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Sinopse
Explore o excitante mundo do Desenvolvimento de Dispositivos Móveis, onde a criação ganha vida nas pontas dos seus dedos! Nesta disciplina envolvente, você mergulhará nos universos do Java, Swift ou Kotlin, desvendando os segredos por trás das aplicações móveis modernas. Desde o design intuitivo até a funcionalidade avançada, você será guiado por um caminho empolgante de aprendizado, capacitando-se para construir suas próprias experiências incríveis no universo móvel.
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Obstáculos
Dentre os obstáculos encontrados que podemos destacar, podemos inferir a adaptação, por parte dos alunos, com a linguagem de programação escolhida pelo professor, dependendo da tecnologia que o mesmo selecionar para ministrar a disciplina. Nesse sentido, se faz necessário um período destinado ao aprendizado e engajamento da turma, tanto com a linguagem de programação como com o framework.
Em consonância disso, o ambiente de desenvolvimento e a própria perspectiva do aluno perante o que almeja da disciplina são pontos cruciais para salientar, tendo em vista os diversos caminhos que o discente pode escolher seguir, focando no desenvolvimento web e multiplataforma, implantação de hardware, dentre outras possibilidades.
Por fim, fatores como segurança, responsividade e conectividade são requisitos a serem levados em consideração quando pensamos em aplicações mobile. Logo, esses pontos se tornam um obstáculo a mais para o aluno que almeja entregar um software mais completo, ao mesmo tempo em que instiga o mesmo a adentrar em uma trajetória mais desafiante e de aprendizados contínuos.
Metodologias
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Perguntas Frequentes
Normalmente está sendo usado flutter.
2024
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Unidade 1
N/A
Unidade 2
9.7
Unidade 3
4.2
Conteúdos
Ementa
-
Motivação para o Desenvolvimento de Sistemas para Dispositivos Móveis (SDM).
Características, Desafios e Princípios para o desenvolvimento de SDMs.
Arquiteturas de software para SDMs.
Padrões de projeto para SDMs.
Plataformas, linguagens de programação e ambientes de desenvolvimento para SDMs.
Referências
-
Livro: Android em ação
Site: Documentação Android
Site: Slides utilizados na aula
Site: Flutter Dev.
Livro: Google android
Site: Flutter
Site: Dart
Site: Learn Flutter
Livro: Desenvolvendo seu primeiro aplicativo android
Livro: Android cookbook
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60%
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Em grupo
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Presencial
EAD
Podcast
Materiais
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Conhecimentos / Competências Desejados
É necessário que o aluno possua conhecimento no Android Studio, tenha cursado Lógica de Programação I e II, assim como Estrutura de Dados Básicos I e II e Banco de Dados.
É desejável que tenha interesse em aprender a programar, enfrentar desafios e intimidade com linguagens de programação Dart e Flutter, Java, ou Kotlin, dependendo da metodologia adotada pelo professor.
Tópicos
-
Teste a
Subtópicos
Domínio desejado: 2