Trailer

Sinopse

A disciplina procura abordar temas da educação à distância de uma maneira que seja dentro do contexto de TI, permitindo que os alunos venham a conhecer um pouco mais sobre a educação a partir desse contexto. E, também, trazendo desafios dos próprios estudantes, pensando na questão da metodologia de disciplinas que estão sendo pagas pelos próprios alunos, reflexões sobre a experiência educativa, metodologias abordadas nessas aulas, e muito mais. Caracterizando a disciplina como uma aula de metodologia mais ativa, interativa e dinâmica para os alunos, saindo do modelo tradicional.

Vídeo

Obstáculos

O tipo de abordagem mais ativa e prática do professor pode ser um obstáculo para alunos que estão acostumados com disciplinas que seguem o modelo clássico. E, então, pode haver um estranhamento por parte do aluno de lidar com essas situações de trabalhos de colaboração em grupo, debates entre a sala, situações de pensar “fora da caixa” e discutir e refletir bastante sobre o assunto, desenvolvendo a sua autonomia. Para aqueles que preferem uma abordagem mais tradicional de apenas ouvir a aula do professor e então resolver a prova, isso pode ser um tipo de obstáculo.

Metodologias

Não há metodologias cadastradas

2024

Índices de aprovação

Altere a data ou marque/desmarque a opção "Todos os períodos" para fazer uma nova busca.

Aprovados 0%
Reprovados 0%
Nota média (todas as unidades)
0
Nota média por unidade
Unidade 1 N/A
Unidade 2 9.7
Unidade 3 4.2

Conteúdos
  • Ementa

    • Fundamentos de EaD: conceitos, características e desafios. Elaboração, implementação e acompanhamento de projetos. Desenho instrucional: estruturação de curso a distância, materiais didáticos e uso de diferentes mídias integradas. Plataformas de EAD. Legislação, Políticas e programas de EAD. Aspectos a serem avaliados na EAD.

    Referências

    • Livro: BELLONI, Maria Luiza. Educação a distância 6. ed. Campinas, SP: Autores Associados, c2012. 127 p. (Educação contemporânea) ISBN: 9788585701772. Livro: LITTO, Fredric M; FORMIGA, Manuel Marcos Maciel. Educação a distância: o estado da arte. São Paulo: Prentice-Hall, 2009. 461 p. (Humanidades/educação) ISBN: 9788576051978. Livro: BEHAR, Patricia Alejandra (Org). Modelos pedagógicos em educação a distância. Porto Alegre: Artmed, 2009. 311 p. (Biblioteca Artmed : Tecnologia educacional) ISBN: 9788536316420. Artigo: Educação a distância: ampliando o leque de possibilidades pedagógicas Livro: Educação a Distância no Brasil: aspectos históricos, legais, políticos e metodológicos Livro: O aluno virtual: um guia para trabalhar com estudantes on-line Livro: Educação a distância Site: Decreto 5.622/2005 Site: LDBEN 9.394/1996 Livro: Modelos pedagógicos em educação a distância Livro: Design Instrucional na prática Site: Referenciais de qualidade para EaD Site: Slides da Disciplina Livro: Educação a distância Site: Censo ABED EAD Site: Gravação da Aula 15 Site: teste Estilo de Aprendizagem Kolb Site: Repositório OA Site: Exemplo Repositório Site: Gravação da Aula 18 Site: Recursos Educacionais Abertos Site: Artigo sobre REA Site: Objetos de Aprendizagem, Repositórios e Referatórios Livro: Educar na Era Digital- Cap 5 Livro: DA SILVA, Robson Santos. Moodle para autores e tutores . Novatec. 2011 Outros: Revista Docência e Cibercultura, v. 2, n. 2, p. 185-196

    Oferta/Matrícula


    Ofertas

    Última oferta: Buscando...

      Ofertas passadas
      Últimos 5 anos

        Classificações

        10%
        90%

        Clássicas

        Ativas

        70%
        30%

        Social

        Técnica

        50%
        50%

        Teórica

        Prática

        30%
        70%

        Provas

        Atividades

        50%
        50%

        Individuais

        Em grupo

        100%
        0%

        Presencial

        EAD


        Podcast


        Materiais

        Sem materiais disponiveis...

        Conhecimentos / Competências Desejados

        Nenhum conhecimento prévio é exigido do aluno nesta matéria, a disciplina não possui nenhum pré-requisito. O aluno ter cursado a matéria de Fundamentos da Informática Educacional/Fundamentos Pedagógicos da Informática Educacional seria um bônus para ele mesmo na matéria, pois ele pode aplicar conhecimentos adquiridos na disciplina nesta. Mas não é obrigatório que o aluno tenha qualquer conhecimento prévio para cursar a disciplina de Educação à Distância, visto que os conceitos necessários para ela serão aprendidos em sala.

        Tópicos

          Sem tópicos cadastrados



        Faça uma pergunta!

        Professor

        Eugênio Paccelli Aguiar Freire
        Email: eugenio@imd.ufrn.br

        Créditos
      • ALVARO PRUDENCIO ARAUJO
      • Participante
        Ana Julia Souza Fernandes
      • Participante
        Julio Cesar Carmo Maia
      • Participante
        Kamyla Milena Queiroz Da Silveira
      • Participante
        Maria Luiza De Araujo Azevedo
      • Participante
        Moab Fred dos Santos Varela
      • Participante
        TANHLENO TEIXEIRA DE SOUSA
      • Participante
        Thayrone Kaio Alves Roberto
      • Participante