Trailer
Sinopse
A disciplina de Pensamento Computacional é o primeiro contato que o aluno em BTI tem com a lógica da programação. Suas diretrizes são organizadas para estimular a base da programação, exercitando por meio de tarefas virtuais a dedução e a proatividade do aluno. O formato da disciplina é majoritariamente EAD, com encontros pontuais para sanar dúvidas, e segue o ritmo do aluno, partindo de programação em blocos até programação em Python.
Vídeo
Obstáculos
A dificuldade da disciplina é entender a linguagem da programação e colocar em prática os comandos
desejados. Alunos que nunca tiveram esse contato tendem a ter uma maior dificuldade, porém o banco
de exercícios segue um passo a passo, partindo de comandos básicos até comandos complexos. Com
a persistência as tarefas tornam-se mais fáceis de serem executadas.
Metodologias
Não há metodologias cadastradas
Perguntas Frequentes
Sim, é uma disciplina de base curricular em BTI, então é obrigatória. Há a prova de proficiência, no
início do semestre para alunos que já tem a base da programação, alunos que já cursaram curso
técnico nessa área, por exemplo. Então a prova possibilita que esses alunos não tenham a
obrigatoriedade de cursar a disciplina, pois já entendem a área abordada pelas diretrizes.
A disciplina conta com carga horária de 72 horas e os encontros são quase que totalmente virtuais. Os
professores seguem uma abordagem dinâmica, deixando o aluno seguir o seu próprio ritmo. O
importante é sempre finalizar os bancos de exercícios dentro do prazo estabelecido pelo professor,
pois contam pontos e te ajudam a desenvolver a sua base na programação.
A disciplina é focada justamente para esse público, pois serve de base para desenvolver o raciocínio
lógico. Para o aluno que nunca teve contato com esse tipo de linguagem vai ser um pouco mais difícil,
porém fazendo os bancos de exercícios e tirando dúvidas com os professores e/ou monitores
consegue cursar sem muitas dificuldades.
Sim, é pré-requisito para introdução às técnicas de programação.
Ter um computador a sua disposição sempre será mais confortável pois as listas são executadas por
plataformas virtuais. Porém no próprio IMD há laboratórios que servem de suporte ao aluno e podem
ser usados gratuitamente.
2024
Índices de aprovação
Altere a data ou marque/desmarque a opção "Todos os
períodos" para fazer uma nova busca.
Buscando dados...
Aprovados
0%
Reprovados
0%
Nota média (todas as unidades)
0
Nota média por unidade
Unidade 1
N/A
Unidade 2
9.7
Unidade 3
4.2
Conteúdos
Ementa
-
Introdução ao pensamento computacional: decomposição, reconhecimento de padrões, abstração, algoritmo (sequência de passos e formas de representação). Raciocínio lógico (dedutivo, indutivo e abdutivo) e lógico-matemático (problemas e jogos). Programação visual: princípios de programação, programas simples, programas intermediários, reutilização de código, compilação dos conceitos anteriores. Programação textual com linguagem procedural de alto nível: princípios de programação, programas simples, reutilização de código.
Referências
-
Livro: Raciocínio lógico simplificado Livro: Introdução à programação para engenharia Livro: RILEY, David; Hunt, Kenn. Computational Thinking for the Modern Problem Solver. ISBN: 978-1466587779. Chapman and Hall/CRC. 2014 Livro: Linguagem C Livro: Lógica de programação : Livro: Ensine seus filhos a programar : Livro: Pense em python Livro: Use a cabeça! Livro: Raciocínio lógico para concursos Livro: Aprendendo lógica Artigo: O pensamento computacional e a reinvenção do computador na educação, Livro: David Riley, Kenny A. Hunt. Computational Thinking for the Modern Problem Solver. . CRC Press
Oferta/Matrícula
Ofertas
Última oferta: Buscando...
Ofertas passadas
Últimos 5 anos
Classificações
30%
70%
Clássicas
Ativas
10%
90%
Social
Técnica
20%
80%
Teórica
Prática
60%
40%
Provas
Atividades
90%
10%
Individuais
Em grupo
0%
100%
Presencial
EAD
Podcast
Conhecimentos / Competências Desejados
Raciocínio lógico por meio da dedução para executar tarefas e prosseguir com a lógica da
programação. Espera-se do aluno eficiência e resolutividade para prosseguir com as tarefas, de modo
a progredir gradualmente na disciplina e aprimorar seus conhecimentos.
Tópicos
Sem tópicos cadastrados