Trailer
Sinopse
A disciplina de Práticas Educacionais Inovadoras com Tecnologias Digitais visa preparar os alunos para enfrentar os desafios do Século XXI, destacando habilidades e competências essenciais. A ementa abrange diversos aspectos, incluindo inovação no contexto educacional, tendências tecnológicas, metodologias ativas e o desenvolvimento de projetos inovadores em Educação. Os alunos serão expostos a habilidades e competências necessárias para o reconhecimento de experiências inovadoras na educação, identificando tendências tecnológicas relevantes, como a cultura maker, pensamento computacional, robótica educacional e tecnologias móveis. Além disso, serão introduzidas metodologias ativas, como Aprendizagem Baseada em Projetos, Aprendizagem por Pares, Design Thinking, Ensino Híbrido e Sala de Aula Invertida. O objetivo principal é capacitar os alunos a aplicar essas metodologias ativas com o suporte de tecnologias digitais, permitindo-lhes desenvolver práticas e projetos inovadores em Educação. Ao final do curso, espera-se que os alunos estejam aptos a criar ambientes de aprendizagem que coloquem o aluno como protagonista de sua própria educação, aproveitando ao máximo as contribuições das tecnologias digitais
Vídeo
Classificações
Clássicas
Ativas
Provas
Atividades
Teórica
Prática
Social
Técnica
Individuais
Em grupo
Presencial
EAD
Podcast
Conhecimentos / Competências Desejados
Tópicos
Sem tópicos cadastrados
Obstáculos
Metodologias
Não há metodologias cadastradas
Perguntas Frequentes
Índices de aprovação
Conteúdos
Ementa
-
Habilidades e competências para o Século XXI. Inovação no contexto educacional. Tendências de tecnologias na educação: cultura maker, pensamento computacional, robótica educacional e tecnologias móveis. Metodologias ativas: Aprendizagem Baseada em Projetos; Aprendizagem por Pares; Design Thinking; Ensino Híbrido e Sala de Aula Invertida. Desenvolvimento de práticas e projetos inovadores em Educação.
Referências
-
Livro: Robótica com sucata
Livro: DEMO, Pedro. <strong>Habilidades do século XXI</strong>. . Boletim Técnico do SENAC: a revista da educação profissional. 2008
Livro: GOMES, Alex Sandro; SILVA, Paulo André da. <strong>Parte 1: o planejamento do trabalho pedagógico</strong>. . Pipa Comunicação. 2016
Livro: PEREIRA, Teresa Avalos. <strong>Metodologias ativas de aprendizagem do Século XXI: integração das tecnologias educacionais</strong>. . Poisson. 2018