Trailer

Sinopse

Ao ingressar no curso de BTI, um dos primeiros tópicos levantados em uma conversa com os veteranos será, inevitavelmente, acerca da disciplina de Matemática Elementar. Mas qual será o motivo disso? A matéria parece ter um nome tão amigável... Será que ela merece todo esse pânico mesmo? Vamos aos fatos: este componente curricular tem por objetivo nivelar os alunos e prepará-los para as outras matérias de matemática do curso, como FMC I e II; contudo, a matemática é vista sob uma nova ótica, com mais formalidade e detalhes se comparado com o Ensino Médio. São abordados assuntos parecidos - como Conjuntos, Matrizes e Funções - mas sob um olhar mais teórico e formal, algo que a disciplina exige constantemente. Porém não se assuste: com um estudo sério, paciência e persistência é possível passar e aprender, além do melhor de tudo: poder aplicar seus conhecimentos posteriormente!

Vídeo

Obstáculos

A disciplina é, em si, complicada. Para muitos é o primeiro contato com a matemática no nível universitário e isso resulta em um nível de dificuldade com o qual o aluno não está acostumado. Além disso, qualquer lacuna em seus conhecimentos matemáticos básicos, que são essenciais para entender os conceitos mais avançados, pode acarretar em dificuldades ainda maiores na disciplina. E, ainda, a motivação do aluno costuma cair ao longo do semestre, principalmente ao receber as primeiras notas. Por isso, é importante perseverar e buscar o empenho necessário para superar esses obstáculos, contando com o auxílio dos professores e monitores.

Metodologias

Não há metodologias cadastradas

Perguntas Frequentes
  • Para aumentar o desempenho nesta matéria é preciso que o discente aprenda a base do estudo e a fortaleça com exercícios, principalmente do professor. Além disso, o docente disponibiliza materiais com conteúdos aprofundados e com questões respondidas.
    A matéria de matemática elementar, apesar de ser uma disciplina do primeiro período e não possuir pré-requisito, ela é essencial para as disciplinas de "Cálculo diferencial e integral 1", "Vetores e Geometria Analítica" e "Fundamentos Matemáticos para Computação 1".
    Devido a mudança de ensino, do médio ao superior, a maioria dos novos alunos estão acostumados com a metodologia do ensino médio. Assim, a matéria adquire dificuldade pelo discente pela mudança de estilo de avaliação, resposta e metodologia.
    A disciplina de matemática elementar tem o intuito de nivelar os alunos para prepará-los para matérias futuras e para o ensino superior, ajudando os estudantes a se adaptarem melhor e dominarem a matemática básica.
    2024

    Índices de aprovação

    Altere a data ou marque/desmarque a opção "Todos os períodos" para fazer uma nova busca.

    Aprovados 0%
    Reprovados 0%
    Nota média (todas as unidades)
    0
    Nota média por unidade
    Unidade 1 N/A
    Unidade 2 9.7
    Unidade 3 4.2

    Conteúdos
  • Ementa

    • 1. Álgebra elementar: Relações de conjuntos; O conjunto R; Potenciação; Polinômios; Fatoração; Equações lineares e quadráticas; Inequações e valores absolutos. 2. Funções e gráficos: Conceitos sobre funções; Coordenadas em um plano cartesiano; Função afim; Função exponencial e logarítmica; Funções trigonométricas; Propriedades de funções e seus gráficos; Funções compostas e inversas. 3. Tópicos especiais: Números complexos; Progressão aritmética e geométrica; Indução matemática.

    Referências

    • Livro: A matemática do ensino médio Livro: Fundamentos de matemática elementar,1 Livro: Fundamentos da matemática elementar

    Oferta/Matrícula


    Ofertas

    Última oferta: Buscando...

      Ofertas passadas
      Últimos 5 anos

        Classificações

        50%
        50%

        Clássicas

        Ativas

        0%
        100%

        Social

        Técnica

        50%
        50%

        Teórica

        Prática

        90%
        10%

        Provas

        Atividades

        100%
        0%

        Individuais

        Em grupo

        100%
        0%

        Presencial

        EAD


        Podcast


        Materiais


        Conhecimentos / Competências Desejados

        Os conhecimentos e competências desejadas para cursar essa disciplina incluem a disposição, dedicação e paciência para aprender de forma consistente e progressiva ao longo do curso. É fundamental possuir um domínio sólido das operações matemáticas básicas e suas propriedades, bem como desenvolver habilidades de pensamento analítico para abordar problemas matemáticos com clareza e precisão. Além disso, é importante aprimorar a escrita matemática, sendo capaz de comunicar de forma eficaz os resultados e raciocínios matemáticos ao longo da disciplina. Essas competências serão essenciais para o sucesso na resolução de problemas desafiadores e para a compreensão dos conceitos matemáticos.

        Tópicos

          Sem tópicos cadastrados



        Faça uma pergunta!

        Professor

        Antônio Igor Silva de Oliveira
        Email: igoroliveira@imd.ufrn.br

        Créditos
      • Ana Luiza Medeiros da Silva
      • Produtora
        Andriel Vinicius de Medeiros Fernandes
      • Produtor
        Bianca Maciel Medeiros
      • Produtora
        Clézio Rogério dos Santos Júnior
      • Produtor
        Julius Carvalho Vasconcelos Cabral
      • Produtor
        Lucas Manoel Arruda Pinheiro
      • Produtor
        Mariana Timbó de Oliveira
      • Produtora
        Marina Medeiros de Araújo Leite
      • Produtora