-requisito dessa disciplina é linguagem de programação I.
Jogos normais buscam apenas proporcionar entretenimento aos jogadores, já os jogos sérios visam agregar conhecimento de uma forma gamificada.
2024
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Unidade 3
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Conteúdos
Ementa
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Introdução aos jogos sérios e simulações. Jogos educacionais. Jogos para saúde. Desenvolvimento de Jogos Sérios. Simuladores: defesa e segurança, automóveis e aeronaves, esportes, entre outros. Desenvolvimento de Simulações. Futuro dos jogos sérios e simulações.
Referências
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Livro: Michael, D.; Chen, S. <strong>Serious Games: Games That Educate, Train, and Inform</strong>. . Course technology PTR. 2005
Livro: Aldrich, C.. <strong>The Complete Guide to Simulations and Serious Games: How the Most Valuable Content Will be Created in the Age Beyond Gutenberg to Google</strong>. . Pfeiffer. 2009
Livro: Muehl, W.; Novak, J.. <strong>Game Development Essentials: Game Simulation Development</strong>. . Cengage Learning. 2007
Site: Câmera
Livro: Serious Games :
Livro: David R. Michael, Sande Chen. <strong>Serious Games: Games that Educate, Train and Inform</strong>. . Thomson Course Technology. 2006
Livro: William Muehl, Jeannie Novak. <strong>Game development essentials : game simulation development</strong>. . Cengage Learning. 2008
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Conhecimentos / Competências Desejados
Lógica de programação; Interesse constante; Raciocínio Lógico; Interesse por jogos.
Tópicos
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