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Sinopse
A disciplina de Fundamentos de Jogos Digitais trata-se de uma matéria optativa com carga-horária de 60 horas, voltada para discentes do nível da graduação. Ela é introdutória, onde alunos que nunca cursaram uma matéria sobre jogos vão ser introduzidos aos jogos e como eles funcionam. Esta disciplina é para desenvolver a criatividade e aprender a olhar além do que o jogo mostra, por isso ela se torna mais prática, contendo várias atividades colaborativas para expor os conhecimentos adquiridos. Na matéria objetivo não é aprender a programar, e sim desenvolver jogos e para isso e para isso é preciso é preciso planejamento. Ao longo do período, o discente que escolher cursá-la vai trabalhar aspectos importantes para o desenvolvimento de jogos, como: criar uma boa narrativa, tornar a experiência do jogador agradável, trabalhar em equipe e outros.
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Perguntas Frequentes
Índices de aprovação
Conteúdos
Ementa
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Histórico dos jogos digitais. Tipos e categorias dos jogos digitais. Mercado de jogos. Contexto atual dos jogos digitais na sociedade. Papéis e responsabilidades dos desenvolvedores de jogos. Processos de desenvolvimento dos jogos. Modelos de plataformas e de jogadores. Motores e componentes dos jogos. Produção de jogos digitais.
Referências
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Livro: CHANDLER, Heather Maxwell. Manual de produção de jogos digitais. 2.ed. Porto Alegre: Bookman, 2012. 478 p. ISBN: 9788540701830.
Livro: SCHELL, Jesse. A Arte do Game Design: o Livro Original. 1ª ed. Porto Alegre: Bookman, 2010. ISBN: 9788535232455.
Livro: NOVAK, Jeannie. Game development essentials: an introduction. 3rd edition. ISBN: 9781111307653.
Livro: SALEN, Katie; ZIMMERMAN, Eric. Regras do jogo: fundamentos do design de jogos. São Paulo: Blucher, 2012.
Livro: SCHUYTEMA, Paul. Design games: uma abordagem prática. São Paulo: Cengage Learning, 2011. ISBN: 9788522106158.
Livro: FERRARA, John. Playful Design. 1st ed. Rosenfeld Media, 2012.
Livro: RABIN, Steve (ed). Introdução ao desenvolvimento de games. São Paulo: Cengage Learning, 2012-2013. ISBN: 9780840031037.
Livro: NOVAK, Jeannie. GAME DEVELOPMENT ESSENTIALS AN INTRODUCTION. 3rd ed. Delmar Cengage Learning, 2021.
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