Trailer

Sinopse

O pensamento computacional é uma disciplina que visa desenvolver a habilidade dos alunos em resolver problemas, não se limitando apenas à programação. Essa disciplina está associada ao aprimoramento do pensamento dos alunos na busca por soluções de problemas específicos, por meio da aplicação de técnicas e padrões que facilitam esse processo. Em geral, as habilidades dos alunos, ao concluírem a disciplina, estão diretamente relacionadas à estrutura do pensamento e à abordagem de problemas para encontrar soluções viáveis computacionalmente.

Vídeo

Obstáculos

Os alunos frequentemente enfrentam dificuldades significativas ao tentar compreender os conceitos relacionados à lógica de programação, em particular, as estruturas de controle, e, mais especificamente, as estruturas de repetição.

Metodologias

Não há metodologias cadastradas

Perguntas Frequentes
  • A disciplina auxilia no desenvolvimento da capacidade do aluno de resolver problemas de maneira estruturada, evitando que o profissional se limite a apenas replicar códigos. Estimulando a habilidade de pensamento crítico, promovendo a busca por soluções eficientes e inovadoras.
    A disciplina é composta por três unidades, em que o peso da nota de cada unidade é dividido igualmente entre uma prova aplicada e atividades. Normalmente, é atribuída uma atividade por semana.
    A disciplina é organizada em três blocos principais. No primeiro bloco, é enfatizado o aprimoramento do raciocínio lógico, abordando os pilares essenciais do pensamento computacional. Em seguida, no segundo bloco, os alunos são introduzidos à programação visual, onde desenvolvem habilidades para criar soluções por meio de interfaces gráficas. Por fim, no terceiro bloco, é feita a transição para a programação textual, utilizando uma linguagem de alto nível. Ao final do curso, os alunos serão capazes de construir pequenos programas para resolver problemas simples, compreendendo as etapas necessárias para chegar à solução.
    2024

    Índices de aprovação

    Altere a data ou marque/desmarque a opção "Todos os períodos" para fazer uma nova busca.

    Aprovados 0%
    Reprovados 0%
    Nota média (todas as unidades)
    0
    Nota média por unidade
    Unidade 1 N/A
    Unidade 2 9.7
    Unidade 3 4.2

    Conteúdos
  • Ementa

    • Introdução ao pensamento computacional: decomposição, reconhecimento de padrões, abstração, algoritmo (sequência de passos e formas de representação). Raciocínio lógico (dedutivo, indutivo e abdutivo) e lógico-matemático (problemas e jogos). Programação visual: princípios de programação, programas simples, programas intermediários, reutilização de código, compilação dos conceitos anteriores. Programação textual com linguagem procedural de alto nível: princípios de programação, programas simples, reutilização de código.

    Referências

    • Livro: Raciocínio lógico simplificado Livro: Introdução à programação para engenharia Livro: RILEY, David; Hunt, Kenn. Computational Thinking for the Modern Problem Solver. ISBN: 978-1466587779. Chapman and Hall/CRC. 2014 Livro: Linguagem C Livro: Lógica de programação : Livro: Ensine seus filhos a programar : Livro: Pense em python Livro: Use a cabeça! Livro: Raciocínio lógico para concursos Livro: Aprendendo lógica Artigo: O pensamento computacional e a reinvenção do computador na educação, Livro: David Riley, Kenny A. Hunt. Computational Thinking for the Modern Problem Solver. . CRC Press

    Oferta/Matrícula


    Ofertas

    Última oferta: Buscando...

      Ofertas passadas
      Últimos 5 anos

        Classificações

        20%
        80%

        Clássicas

        Ativas

        10%
        90%

        Social

        Técnica

        40%
        60%

        Teórica

        Prática

        20%
        80%

        Provas

        Atividades

        100%
        0%

        Individuais

        Em grupo

        10%
        90%

        Presencial

        EAD


        Podcast


        Materiais


        Conhecimentos / Competências Desejados

        Os únicos conhecimentos necessários são leitura, escrita e domínio das operações básicas de matemática. Além desses pré-requisitos, todos os outros conhecimentos são apresentados e praticados ao decorrer das aulas.

        Tópicos

          Sem tópicos cadastrados



        Faça uma pergunta!

        Professor

        Daniel Sabino Amorim De Araujo
        Email: daniel@imd.ufrn.br

        Créditos
      • Cristovão Lacerda Cronje
      • Produtor
        Expedito Hebert Firmino da Rocha
      • Produtor
        Felipe Rhydan Bezerra de Albuquerque
      • Produtor
        Geraldo Gomes de Araujo Filho
      • Produtor
        Israel Martins Valcareggi
      • Produtor
        João Pedro Álvares Rezende
      • Produtor
        João Victor Araújo de Oliveira
      • Produtor
        Pedro Lucas de Souza Bezerra
      • Produtor