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Sinopse

A disciplina de Fundamentos de Jogos Digitais trata-se de uma matéria optativa com carga-horária de 60 horas, voltada para discentes do nível da graduação. Ela é introdutória, onde alunos que nunca cursaram uma matéria sobre jogos vão ser introduzidos aos jogos e como eles funcionam. Esta disciplina é para desenvolver a criatividade e aprender a olhar além do que o jogo mostra, por isso ela se torna mais prática, contendo várias atividades colaborativas para expor os conhecimentos adquiridos. Na matéria objetivo não é aprender a programar, e sim desenvolver jogos e para isso e para isso é preciso é preciso planejamento. Ao longo do período, o discente que escolher cursá-la vai trabalhar aspectos importantes para o desenvolvimento de jogos, como: criar uma boa narrativa, tornar a experiência do jogador agradável, trabalhar em equipe e outros.

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Obstáculos

Para o professor Dr. Charles Madeira existem dois grandes obstáculos. O primeiro é o desenvolvimento da proposta do jogo, da história dele, pois isso envolve muita criatividade e é preciso desenvolver um jogo que faça sentido, ou seja, tenha uma narrativa coerente e que haja uma progressão durante o jogo, e apesar do ser humano ser criativo, no ensino básico, a educação formal vai fazendo com que os alunos percam a criatividade. E o segundo é que, no desenvolvimento do jogo, os softwares utilizados não são os tradicionais, o ambiente de programação é diferente, pois as disciplinas de programação ofertadas não utilizam o tipo de ambiente usados para desenvolver os jogos, que é preciso controlar a animação de personagens, e outros, sendo assim é necessário um outro conjunto de habilidades, que estão relacionados a modelagem física, a interface do cenário, coisas que ficam fora da área de desenvolvimento de software.

Metodologias

Não há metodologias cadastradas

Perguntas Frequentes
  • A disciplina no princípio é teórica porém a sua maior parte é prática, no início há a parte teórica e depois são realizados projetos e atividades práticas.
    A disciplina é introdutória, sendo assim, alunos que ainda não viram nada sobre jogos podem sim cursar, pois é justamente para introduzir esses discentes no mundo de jogos.
    Os materiais fornecidos durante o curso permitem que os alunos adquiram competências técnicas, como programação e design de jogos, enquanto exploram a criatividade necessária para desenvolver experiências de jogos envolventes, contribuindo para que eles adquiram as habilidades necessárias para se destacar na área.
    Esta disciplina abrange os fundamentos de jogos digitais, explorando tópicos como contexto atual e evolução histórica dos jogos, motivação para jogar, gêneros de jogos, papel dos desenvolvedores, game design e utilização do motor de jogos Godot 4.0. Os alunos terão a oportunidade de desenvolver habilidades práticas pormeio de tutoriais de desenvolvimento de jogos de plataforma 2D no Godot 4.0. Além disso, serão apresentadas as novidades e tendências da indústria de jogos digitais.
    A ferramenta usada para programar é o motor de jogos Godot 4.0. Essa escolha se baseia nos seguintes motivos: uma comunidade grande, que fornece suporte e recursos; sua interface simples e leve, facilitando o desenvolvimento; ser de código aberto, dispensando a necessidade de pagamento de licença; e a compatibilidade com Linux, permitindo uma experiência de programação consistente nessa plataforma. Esses aspectos fazem do Godot 4.0 a escolha ideal para o desenvolvimento dos projetos.
    Com os materiais fornecidos e a orientação do professor, os alunos têm a chance de explorar sua paixão pelos jogos digitais, desenvolver suas habilidades técnicas e criativas, e se preparar para uma carreira promissora nessa área em constante evolução. A disciplina de Fundamentos de Jogos Digitais oferece uma base sólida para que os alunos possam mergulhar nesse campo vibrante e contribuir para a criação de experiências de jogo emocionantes e inovadoras.
    Um primeiro contato na primeira infância é relevante para algumas outras habilidades como reconhecimento de padrões, resolução de problemas, pois é preciso conhecer jogos para poder desenvolvê-los, e com essas habilidades será mais fácil ver os jogos com outros olhos e entender a mecânica deles.
    2024

    Índices de aprovação

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    Reprovados 0%
    Nota média (todas as unidades)
    0
    Nota média por unidade
    Unidade 1 N/A
    Unidade 2 9.7
    Unidade 3 4.2

    Conteúdos
  • Ementa

    • Histórico dos jogos digitais. Tipos e categorias dos jogos digitais. Mercado de jogos. Contexto atual dos jogos digitais na sociedade. Papéis e responsabilidades dos desenvolvedores de jogos. Processos de desenvolvimento dos jogos. Modelos de plataformas e de jogadores. Motores e componentes dos jogos. Produção de jogos digitais.

    Referências

    • Livro: CHANDLER, Heather Maxwell. Manual de produção de jogos digitais. 2.ed. Porto Alegre: Bookman, 2012. 478 p. ISBN: 9788540701830. Livro: SCHELL, Jesse. A Arte do Game Design: o Livro Original. 1ª ed. Porto Alegre: Bookman, 2010. ISBN: 9788535232455. Livro: NOVAK, Jeannie. Game development essentials: an introduction. 3rd edition. ISBN: 9781111307653. Livro: SALEN, Katie; ZIMMERMAN, Eric. Regras do jogo: fundamentos do design de jogos. São Paulo: Blucher, 2012. Livro: SCHUYTEMA, Paul. Design games: uma abordagem prática. São Paulo: Cengage Learning, 2011. ISBN: 9788522106158. Livro: FERRARA, John. Playful Design. 1st ed. Rosenfeld Media, 2012. Livro: RABIN, Steve (ed). Introdução ao desenvolvimento de games. São Paulo: Cengage Learning, 2012-2013. ISBN: 9780840031037. Livro: NOVAK, Jeannie. GAME DEVELOPMENT ESSENTIALS AN INTRODUCTION. 3rd ed. Delmar Cengage Learning, 2021.

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        EAD


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        Materiais


        Conhecimentos / Competências Desejados

        Por ser uma disciplina de caráter introdutório, não é necessário nenhuma competência/conhecimento muito específico ou profundo, mas é importante que o discente tenha aptidão para criatividade, conhecimento básico em informática, conhecimento técnico em lógica de programação e design básico, e principalmente, interesse ou goste das áreas de tecnologia e jogos digitais. Portanto, o professor Dr. Charles Madeira destacou que a disciplina de Fundamentos de Jogos Digitais é acessível a alunos com diferentes níveis de conhecimento, desde que haja um interesse genuíno pela área.

        Tópicos

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        Professor

        Charles Andryê Galvão Madeira
        Email: charles@imd.ufrn.br

        Créditos
      • Chrystian Ruan Inácio de Sousa
      • Produtor
        Ivyson Lucas do Nascimento
      • Produtor
        Lílian Karen Lopes de Paiva
      • Produtor
        Lívia Rízia da Rocha Silva
      • Produtor
        Lucas Mateus Maximiano Pereira
      • Produtor
        Natany Oliveira de Araújo
      • Produtor
        Pedro Henrique Sousa Santos de Araujo
      • Produtor
        Pedro Paulo Galvão de Oliveira Galindo
      • Produtor