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Sinopse

Você se considera um bom programador? se ainda não, a matéria Introdução às Técnicas de Programação (ITP), uma matéria obrigatória do Bacharelado em Tecnologia da Informação (BTI), vai te ajudar no seu caminho para se tornar um ótimo programador, sendo muito importante tanto para a vida acadêmica quanto para a vida profissional do aluno. O conteúdo abordado na disciplina reforça muito os conceitos básicos de programação vistos na matéria que antecede ITP, Pensamento Computacional. O objetivo de ITP, além de te dar uma base sólida em programação, é fortalecer os conhecimentos de resolução de problemas do aluno, visto que a linguagem C utilizada para ministrar a disciplina, por não possuir muitas ferramentas prontas, obriga o aluno a criar suas próprias ferramentas dentro da linguagem para solucionar os problemas.

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Obstáculos

Um grande empecilho na aprendizagem dos alunos na matéria é a transição de linguagem, visto que a última linguagem estudada em pensamento computacional é python, isso causa um choque no aluno ao se deparar com a linguagem C, que tem bem menos funções prontas para usar. Além disso, o trabalho final da matéria por ser consideravelmente grande, os alunos ficam perdidos por onde começar e acabam perdendo muito tempo.

Metodologias

Não há metodologias cadastradas

Perguntas Frequentes
  • Não é aconselhável fazer um trabalho nos últimos dias do prazo, pois você nunca sabe o que vai acontecer e pode acabar não ficando do jeito que o professor pediu, além disso o trabalho final da matéria é grande e feito todo em C, o que já dificulta bastante o processo, então é indica que comece com antecedência.
    Por ser uma matéria sequencial de pensamento computacional é desejável que o aluno já tenha uma base na programação, visto que, a linguagem utilizada na matéria é C, sendo mais difícil aprender do que as linguagens utilizadas em pensamento computacional. Então é necessário ter uma base do assunto.
    Por ser uma linguagem que naturalmente não tem muita coisa pronta, ela obriga o aluno a pensar mais objetivamente sobre como ele vai resolver os problemas propostos, trabalhando de forma eficiente a lógica de programação durante a aprendizagem.
    2024

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        Conhecimentos / Competências Desejados

        O conhecimento e competências desejadas nessa disciplina é que o aluno saiba o básico de pensamento computacional, que consiste em interpretar problemas matemáticos e saber construir a lógica de um programa de computador, além disso, ter uma base nos assuntos de condicionais, loops e funções, é importantes para a matéria.

        Tópicos

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        Professor

        Julio Cesar Paulino de Melo
        Email: julio.melo@imd.ufrn.br

        Créditos
      • GUSTAVO OLIVEIRA DE FREITAS
      • Produtor
        IRUZIKY ARAUJO DE MEDEIROS
      • Produtor
        JOÃO FELIPE ALMEIDA FRAIMAN
      • Produtor
        SEBASTIÃO FELLIPE PINTO LOPES
      • Produtor
        TIEGO RAFAEL BELO DA ROCHA
      • Produtor
        VICTOR AGUIAR GOMES
      • Produtor