Trailer
Sinopse
A disciplina é uma das matérias empregadas no curso de T.I., que tem como finalidade instruir o aluno a ser capaz de resolver problemas na área e maneiras de resolvê-lo, bem como na identificação de padrões, além de uma das primeiras disciplinas a apresentar aos estudantes a linguagem de programação.
Vídeo
Obstáculos
Baixa interação com a turma, sendo justificada pelo fato de ser uma disciplina cursada de maneira remota; a grande desistência por parte dos alunos, pela dificuldade em se adaptar com a
disciplina, bem como a falta de disciplina por parte dos estudantes, onde estes acabam por dar prioridade a outras questões que não sejam a disciplina e quando acham que não vão dar mais conta acabam por desistir da mesma.
Metodologias
Não há metodologias cadastradas
2024
Índices de aprovação
Altere a data ou marque/desmarque a opção "Todos os
períodos" para fazer uma nova busca.
Buscando dados...
Aprovados
0%
Reprovados
0%
Nota média (todas as unidades)
0
Nota média por unidade
Unidade 1
N/A
Unidade 2
9.7
Unidade 3
4.2
Conteúdos
Ementa
-
Introdução ao pensamento computacional: decomposição, reconhecimento de padrões, abstração, algoritmo (sequência de passos e formas de representação). Raciocínio lógico (dedutivo, indutivo e abdutivo) e lógico-matemático (problemas e jogos). Programação visual: princípios de programação, programas simples, programas intermediários, reutilização de código, compilação dos conceitos anteriores. Programação textual com linguagem procedural de alto nível: princípios de programação, programas simples, reutilização de código.
Referências
-
Livro: Raciocínio lógico simplificado Livro: Introdução à programação para engenharia Livro: RILEY, David; Hunt, Kenn. Computational Thinking for the Modern Problem Solver. ISBN: 978-1466587779. Chapman and Hall/CRC. 2014 Livro: Linguagem C Livro: Lógica de programação : Livro: Ensine seus filhos a programar : Livro: Pense em python Livro: Use a cabeça! Livro: Raciocínio lógico para concursos Livro: Aprendendo lógica Artigo: O pensamento computacional e a reinvenção do computador na educação, Livro: David Riley, Kenny A. Hunt. Computational Thinking for the Modern Problem Solver. . CRC Press
Oferta/Matrícula
Ofertas
Última oferta: Buscando...
Ofertas passadas
Últimos 5 anos
Classificações
30%
70%
Clássicas
Ativas
10%
90%
Social
Técnica
20%
80%
Teórica
Prática
60%
40%
Provas
Atividades
90%
10%
Individuais
Em grupo
50%
50%
Presencial
EAD
Podcast
Materiais
Sem materiais disponiveis...
Conhecimentos / Competências Desejados
Certa base de matemática e um pouco de conhecimento com os códigos a serem trabalhados para facilitar seu aprendizado, mas todos esses aspectos serão trabalhados no decorrer da disciplina, mas sem tão aprofundamento.
Tópicos
Sem tópicos cadastrados