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Sinopse

Chegou a hora de aprender sobre relacionamento com clientes, ambiente competitivo, análise mercadológica e desenvolver seus conhecimentos na área de estratégia empresarial e na área de marketing. Aprender a fazer análises dos ambientes internos e externos do local onde trabalha e como o mesmo se relaciona com o meio no qual está inserido. Topa esse desafio? No final você perceberá que é um desafio gratificante e que te proporcionará novos conhecimentos e novas habilidades.

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Obstáculos

a maior dificuldade é vencer a timidez para se associar em grupos e então desenvolver a parte prática que é assim realizada. No mesmo sentido o aluno tem que interagir com prepostos de uma STARTUP e se tornar ativo na busca pela informação relativa a seus clientes, entrevistando os mesmos e formatando pesquisas. Vencido o desafio inicial de se incorporar a um grupo, o aluno, ainda que tímido, pode desenvolver atividades muito bem encaixadas em sua equipe, pois mesmo não sendo o membro que faz as entrevistas ele pode possuir insights, ter boas ideias e ser um ótimo relator / redator. Então, após formar o grupo, a complementação de competências entre os vários participantes será o determinante no sucesso do aprendizado de todos. Entender os objetivos e entender que é necessário ouvir o cliente para que ocorra uma aproximação dele com o produto, é uma competência que deve ser desenvolvida. Isso não seria um obstáculo, mas uma complexidade a ser vencida pelo desenvolvimento pessoal de todos. Entender como perceber a "dor" do cliente é fundamental e imprescindível para desenvolver os conteúdos. Trata-se de uma mudança de viés, do tecnicismo (por exemplo "o fazer programas") para a visão das necessidades reais do cliente, transformando-as num produto ou em um serviço.

Metodologias

Não há metodologias cadastradas

2024

Índices de aprovação

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Reprovados 0%
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Unidade 1 N/A
Unidade 2 9.7
Unidade 3 4.2

Conteúdos
  • Ementa

    • Mercado: definições, componentes, necessidade do estudo. Macro e micro ambientes. Pesquisa de mercado. Bussiness Intelligence. Concorrência e importância do benchmarking. Mapeamento de hábitos, comportamentos e jornada dos consumidores.

    Referências

    • Livro: Administração estratégica de mercado Livro: Princípios de marketing Livro: Small data

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        Classificações

        60%
        40%

        Clássicas

        Ativas

        50%
        50%

        Social

        Técnica

        40%
        60%

        Teórica

        Prática

        10%
        90%

        Provas

        Atividades

        60%
        40%

        Individuais

        Em grupo

        90%
        10%

        Presencial

        EAD


        Podcast


        Materiais


        Conhecimentos / Competências Desejados

        O aluno não precisa de nada tão específico em termos de competência para ter sucesso na disciplina, entretanto curiosidade, participação e interesse são fundamentais para o sucesso do seu aprendizado em Estudos de Mercado.

        Tópicos

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        Professor

        Iris Linhares Pimenta
        Email: irispimenta@imd.ufrn.br
        SIGAA