Trailer
Sinopse
Práticas de leitura e escrita para a área de Tecnologia da Informação, concentrando-se nos seguintes aspectos: escrita como tecnologia; leitura como processo de semiotização; discurso, texto e linguagem como dimensões inter-relacionadas.
Vídeo
Obstáculos
Dificuldades estruturais são escassas no BTI, pois é possível apresentar
vídeos, imprimir, levar textos para os alunos riscarem, refazerem etc. Atualmente
existe uma iniciativa de tentar migrar tudo para o meio virtual, porque a universidade
está com dificuldade de conseguir material. No que diz respeito ao trabalho com
extensão, pesquisa, monitoria, existe uma dificuldade de se conseguir bolsistas.
O trabalho de monitoria e pesquisa de PLE devia estar diretamente vinculado
ao trabalho em sala de aula, eles gostariam muito de ter pesquisadores, estudantes
de iniciação científica que fossem do curso de TI. Contudo, é difícil porque os alunos
de BTI tem ofertas muito mais interessantes financeiramente em estágios, por
exemplo bolsas que pagam 700 reais e estágios que ofertam valores de 1500 reais
e acima disso algumas vezes. Existem também exceções, que é o caso dos
estudantes que realmente querem a área da docência.
Metodologias
Não há metodologias cadastradas
2024
Índices de aprovação
Altere a data ou marque/desmarque a opção "Todos os
períodos" para fazer uma nova busca.
Buscando dados...
Aprovados
0%
Reprovados
0%
Nota média (todas as unidades)
0
Nota média por unidade
Unidade 1
N/A
Unidade 2
9.7
Unidade 3
4.2
Conteúdos
Ementa
-
Práticas de leitura e escrita para a área de Tecnologia da Informação, concentrando-se nos seguintes aspectos: escrita como tecnologia; leitura como processo de semiotização; discurso, texto e linguagem como dimensões inter-relacionadas.
Referências
-
Livro: GARCEZ, Lucília. <strong>Técnica de redação</strong>: : o que é preciso saber para bem escrever. 2.ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004. 150p. (Coleção Ferramentas) ISBN: 8533620381.
Livro: FIORIN, José Luiz; SAVIOLI, Francisco Platão. <strong>Para entender o texto</strong>: leitura e redação. 17. ed. São Paulo: Ática, 2007. 431 p. ISBN: 9788508108664.
Livro: FIORIN, José Luiz; SAVIOLI, Francisco Platão. <strong>Lições de texto</strong>: leitura e redação. 5. ed. São Paulo: Ática, 2006. 432 p. ISBN: 85081059409788508105946.
Livro: FARACO, Carlos Alberto; TEZZA, Cristovão. <strong>Oficina de texto</strong>. 9. ed. Petrópolis: Vozes, 2011. 319 p. ISBN: 9788532628107.
Livro: CHARTIER, Roger. <strong>A aventura do livro</strong>: do leitor ao navegador : conversações com Jean Lebrun. São Paulo: Ed. UNESP, c1998. 159 p. ISBN: 8571392234.
Livro: CEREJA, William Roberto; MAGALHÃES, Thereza Anália Cochar. <strong>Gramática reflexiva</strong>: texto, semântica e interação. 3. ed. - 5ª reimp. São Paulo: Atual, 2009. 448 p. ISBN: 9788535711790.
Livro: FIORIN, José Luiz; SAVIOLI, Francisco Platão. <strong>Lições de texto</strong>: leitura e redação. 5. ed. São Paulo: Ática, 2006. 432 p. ISBN: 8508105940, 9788508105946.
Livro: Práticas de l31tur4 & escrita /
Oferta/Matrícula
Ofertas
Última oferta: Buscando...
Ofertas passadas
Últimos 5 anos
Classificações
50%
50%
Clássicas
Ativas
50%
50%
Social
Técnica
50%
50%
Teórica
Prática
50%
50%
Provas
Atividades
50%
50%
Individuais
Em grupo
100%
0%
Presencial
EAD
Podcast
Materiais
Sem materiais disponiveis...
Conhecimentos / Competências Desejados
A disciplina vem para trabalhar, tentar de alguma forma sanar algumas
dificuldades dos estudantes que já chegam na universidade com elas. E essas
dificuldades envolvem leitura, escrita e fala.
Conhecimentos preliminares à disciplina requeridos: Conhecimentos básicos
da língua portuguesa.
Tópicos
Sem tópicos cadastrados