Trailer

Sinopse

"Ética e Dados" é uma disciplina oferecida pelo IMD, com uma carga horária de 60 horas. Você já parou para refletir sobre como seus dados são protegidos? Essa disciplina explora conceitos fundamentais, como governança de dados, os princípios dos 5 C's e as regulamentações GDPR e LGPD. Todos esses tópicos são minuciosamente abordados ao longo do curso, proporcionando uma compreensão abrangente sobre a interseção entre ética e o manuseio responsável de dados.

Vídeo

Obstáculos

Os desafios associados à participação efetiva na disciplina incluem a superação do receio de colaborar em grupo para a execução de atividades conjuntas. A matéria demanda a realização de atividades com múltiplos componentes, as quais devem ser apresentadas à turma. Se um aluno enfrentar obstáculos relacionados à timidez ou ansiedade, será necessário superar essas barreiras para garantir uma participação plena e bem-sucedida.

Metodologias

Não há metodologias cadastradas

Perguntas Frequentes
  • A disciplina de Ética e Dados é optativa e é ministrada no formato presencial.
    Os trabalhos em grupo são incentivados na disciplina para promover a colaboração e o trabalho em equipe. Além disso, eles permitem a experimentação prática dos conceitos aprendidos em um ambiente de equipe. Isso também proporciona aos alunos a oportunidade de enfrentar e superar desafios juntos, o que é uma habilidade valiosa no mundo real.
    2024

    Índices de aprovação

    Altere a data ou marque/desmarque a opção "Todos os períodos" para fazer uma nova busca.

    Aprovados 0%
    Reprovados 0%
    Nota média (todas as unidades)
    0
    Nota média por unidade
    Unidade 1 N/A
    Unidade 2 9.7
    Unidade 3 4.2

    Conteúdos
  • Ementa

    • Ética e algoritmos; Governança de dados; Frameworks de avaliação ética e tomada de decisão; Os 5 C’s (consentimento, clareza, consistência, controle, consequências). Códigos de ética internacionais. Estudo de casos.

    Referências

    • Outros: [Resumo1] Mitchell, M., Wu, S., Zaldivar, A., Barnes, P., Vasserman, L., Hutchinson, B., Spitzer, E., Raji, I. D., & Gebru, T. (2019). Model Cards for Model Reporting. Proceedings of the Conference on Fairness, Accountability, and Transparency - FAT* '19 Outros: [Resumo2] Raji, I. D., & Buolamwini, J. (2019). Actionable Auditing. 429-435. Outros: [Resumo3] Dignum, V., Baldoni, M., Baroglio, C., Caon, M., Chatila, R., Dennis, L., Génova, G., Haim, G., Kließ, M. S., Lopez-Sanchez, M., Micalizio, R., Pavón, J., Slavkovik, M., Smakman, M., van Steenbergen, M., Tedeschi, S., van der Toree, L., Villata, Outros: [Resumo4] Fiesler, C., Garrett, N., & Beard, N. (2020). What Do We Teach When We Teach Tech Ethics? Proceedings of the 51st ACM Technical Symposium on Computer Science Education, 289–295.

    Oferta/Matrícula


    Ofertas

    Última oferta: Buscando...

      Ofertas passadas
      Últimos 5 anos

        Classificações

        70%
        30%

        Clássicas

        Ativas

        70%
        30%

        Social

        Técnica

        80%
        20%

        Teórica

        Prática

        0%
        100%

        Provas

        Atividades

        10%
        90%

        Individuais

        Em grupo

        100%
        0%

        Presencial

        EAD


        Podcast


        Materiais


        Conhecimentos / Competências Desejados

        É recomendável que o aluno possua um certo nível de maturidade acadêmica. Isso se deve ao fato de que a disciplina aborda conteúdos teóricos que são frequentemente aplicados em projetos e atividades extracurriculares.

        Tópicos

          Sem tópicos cadastrados



        Faça uma pergunta!

        Professor

        Anne Magály de Paula Canuto
        Email: anne@dimap.ufrn.br

        Créditos
      • ARTHUR BOMA SKEETE MYPOTO
      • Participante
        GABRIEL BASSANI BARRETO
      • Participante
        GABRIEL COSTA LIMA DANTAS
      • Participante
        GUSTAVO MEDEIROS ROCHA
      • Participante
        HUGO VINICIUS DA SILVA FIGUEIREDO
      • Participante
        LUIZA LORENA TOSCANO DE MEDEIROS
      • Participante
        LUMA DE ABREU FRAGOSO
      • Participante