Trailer

Sinopse

A disciplina de Pensamento Computacional é o primeiro contato que o aluno em BTI tem com a lógica da programação. Suas diretrizes são organizadas para estimular a base da programação, exercitando por meio de tarefas virtuais a dedução e a proatividade do aluno. O formato da disciplina é majoritariamente EAD, com encontros pontuais para sanar dúvidas, e segue o ritmo do aluno, partindo de programação em blocos até programação em Python.

Vídeo

Obstáculos

A dificuldade da disciplina é entender a linguagem da programação e colocar em prática os comandos desejados. Alunos que nunca tiveram esse contato tendem a ter uma maior dificuldade, porém o banco de exercícios segue um passo a passo, partindo de comandos básicos até comandos complexos. Com a persistência as tarefas tornam-se mais fáceis de serem executadas.

Metodologias

Não há metodologias cadastradas

Perguntas Frequentes
  • Sim, é uma disciplina de base curricular em BTI, então é obrigatória. Há a prova de proficiência, no início do semestre para alunos que já tem a base da programação, alunos que já cursaram curso técnico nessa área, por exemplo. Então a prova possibilita que esses alunos não tenham a obrigatoriedade de cursar a disciplina, pois já entendem a área abordada pelas diretrizes.
    A disciplina conta com carga horária de 72 horas e os encontros são quase que totalmente virtuais. Os professores seguem uma abordagem dinâmica, deixando o aluno seguir o seu próprio ritmo. O importante é sempre finalizar os bancos de exercícios dentro do prazo estabelecido pelo professor, pois contam pontos e te ajudam a desenvolver a sua base na programação.
    A disciplina é focada justamente para esse público, pois serve de base para desenvolver o raciocínio lógico. Para o aluno que nunca teve contato com esse tipo de linguagem vai ser um pouco mais difícil, porém fazendo os bancos de exercícios e tirando dúvidas com os professores e/ou monitores consegue cursar sem muitas dificuldades.
    Sim, é pré-requisito para introdução às técnicas de programação.
    Ter um computador a sua disposição sempre será mais confortável pois as listas são executadas por plataformas virtuais. Porém no próprio IMD há laboratórios que servem de suporte ao aluno e podem ser usados gratuitamente.
    2024

    Índices de aprovação

    Altere a data ou marque/desmarque a opção "Todos os períodos" para fazer uma nova busca.

    Aprovados 0%
    Reprovados 0%
    Nota média (todas as unidades)
    0
    Nota média por unidade
    Unidade 1 N/A
    Unidade 2 9.7
    Unidade 3 4.2

    Conteúdos
  • Ementa

    • Introdução ao pensamento computacional: decomposição, reconhecimento de padrões, abstração, algoritmo (sequência de passos e formas de representação). Raciocínio lógico (dedutivo, indutivo e abdutivo) e lógico-matemático (problemas e jogos). Programação visual: princípios de programação, programas simples, programas intermediários, reutilização de código, compilação dos conceitos anteriores. Programação textual com linguagem procedural de alto nível: princípios de programação, programas simples, reutilização de código.

    Referências

    • Livro: Raciocínio lógico simplificado Livro: Introdução à programação para engenharia Livro: RILEY, David; Hunt, Kenn. Computational Thinking for the Modern Problem Solver. ISBN: 978-1466587779. Chapman and Hall/CRC. 2014 Livro: Linguagem C Livro: Lógica de programação : Livro: Ensine seus filhos a programar : Livro: Pense em python Livro: Use a cabeça! Livro: Raciocínio lógico para concursos Livro: Aprendendo lógica Artigo: O pensamento computacional e a reinvenção do computador na educação, Livro: David Riley, Kenny A. Hunt. Computational Thinking for the Modern Problem Solver. . CRC Press

    Oferta/Matrícula


    Ofertas

    Última oferta: Buscando...

      Ofertas passadas
      Últimos 5 anos

        Classificações

        30%
        70%

        Clássicas

        Ativas

        10%
        90%

        Social

        Técnica

        20%
        80%

        Teórica

        Prática

        60%
        40%

        Provas

        Atividades

        90%
        10%

        Individuais

        Em grupo

        0%
        100%

        Presencial

        EAD


        Podcast


        Materiais


        Conhecimentos / Competências Desejados

        Raciocínio lógico por meio da dedução para executar tarefas e prosseguir com a lógica da programação. Espera-se do aluno eficiência e resolutividade para prosseguir com as tarefas, de modo a progredir gradualmente na disciplina e aprimorar seus conhecimentos.

        Tópicos

          Sem tópicos cadastrados



        Faça uma pergunta!

        Professor

        Isabel Dillmann Nunes
        Email: bel@imd.ufrn.br

        Créditos
      • Anaicla Francyely Medeiros Cavalcanti
      • Produtor
        Arthur Filipi Vilar Pinto
      • Produtor
        Arthur Ribeiro Pires
      • Produtor
        Gabriel Fontineli Dantas
      • Produtor
        Helder Pereira Sa Paixao
      • Produtor
        Lourrayni Feliph Querino de Araujo
      • Produtora
        Lucas Felix de Oliveira
      • Produtor
        Maria Eduarda do Couto Bayer
      • Produtora
        Mariana Raquel de Morais
      • Produtora
        Vinicius Monteiro Rocha
      • Produtor