Trailer
Sinopse
"Ética e Dados" é uma disciplina oferecida pelo IMD, com uma carga horária de 60 horas. Você já parou para refletir sobre como seus dados são protegidos? Essa disciplina explora conceitos fundamentais, como governança de dados, os princípios dos 5 C's e as regulamentações GDPR e LGPD. Todos esses tópicos são minuciosamente abordados ao longo do curso, proporcionando uma compreensão abrangente sobre a interseção entre ética e o manuseio responsável de dados.
Vídeo
Obstáculos
Os desafios associados à participação efetiva na disciplina incluem a superação do receio de colaborar em grupo para a execução de atividades conjuntas. A matéria demanda a realização de atividades com múltiplos componentes, as quais devem ser apresentadas à turma. Se um aluno enfrentar obstáculos relacionados à timidez ou ansiedade, será necessário superar essas barreiras para garantir uma participação plena e bem-sucedida.
Metodologias
Não há metodologias cadastradas
Perguntas Frequentes
A disciplina de Ética e Dados é optativa e é ministrada no formato
presencial.
Os trabalhos em grupo são incentivados na disciplina para promover a colaboração e o trabalho em equipe. Além disso, eles permitem a experimentação
prática dos conceitos aprendidos em um ambiente de equipe. Isso também proporciona aos alunos a oportunidade de enfrentar e superar desafios juntos, o que é uma habilidade valiosa no mundo real.
2024
Índices de aprovação
Altere a data ou marque/desmarque a opção "Todos os
períodos" para fazer uma nova busca.
Buscando dados...
Aprovados
0%
Reprovados
0%
Nota média (todas as unidades)
0
Nota média por unidade
Unidade 1
N/A
Unidade 2
9.7
Unidade 3
4.2
Conteúdos
Ementa
-
Ética e algoritmos; Governança de dados; Frameworks de avaliação ética e tomada de decisão; Os 5 Cs (consentimento, clareza, consistência, controle, consequências). Códigos de ética internacionais. Estudo de casos.
Referências
-
Outros: [Resumo1] Mitchell, M., Wu, S., Zaldivar, A., Barnes, P., Vasserman, L., Hutchinson, B., Spitzer, E., Raji, I. D., & Gebru, T. (2019). Model Cards for Model Reporting. Proceedings of the Conference on Fairness, Accountability, and Transparency - FAT* '19
Outros: [Resumo2] Raji, I. D., & Buolamwini, J. (2019). Actionable Auditing. 429-435.
Outros: [Resumo3] Dignum, V., Baldoni, M., Baroglio, C., Caon, M., Chatila, R., Dennis, L., Génova, G., Haim, G., Kließ, M. S., Lopez-Sanchez, M., Micalizio, R., Pavón, J., Slavkovik, M., Smakman, M., van Steenbergen, M., Tedeschi, S., van der Toree, L., Villata,
Outros: [Resumo4] Fiesler, C., Garrett, N., & Beard, N. (2020). What Do We Teach When We Teach Tech Ethics? Proceedings of the 51st ACM Technical Symposium on Computer Science Education, 289295.
Oferta/Matrícula
Ofertas
Última oferta: Buscando...
Ofertas passadas
Últimos 5 anos
Classificações
70%
30%
Clássicas
Ativas
70%
30%
Social
Técnica
80%
20%
Teórica
Prática
0%
100%
Provas
Atividades
10%
90%
Individuais
Em grupo
100%
0%
Presencial
EAD
Podcast
Conhecimentos / Competências Desejados
É recomendável que o aluno possua um certo nível de maturidade acadêmica. Isso se deve ao fato de que a disciplina aborda conteúdos teóricos que são frequentemente aplicados em projetos e atividades extracurriculares.
Tópicos
Sem tópicos cadastrados