Trailer
Sinopse
A matéria de Boas Práticas de Programação é um componente curricular obrigatório do Bacharelado em Tecnologia da Informação, mas você sabe para que serve essa disciplina? Ela tem a finalidade de preparar o aluno a fim de que ele possa construir programas bem estruturados e organizados de forma eficiente, com técnicas adequadas, o que permitirá que qualquer programador possa manusear e entender os códigos criados por esse aluno.
Vídeo
Obstáculos
Um grande obstáculo é o fato da disciplina possuir uma carga horária de apenas 30 horas. Devido a isso, não há como desenvolver todos os conteúdos da ementa em sala de aula. Logo, os alunos precisam dispor de um tempo extra para realizar estudos dirigidos. É necessário também bastante organização por parte dos alunos, pois terão de realizar alguns projetos e entregá-los em tempo hábil, além da necessidade de saber trabalhar em grupo nesses projetos.
Metodologias
Não há metodologias cadastradas
Perguntas Frequentes
A matéria é muito importante principalmente para Engenharia de Software, mas não se faz tão necessária em áreas como gestão de TI ou suporte em informática.
Inicialmente, o objetivo será analisar códigos, geralmente de outras pessoas, para no projeto final da disciplina pôr em prática o conteúdo teórico abordado,
onde de fato haverá produção de código.
2024
Índices de aprovação
Altere a data ou marque/desmarque a opção "Todos os
períodos" para fazer uma nova busca.
Buscando dados...
Aprovados
0%
Reprovados
0%
Nota média (todas as unidades)
0
Nota média por unidade
Unidade 1
N/A
Unidade 2
9.7
Unidade 3
4.2
Conteúdos
Ementa
-
Organização de código em classes e pacotes. Critérios de qualidade de rotinas. Programação defensiva. Programa-ção com pseudo-código. Padrões de comentários, nomenclatura de elementos de programas e formatação de pro-gramas. Uso de tipos de dados fundamentais, ponteiros, estruturas e arranjos. Organização de estruturas de con-trole de código. Automação do processo de compilação. Automação de testes. Análise de cobertura do código. A-nálise experimental de desempenho e detecção de gargalos. Técnicas de depuração, depuração de memória.
Referências
-
Livro: MCCONNELL, Steve. Code Complete: um guia prático para a construção de software. 2. ed. Porto Alegre, RS: Bookman, 2005. 928 p. ISBN: 8536305045.
Livro: Bloch, Joshua. Effective Java. 2. Addison-Wesley. 2008.
Livro: Hunt, Andrew. The Pragmatic Programmer: From Journeyman to Master. 1. Addison-Wesley. 1999.
Livro: MARTIN, Robert C. Código limpo: habilidades práticas do Agile software. Rio de Janeiro: Alta Books, 2009. xv, 412 p. (Série de Robert C. Martin) ISBN: 9788576082675.
Livro: MARTIN, Robert C. O codificador limpo. Rio de Janeiro: Alta Books, 2012. 209 p. ISBN: 9788576086475.
Livro: ORAM, Andy; WILSON, Greg. Beautiful code: Leading programmers explain how they think. O'Reilly Media, Inc. 2007.
Livro: SURYANARAYANA, Girish; SAMARTHYAM, Ganesh; SHARMA, Tushar. Refactoring for software design smells: Managing technical debt. Morgan Kauffman/Elsevier, Inc. 2014.
Livro: The clean coder.
Livro: Refatoração.
Livro: O programador pragmático.
Livro: Metrics and models in software quality engineering.
Livro: Debug.
Livro: Código limpo.
Livro: O codificador limpo.
Livro: Code Complete.
Livro: Algoritmos em linguagem C.
Livro: Think Like a Programmer: an introduction to creative problem solving.
Oferta/Matrícula
Ofertas
Última oferta: Buscando...
Ofertas passadas
Últimos 5 anos
Classificações
25%
75%
Clássicas
Ativas
20%
80%
Social
Técnica
90%
10%
Teórica
Prática
30%
70%
Provas
Atividades
40%
60%
Individuais
Em grupo
100%
0%
Presencial
EAD
Podcast
Conhecimentos / Competências Desejados
Lógica de programação; Experiência com projetos/desenvolvimento; Familiaridade com padrões de codificação; Organização de código; Desempenho e otimização; Trabalho em equipe e colaboração;
Tópicos
Sem tópicos cadastrados