Trailer
Sinopse
Em nossa disciplina de pensamento computacional, exploraremos a incrível habilidade de abstrair problemas do cotidiano e transformá-los em modelos abstratos. Através dessa modelagem, você aprenderá a propor soluções inovadoras e descobrirá que existem diversas maneiras de resolver um problema, algumas das quais podem ser mais eficientes do que outras. Prepare-se para desvendar os segredos da computação, explorar a lógica por trás dos códigos e desenvolver habilidades que abrirão portas para uma infinidade de oportunidades no mundo digital. A disciplina de pensamento computacional é a sua chance de dar os primeiros passos na jornada da programação.
Vídeo
Classificações
15%
85%
Clássicas
Ativas
40%
60%
Provas
Atividades
10%
90%
Teórica
Prática
10%
90%
Social
Técnica
100%
0%
Individuais
Em grupo
50%
50%
Presencial
EAD
Podcast
Velocidade 1.0x
Materiais
Sem materiais disponiveis...
Conhecimentos / Competências Desejados
Conhecimentos sólidos em lógica de programação e raciocínio
lógico. Conceitos básicos, como variáveis, estruturas de controle (como
loops e condicionais), estruturas de dados, modularidade e
abstração.
O raciocínio lógico é outra habilidade crucial para o sucesso no pensamento
computacional. O aluno deve desenvolver a capacidade de analisar problemas
complexos, identificar padrões, estabelecer relações causais e criar argumentos
coerentes. Um bom raciocínio lógico e
habilidades como a resolução de problemas, a criatividade e a capacidade de pensar
de forma abstrata.
Tópicos
Sem tópicos cadastrados
Obstáculos
Os principais obstáculos para um aluno aprender pensamento computacional
incluem a dificuldade em entender a lógica de programação, a resistência à
aprendizagem prática, a complexidade dos conceitos, a dificuldade em aplicar
problemas de forma computacional e a falta de recursos e suporte adequados.
Metodologias
Não há metodologias cadastradas
Perguntas Frequentes
O pensamento computacional ajuda os alunos a resolver problemas
complexos ao fornecer uma abordagem estruturada e sistemática para
enfrentar desafios.
O pensamento computacional pode ser aplicado em várias áreas, como
ciências, matemática, engenharia, negócios, artes e design. Ele envolve a
resolução de problemas complexos, a análise de dados, a otimização de
processos e a criação de algoritmos para encontrar soluções eficientes.
Na disciplina de pensamento computacional, o desempenho dos alunos é
avaliado utilizando uma variedade de critérios, comumente incluindo
exercícios práticos e provas. Esses critérios são projetados para avaliar a
compreensão dos alunos em relação aos conceitos fundamentais do
pensamento computacional e sua capacidade de aplicá-los na resolução de
problemas.
As habilidades essenciais que os alunos devem adquirir ao estudar
pensamento computacional incluem resolução de problemas, decomposição,
abstração, reconhecimento de padrões, design algorítmico, pensamento
crítico e habilidades de colaboração e comunicação.
Algumas das principais tendências em pensamento computacional para o
futuro da tecnologia incluem inteligência artificial, aprendizado de máquina,
computação em nuvem, internet das coisas, computação quântica e
visualização de dados. Essas tendências impulsionarão avanços na
resolução de problemas complexos, análise de dados e criação de soluções
inovadoras.
A programação é uma aplicação prática do pensamento computacional. O
pensamento computacional fornece as bases conceituais e habilidades
cognitivas necessárias para abordar problemas de forma estruturada,
enquanto a programação é a implementação dessas soluções usando uma
linguagem de programação. A programação é uma das muitas formas de
aplicar o pensamento computacional, mas não é a única.
2025
Índices de aprovação
Altere a data ou marque/desmarque a opção "Todos os
períodos" para fazer uma nova busca.
Buscando dados...
Aprovados
0%
Reprovados
0%
Nota média (todas as unidades)
0
Nota média por unidade
Unidade 1
N/A
Unidade 2
9.7
Unidade 3
4.2
Conteúdos
Ementa
-
Introdução ao pensamento computacional: decomposição, reconhecimento de padrões, abstração, algoritmo (sequência de passos e formas de representação). Raciocínio lógico (dedutivo, indutivo e abdutivo) e lógico-matemático (problemas e jogos). Programação visual: princípios de programação, programas simples, programas intermediários, reutilização de código, compilação dos conceitos anteriores. Programação textual com linguagem procedural de alto nível: princípios de programação, programas simples, reutilização de código.
Referências
-
Livro: Raciocínio lógico simplificado Livro: Introdução à programação para engenharia Livro: RILEY, David; Hunt, Kenn. Computational Thinking for the Modern Problem Solver. ISBN: 978-1466587779. Chapman and Hall/CRC. 2014 Livro: Linguagem C Livro: Lógica de programação : Livro: Ensine seus filhos a programar : Livro: Pense em python Livro: Use a cabeça! Livro: Raciocínio lógico para concursos Livro: Aprendendo lógica Artigo: O pensamento computacional e a reinvenção do computador na educação, Livro: David Riley, Kenny A. Hunt. Computational Thinking for the Modern Problem Solver. . CRC Press
-
Livro: Raciocínio lógico simplificado Livro: Introdução à programação para engenharia Livro: RILEY, David; Hunt, Kenn. Computational Thinking for the Modern Problem Solver. ISBN: 978-1466587779. Chapman and Hall/CRC. 2014 Livro: Linguagem C Livro: Lógica de programação : Livro: Ensine seus filhos a programar : Livro: Pense em python Livro: Use a cabeça! Livro: Raciocínio lógico para concursos Livro: Aprendendo lógica Artigo: O pensamento computacional e a reinvenção do computador na educação, Livro: David Riley, Kenny A. Hunt. Computational Thinking for the Modern Problem Solver. . CRC Press