Trailer
Sinopse
O pensamento computacional é uma disciplina que visa desenvolver a habilidade dos alunos em resolver problemas, não se limitando apenas à programação. Essa disciplina está associada ao aprimoramento do pensamento dos alunos na busca por soluções de problemas específicos, por meio da aplicação de técnicas e padrões que facilitam esse processo. Em geral, as habilidades dos alunos, ao concluírem a disciplina, estão diretamente relacionadas à estrutura do pensamento e à abordagem de problemas para encontrar soluções viáveis computacionalmente.
Vídeo
Obstáculos
Os alunos frequentemente enfrentam dificuldades significativas ao tentar compreender
os conceitos relacionados à lógica de programação, em particular, as estruturas de controle, e,
mais especificamente, as estruturas de repetição.
Metodologias
Não há metodologias cadastradas
Perguntas Frequentes
A disciplina auxilia no desenvolvimento da capacidade do aluno de resolver
problemas de maneira estruturada, evitando que o profissional se limite a apenas replicar
códigos. Estimulando a habilidade de pensamento crítico, promovendo a busca por soluções
eficientes e inovadoras.
A disciplina é composta por três unidades, em que o peso da nota de cada unidade
é dividido igualmente entre uma prova aplicada e atividades. Normalmente, é atribuída uma
atividade por semana.
A disciplina é organizada em três blocos principais. No primeiro bloco, é
enfatizado o aprimoramento do raciocínio lógico, abordando os pilares essenciais do
pensamento computacional. Em seguida, no segundo bloco, os alunos são introduzidos à
programação visual, onde desenvolvem habilidades para criar soluções por meio de interfaces
gráficas. Por fim, no terceiro bloco, é feita a transição para a programação textual, utilizando
uma linguagem de alto nível. Ao final do curso, os alunos serão capazes de construir
pequenos programas para resolver problemas simples, compreendendo as etapas necessárias
para chegar à solução.
2024
Índices de aprovação
Altere a data ou marque/desmarque a opção "Todos os
períodos" para fazer uma nova busca.
Buscando dados...
Aprovados
0%
Reprovados
0%
Nota média (todas as unidades)
0
Nota média por unidade
Unidade 1
N/A
Unidade 2
9.7
Unidade 3
4.2
Conteúdos
Ementa
-
Introdução ao pensamento computacional: decomposição, reconhecimento de padrões, abstração, algoritmo (sequência de passos e formas de representação). Raciocínio lógico (dedutivo, indutivo e abdutivo) e lógico-matemático (problemas e jogos). Programação visual: princípios de programação, programas simples, programas intermediários, reutilização de código, compilação dos conceitos anteriores. Programação textual com linguagem procedural de alto nível: princípios de programação, programas simples, reutilização de código.
Referências
-
Livro: Raciocínio lógico simplificado Livro: Introdução à programação para engenharia Livro: RILEY, David; Hunt, Kenn. Computational Thinking for the Modern Problem Solver. ISBN: 978-1466587779. Chapman and Hall/CRC. 2014 Livro: Linguagem C Livro: Lógica de programação : Livro: Ensine seus filhos a programar : Livro: Pense em python Livro: Use a cabeça! Livro: Raciocínio lógico para concursos Livro: Aprendendo lógica Artigo: O pensamento computacional e a reinvenção do computador na educação, Livro: David Riley, Kenny A. Hunt. Computational Thinking for the Modern Problem Solver. . CRC Press
Oferta/Matrícula
Ofertas
Última oferta: Buscando...
Ofertas passadas
Últimos 5 anos
Classificações
20%
80%
Clássicas
Ativas
10%
90%
Social
Técnica
40%
60%
Teórica
Prática
20%
80%
Provas
Atividades
100%
0%
Individuais
Em grupo
10%
90%
Presencial
EAD
Podcast
Conhecimentos / Competências Desejados
Os únicos conhecimentos necessários são leitura, escrita e domínio das operações
básicas de matemática. Além desses pré-requisitos, todos os outros conhecimentos são
apresentados e praticados ao decorrer das aulas.
Tópicos
Sem tópicos cadastrados