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Sinopse

A disciplina de Software Livre, Educação e Cultura trata-se de uma matéria optativa com carga-horária de 60 horas, voltada para discentes do nível da graduação. Esta disciplina é para desenvolver a criatividade e aprender a olhar além do que o jogo mostra, por isso ela se torna mais prática, contendo várias atividades colaborativas para expor os conhecimentos adquiridos. Inicialmente, é apresentada uma visão geral de como teve início o movimento da cultura livre e qual a sua relação com o software livre. Esse movimento é comparado a uma filosofia de vida que transcende as simples noções de software gratuito. A exploração contínua ao longo dessa narrativa histórica e, posteriormente, a discussão se aprofunda nos impactos associados à cultura e educação no que tange a essa temática.

Vídeo

Classificações

30%
70%

Clássicas

Ativas

60%
40%

Social

Técnica

50%
50%

Teórica

Prática

20%
80%

Provas

Atividades

20%
80%

Individuais

Em grupo

90%
10%

Presencial

EAD


Podcast

Velocidade 1.0x

Materiais

Sem materiais disponiveis...

Conhecimentos / Competências Desejados

Por se tratar de uma disciplina introdutória e não exigir pré-requisitos, não é necessário possuir conhecimentos profundos ou especializados. Embora o domínio da programação não seja uma obrigação, é considerado desejável, dado que estudantes de diversas graduações podem matricular-se. Acresce-se a isso o fato de ser recomendável que o aluno demonstre alguma afinidade com tecnologia. Assim, a Professora Doutora Apuena Gomes ressaltou que a disciplina Software Livre, Educação e Cultura está acessível a estudantes com diferentes níveis de conhecimento, contanto que manifestem um interesse genuíno pela área.

Tópicos

    Sem tópicos cadastrados


Obstáculos

Nenhum obstáculo.

Metodologias

Não há metodologias cadastradas

Perguntas Frequentes

A docente utiliza uma metodologia ativa, de maneira que os alunos são estimulados a realizarem avaliações que vão além da simples reprodução de informações. As atividades propostas envolvem a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos, promovendo a participação ativa dos estudantes no processo de aprendizagem. Desta forma, em vez de focar apenas em testes tradicionais, a abordagem adotada pela docente destaca a resolução de problemas. Existem algumas formas de avaliação, algumas são: ● Fichamento; ● Apresentação de trabalhos; ● Júri simulado - O discente é avaliado no entendimento do assunto e na defesa de seu posicionamento; ● Produção de vídeos.
Pensar realmente na forma que a filosofia do software livre impacta na vida das pessoas, deparando-se assim com situações reais sob as quais há a possibilidade de resoluções por meio do uso do software livre.
A disciplina desempenha um papel crucial no desenvolvimento do graduando ao enfatizar aspectos fundamentais, indo além da aquisição de habilidades técnicas. Ao invés de concentrar-se exclusivamente em codificação, a disciplina oferece várias abordagens para a adaptação de recursos educacionais abertos, incentivando os alunos a explorar alternativas e soluções inovadoras. Além disso, a ênfase no desenvolvimento de soft skills representa um aspecto valioso para os discentes.
2025

Índices de aprovação

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Aprovados 0%
Reprovados 0%
Nota média (todas as unidades)
0
Nota média por unidade
Unidade 1 N/A
Unidade 2 9.7
Unidade 3 4.2

Conteúdos

Ementa

  • História do movimento​Software Livre. Software Livre, inclusão digital e democratização conhecimento. Cultura Livre. Ferramentas e recursos digitais sob licenças livres – Software Educativo Livre (SEL), Objeto de Aprendizagem (OA) e Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA). Recursos Educacionais Abertos (REA). Avaliação e produção de projetos educativos em ​Software​ e Hardware Livre ou Aberto.

Referências

  • Livro: Software livre Livro: Educação a distância Livro: PRETTO, Nelson De Luca; BONILLA, Maria Helena Silveira. <strong>O que software livre tem a ver com a educação?</strong>. . Liber Livro. 2012 Livro: MAIA, Dennys Leite; PINHEIRO, Joserlene Lima; ARRAIS, Gardner de Andrade. <strong>Cultura Livre: fundamentos éticos para as TDIC na Educação</strong>. . EdUECE. 2015

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      Professor

      Apuena Vieira Gomes
      Email: apuena.gomes@ufrn.br

      Créditos
    • AMANDA DOS SANTOS BERNARDO
    • Participante
      CÉZAR EDUARDO PEREIRA DANTAS
    • Participante
      EDNA JUVENCIO NUNES
    • Participante
      ERICLARA ELLEN DE LIMA SOUZA
    • Participante
      JOÃO PAULO ALVES DE MOURA CÂMARA BEZERRA
    • Participante
      NATANY OLIVEIRA DE ARAÚJO
    • Participante
      SAMUEL DE ARAÚJO COSTA
    • Participante