Trailer
Sinopse
Se você já cursou ou ainda cursa o curso de BTI, muito provavelmente você já conheceu a matéria de prática de leitura e escrita em português. Ademais, a matéria que está no portão de entrada do curso possui também suas respectivas continuações: PLE 2 e PLE3. No episódio de hoje vamos conhecer um pouco do que é ensinado na matéria de PLE 2 e a importância da própria na nossa grade curricular, além de investigarmos o que a diferencia da introdutória PLE 1.
Vídeo
Obstáculos
Pequena carga horária que limita na variedade de atividades e práticas das turmas; Grande quantidade de alunos por turmas
Metodologias
Não há metodologias cadastradas
2024
Índices de aprovação
Altere a data ou marque/desmarque a opção "Todos os
períodos" para fazer uma nova busca.
Buscando dados...
Aprovados
0%
Reprovados
0%
Nota média (todas as unidades)
0
Nota média por unidade
Unidade 1
N/A
Unidade 2
9.7
Unidade 3
4.2
Conteúdos
Ementa
-
Práticas de leitura e escrita para a área de Tecnologia da Informação, concentrando-se nos aspectos enunciativo-pragmáticos (subjetividade, viés temático, gerenciamento de vozes) e nos processos de argumentação.
Referências
-
Livro: PERROTTA, Claudia. <strong>Um texto pra chamar de seu</strong>: preliminares sobre a produção do texto acadêmico. 1. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004. 155 p. (Ferramentas) ISBN: 853362025.
Livro: PECORA, Alcir. <strong>Problemas de redação</strong>. 6. ed. São Paulo: Wmfmartinsfontes, 2011. 112 p. (Linguagem) ISBN: 9788578273637.
Livro: MARCUSCHI, Luiz Antonio. <strong>Produção textual, análise de gêneros e compreensão</strong>. 1. ed. São Paulo: Parábola, 2008. 295 p. (Educação linguística, 2) ISBN: 9788588456747.
Livro: MAINGUENEAU, Dominique. <strong>Análise de textos de comunicação</strong>. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2008. 238 p. ISBN: 9788524907784.
Livro: KOCH, Ingedore Grunfeld Villaca. <strong>Argumentação e linguagem</strong>. 13. ed. São Paulo: Cortez, 2011. 239 p. ISBN: 9788524916861.
Livro: KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça. <strong>A coesão textual</strong>. 22. ed. Sao Paulo: Contexto, 2012. 84 p. ISBN: 978858513446.
Livro: KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça; TRAVAGLIA, Luiz Carlos. <strong>A coerência textual</strong>. 18. ed. São Paulo: Contexto, 2012. 118 p. ISBN: 9788585134600.
Livro: KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça; ELIAS, Vanda Maria. <strong>Ler e escrever</strong>: estratégias de produção textual. 2.ed. São Paulo: Contexto, 2011. 220 p. ISBN: 9788572444231.
Livro: KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça; ELIAS, Vanda Maria. <strong>Ler e compreender os sentidos do texto</strong>. 3. ed. São Paulo: Contexto, 2009. 216 p. ISBN: 9788572443272.
Livro: KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça. <strong>O texto e a construção dos sentidos</strong>. 10.ed. São Paulo: Contexto, 2011. 168p. ISBN: 9788572440684.
Livro: OSAKABÉ, Haquira. <strong>Argumentação e discurso político</strong>. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999. 224 p. ISBN: 8533611315.
Livro: GUEDES, Paulo Coimbra. <strong>Da redação à produção textual</strong>: o ensino da escrita. 1. ed. São Paulo: Parábola, 2009. 343 p. (Estratégias de ensino, 12) ISBN: 9788588456976.
Livro: FAULSTICH, Enilde L. de J. <strong>Como ler, entender e redigir um texto</strong>. 24. ed. Petrópolis: Vozes, 2012. 140 p. ISBN: 9788532606082.
Livro: FARACO, Carlos Alberto; TEZZA, Cristovão. <strong>Prática de texto para estudantes universitários</strong>. 21. ed. Petrópolis: Vozes, 2011. 300 p. ISBN: 9788532608420.
Livro: DISCINI, Norma. <strong>A comunicação nos textos</strong>. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2012. 414 p. ISBN: 9788572442855.
Livro: CHARTIER, Anne-Marie; CLESSE, Christiane; HEBRARD, Jean. <strong>Ler e escrever</strong>: entrando no mundo da escrita. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996. 166p. ISBN: 8573071125.
Livro: CHARAUDEAU, Patrick. <strong>Linguagem e discurso</strong>: modos de organização. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2012. 256 p. ISBN: 9788572443692.
Livro: CAVALCANTE, Mônica Magalhães. <strong>Os sentidos do texto</strong>. São Paulo: Contexto, 2012. 173 p. (Coleção linguagem & ensino) ISBN: 9788572447164.
Livro: CEREJA, William Roberto; MAGALHÃES, Thereza Cochar. <strong>Texto e interação</strong>: uma proposta de produção textual a partir de gêneros e projetos. 3. ed., rev. e ampl. São Paulo: Atual, 2009. 400p. ISBN: 9788535712018.
Livro: CABRAL, Ana Lúcia Tinoco. <strong>A força das palavras</strong>: dizer e argumentar. São Paulo: Contexto, 2010. 157 p. (Linguagem & ensino) ISBN: 9788572444569.
Livro: BOHN, Hilário Inacio; SOUZA, Osmar de. <strong>Escrita e cidadania</strong>. Florianópolis: Insular, 2003. 199 p. ISBN: 8574741906.
Livro: CEREJA, William Roberto; MAGALHÃES, Thereza Anália Cochar. <strong>Gramática reflexiva</strong>: texto, semântica e interação. 3. ed. - 5ª reimp. São Paulo: Atual, 2009. 448 p. ISBN: 9788535711790.
Livro: PERELMAN, Chaim; OLBRECHTS-TYTECA, Lucie. <strong>Tratado da argumentação</strong>: a nova retórica. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2005. xxi, 653 p. (Justiça e Direito) ISBN: 8533622074.
Livro: KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça. <strong>Desvendando os segredos do texto</strong>. 4.ed. São Paulo: Cortez, 2005. 168p. ISBN: 8524908378.
Livro: VIANA, A. C. <strong>Roteiro de redação: lendo e argumentando</strong>. . Scipione. 1998
Livro: MACHADO, Nilson Jose; CUNHA, Marisa Ortegoza da. <strong>Lógica e linguagem cotidiana</strong>: verdade, coerência, comunicação, argumentação. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2008. 125 p. (Tendências em educação matemática) ISBN: 9788575261729.
Livro: FIORIN, José Luiz; SAVIOLI, Francisco Platão. <strong>Para entender o texto</strong>: leitura e redação. 16. ed. São Paulo: Ática, 2000. 431p. ISBN: 8508034687.
Livro: FIORIN, José Luiz; SAVIOLI, Francisco Platao. <strong>Lições de texto</strong>: leitura e redação. 5. ed. São Paulo: Atica, 2006. 432 p. ISBN: 8508105940.
Livro: COSCARELLI, Carla Viana; MITRE, Daniela. <strong>Oficina de leitura e produção de textos</strong>: livro do aluno. 1. reimpr. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2012. 60 p. (Didática) ISBN: 97885704149229788598274915.
Livro: FARACO, Carlos Alberto; TEZZA, Cristovão. <strong>Oficina de texto</strong>. 9. ed. Petrópolis: Vozes, 2011. 319 p. ISBN: 9788532628107.
Livro: BRANDÃO, T. <strong>Texto argumentativo: escrita e cidadania</strong>. . LMP Rodrigues. 2001
Livro: ABREU, A. S. <strong>A arte de argumentar: gerenciando razão e emoção</strong>. . Ateliê Editorial. 2002
Livro: CITELLI, Adilson. <strong>O texto argumentativo</strong>. São Paulo: Scipione, 1994. 76p. (Ponto de apoio) ISBN: 8526222252.
Livro: CEREJA, William Roberto; MAGALHÃES, Thereza Analia Cochar. <strong>Gramática reflexiva</strong>: texto, semântica e interação. São Paulo: Atual, c1999. 438 p. ISBN: 8570569955.
Livro: CARNIELLI, Walter A; MURCHO, Desidério; EPSTEIN, Richard L.. <strong>Pensamento crítico</strong>: o poder da lógica e da argumentação. 3. ed. São Paulo: Rideel, 2011. 371 p. ISBN: 9788533917460.
Oferta/Matrícula
Ofertas
Última oferta: Buscando...
Ofertas passadas
Últimos 5 anos
Classificações
60%
40%
Clássicas
Ativas
50%
50%
Social
Técnica
40%
60%
Teórica
Prática
10%
90%
Provas
Atividades
60%
40%
Individuais
Em grupo
100%
0%
Presencial
EAD
Podcast
Materiais
Sem materiais disponiveis...
Conhecimentos / Competências Desejados
conhecimento básico do português formal
Tópicos
Sem tópicos cadastrados