Trailer

Sem trailer

Sinopse

A disciplina é uma das matérias empregadas no curso de T.I., que tem como finalidade instruir o aluno a ser capaz de resolver problemas na área e maneiras de resolvê-lo, bem como na identificação de padrões, além de uma das primeiras disciplinas a apresentar aos estudantes a linguagem de programação.

Vídeo

Obstáculos

Baixa interação com a turma, sendo justificada pelo fato de ser uma disciplina cursada de maneira remota; a grande desistência por parte dos alunos, pela dificuldade em se adaptar com a disciplina, bem como a falta de disciplina por parte dos estudantes, onde estes acabam por dar prioridade a outras questões que não sejam a disciplina e quando acham que não vão dar mais conta acabam por desistir da mesma.

Metodologias

Não há metodologias cadastradas

2024

Índices de aprovação

Altere a data ou marque/desmarque a opção "Todos os períodos" para fazer uma nova busca.

Aprovados 0%
Reprovados 0%
Nota média (todas as unidades)
0
Nota média por unidade
Unidade 1 N/A
Unidade 2 9.7
Unidade 3 4.2

Conteúdos
  • Ementa

    • Introdução ao pensamento computacional: decomposição, reconhecimento de padrões, abstração, algoritmo (sequência de passos e formas de representação). Raciocínio lógico (dedutivo, indutivo e abdutivo) e lógico-matemático (problemas e jogos). Programação visual: princípios de programação, programas simples, programas intermediários, reutilização de código, compilação dos conceitos anteriores. Programação textual com linguagem procedural de alto nível: princípios de programação, programas simples, reutilização de código.

    Referências

    • Livro: Raciocínio lógico simplificado Livro: Introdução à programação para engenharia Livro: RILEY, David; Hunt, Kenn. Computational Thinking for the Modern Problem Solver. ISBN: 978-1466587779. Chapman and Hall/CRC. 2014 Livro: Linguagem C Livro: Lógica de programação : Livro: Ensine seus filhos a programar : Livro: Pense em python Livro: Use a cabeça! Livro: Raciocínio lógico para concursos Livro: Aprendendo lógica Artigo: O pensamento computacional e a reinvenção do computador na educação, Livro: David Riley, Kenny A. Hunt. Computational Thinking for the Modern Problem Solver. . CRC Press

    Oferta/Matrícula


    Ofertas

    Última oferta: Buscando...

      Ofertas passadas
      Últimos 5 anos

        Classificações

        30%
        70%

        Clássicas

        Ativas

        10%
        90%

        Social

        Técnica

        20%
        80%

        Teórica

        Prática

        60%
        40%

        Provas

        Atividades

        90%
        10%

        Individuais

        Em grupo

        50%
        50%

        Presencial

        EAD


        Podcast


        Materiais

        Sem materiais disponiveis...

        Conhecimentos / Competências Desejados

        Certa base de matemática e um pouco de conhecimento com os códigos a serem trabalhados para facilitar seu aprendizado, mas todos esses aspectos serão trabalhados no decorrer da disciplina, mas sem tão aprofundamento.

        Tópicos

          Sem tópicos cadastrados



        Faça uma pergunta!

        Professor

        Apuena Vieira Gomes
        Email: apuena.gomes@ufrn.br

        Créditos
      • ARTHUR BEZERRA DE OLIVEIRA
      • Participante
        ERICK GABRIEL DUARTE JERÔNIMO
      • Participante
        MARCOS GONÇALVES KAWANA
      • Participante
        PEDRO HENRIQUE DE ARAÚJO ALVES
      • Participante
        SABRINA KETHLYN MARQUES DA SILVA
      • Participante