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Sinopse

A disciplina é uma das matérias empregadas no curso de T.I., que tem como finalidade instruir o aluno a ser capaz de resolver problemas na área e maneiras de resolvê-lo, bem como na identificação de padrões, além de uma das primeiras disciplinas a apresentar aos estudantes a linguagem de programação.

Vídeo

Classificações

30%
70%

Clássicas

Ativas

60%
40%

Provas

Atividades

20%
80%

Teórica

Prática

10%
90%

Social

Técnica

90%
10%

Individuais

Em grupo

50%
50%

Presencial

EAD


Podcast

Velocidade 1.0x

Materiais

Sem materiais disponiveis...

Conhecimentos / Competências Desejados

Certa base de matemática e um pouco de conhecimento com os códigos a serem trabalhados para facilitar seu aprendizado, mas todos esses aspectos serão trabalhados no decorrer da disciplina, mas sem tão aprofundamento.

Tópicos

    Sem tópicos cadastrados


Obstáculos

Baixa interação com a turma, sendo justificada pelo fato de ser uma disciplina cursada de maneira remota; a grande desistência por parte dos alunos, pela dificuldade em se adaptar com a disciplina, bem como a falta de disciplina por parte dos estudantes, onde estes acabam por dar prioridade a outras questões que não sejam a disciplina e quando acham que não vão dar mais conta acabam por desistir da mesma.

Metodologias

Não há metodologias cadastradas

2025

Índices de aprovação

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Aprovados 0%
Reprovados 0%
Nota média (todas as unidades)
0
Nota média por unidade
Unidade 1 N/A
Unidade 2 9.7
Unidade 3 4.2

Conteúdos

Ementa

  • Introdução ao pensamento computacional: decomposição, reconhecimento de padrões, abstração, algoritmo (sequência de passos e formas de representação). Raciocínio lógico (dedutivo, indutivo e abdutivo) e lógico-matemático (problemas e jogos). Programação visual: princípios de programação, programas simples, programas intermediários, reutilização de código, compilação dos conceitos anteriores. Programação textual com linguagem procedural de alto nível: princípios de programação, programas simples, reutilização de código.

Referências

  • Livro: Raciocínio lógico simplificado Livro: Introdução à programação para engenharia Livro: RILEY, David; Hunt, Kenn. Computational Thinking for the Modern Problem Solver. ISBN: 978-1466587779. Chapman and Hall/CRC. 2014 Livro: Linguagem C Livro: Lógica de programação : Livro: Ensine seus filhos a programar : Livro: Pense em python Livro: Use a cabeça! Livro: Raciocínio lógico para concursos Livro: Aprendendo lógica Artigo: O pensamento computacional e a reinvenção do computador na educação, Livro: David Riley, Kenny A. Hunt. Computational Thinking for the Modern Problem Solver. . CRC Press

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      Professor

      Apuena Vieira Gomes
      Email: apuena.gomes@ufrn.br

      Créditos
    • ARTHUR BEZERRA DE OLIVEIRA
    • Participante
      ERICK GABRIEL DUARTE JERÔNIMO
    • Participante
      MARCOS GONÇALVES KAWANA
    • Participante
      PEDRO HENRIQUE DE ARAÚJO ALVES
    • Participante
      SABRINA KETHLYN MARQUES DA SILVA
    • Participante