Trailer

Sinopse

O episódio do podcast IMDCAST intitulado "Pensamento Computacional" apresenta uma entrevista com a renomada professora Anna Giselle, especialista em Engenharia da Computação. A disciplina abordada no episódio é ministrada no formato de Ensino a Distância (EAD) ofertada no primeiro semestre do curso Bacharelado em Tecnologia da Informação da UFRN. Durante a conversa, Iago e Felipe exploram diversos tópicos relevantes, como os desafios enfrentados no EAD e as vantagens de cursar a disciplina mesmo para quem já saiba programar. O episódio é uma valiosa fonte de informação e inspiração para os ouvintes interessados em explorar os conceitos do Pensamento Computacional e suas aplicações no mundo atual.

Vídeo

Classificações

5%
95%

Clássicas

Ativas

55%
45%

Provas

Atividades

25%
75%

Teórica

Prática

95%
5%

Social

Técnica

95%
5%

Individuais

Em grupo

20%
80%

Presencial

EAD


Podcast

Velocidade 1.0x

Materiais


Conhecimentos / Competências Desejados

Nenhum conhecimento.

Tópicos

    Sem tópicos cadastrados


Obstáculos

Segundo Anna Giselle, o maior obstáculo da disciplina é o seu modelo, EAD. Esse modelo, segundo ela, distancia o professor do aluno e muda a dinâmica de ensino, para o professor, o que, por ser uma mudança recente, tem sido seu grande desafio. Por outro lado, esse modelo permite que cada aluno avance em seu próprio ritmo, favorecendo, principalmente, quem ja sabe programar. Nesse sentido, o maior desafio para o aluno está em ter disciplina para ler os materiais disponíveis dentro dos prazos para não sair prejudicado.

Metodologias

Não há metodologias cadastradas

Perguntas Frequentes

A programação em blocos pode ser benéfica para os alunos que já programam em texto, pois oferece uma abordagem visual e intuitiva para a construção de programas. No entanto, pode levar algum tempo para se adaptar a essa nova forma de programar. No geral, a programação em blocos pode ser uma ferramenta útil, especialmente para prototipagem rápida e aprendizado de conceitos fundamentais.
Os pedidos de proficiência podem ter um impacto significativo nos índices acadêmicos dos alunos. Aqueles que obtiverem sucesso no pedido de proficiência podem ser dispensados da disciplina e receber uma nota mais alta. Por outro lado, aqueles que não atingirem a proficiência terão que continuar cursando a disciplina e sua nota final será baseada no desempenho ao longo do semestre.
Como professora, acredito que a disciplina de Pensamento Computacional deveria ser obrigatória. Ela oferece habilidades fundamentais para qualquer campo relacionado à tecnologia, preparando os alunos para enfrentar desafios futuros e desenvolver competências essenciais em programação e resolução de problemas.
o pensamento computacional é uma habilidade mental fundamental que nos permite resolver problemas de maneira sistemática e lógica, inspirada na forma como os computadores processam informações. A disciplina de Pensamento computacional visa integrar esse modelo de pensamento com a programação, oque transforma essa matéria em uma das mais importantes na grade do primeiro semestre.
Anna Giselle, acredita que, muitos alunos, principalmente aqueles que já se consideram programadores ou que já possuem um conhecimento mais avançado de programação sentem-se como não estivessem extraindo nada da disciplina. No entanto, a Anna Giselle acha que existe aprendizado até para os que já programam, em Pensamento Computacional, e sugere que, quem não queira pagar, faça proeficiência.
A disciplina busca expandir o conhecimento dos alunos que já possuem ou não experiência em programação, fornecendo-lhes novas perspectivas, técnicas mais eficientes e abordagens mais complexas. Além disso, ajuda a aprimorar suas habilidades de resolução de problemas e pensamento lógico.
Anna Giselle é a professora de pensamento computacional que leciona no IMD(Instituto Metrópole Digital) desde 2019.
2025

Índices de aprovação

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Reprovados 0%
Nota média (todas as unidades)
0
Nota média por unidade
Unidade 1 N/A
Unidade 2 9.7
Unidade 3 4.2

Conteúdos

Ementa

  • Introdução ao pensamento computacional: decomposição, reconhecimento de padrões, abstração, algoritmo (sequência de passos e formas de representação). Raciocínio lógico (dedutivo, indutivo e abdutivo) e lógico-matemático (problemas e jogos). Programação visual: princípios de programação, programas simples, programas intermediários, reutilização de código, compilação dos conceitos anteriores. Programação textual com linguagem procedural de alto nível: princípios de programação, programas simples, reutilização de código.

Referências

  • Livro: Raciocínio lógico simplificado Livro: Introdução à programação para engenharia Livro: RILEY, David; Hunt, Kenn. <strong>Computational Thinking for the Modern Problem Solver</strong>. ISBN: 978-1466587779. Chapman and Hall/CRC. 2014 Livro: Linguagem C Livro: Lógica de programação : Livro: Ensine seus filhos a programar : Livro: Pense em python Livro: Use a cabeça! Livro: Raciocínio lógico para concursos Livro: Aprendendo lógica Artigo: O pensamento computacional e a reinvenção do computador na educação, Livro: David Riley, Kenny A. Hunt. <strong>Computational Thinking for the Modern Problem Solver</strong>. . CRC Press.

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      Professor

      Anna Giselle Camara Dantas Ribeiro Rodrigues
      Email: anna.ribeiro@ufrn.br

      Créditos
    • Felipe Freitas Lopes
    • Produtor
      Fernando Silva dos Santos
    • Produtor
      Francisca Gabrielly Lopes Freire
    • Produtora
      Iago Nobre Silva
    • Produtor
      Ignacio Saglio Rossini
    • Produtor
      João Lucas de Moraes Pereira
    • Produtor
      João Maria de Araujo Nogueira Junior
    • Produtor
      João Pedro Silva de Fontes Pereira
    • Produtor