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Sinopse

A disciplina de Práticas Educacionais Inovadoras com Tecnologias Digitais visa preparar os alunos para enfrentar os desafios do Século XXI, destacando habilidades e competências essenciais. A ementa abrange diversos aspectos, incluindo inovação no contexto educacional, tendências tecnológicas, metodologias ativas e o desenvolvimento de projetos inovadores em Educação. Os alunos serão expostos a habilidades e competências necessárias para o reconhecimento de experiências inovadoras na educação, identificando tendências tecnológicas relevantes, como a cultura maker, pensamento computacional, robótica educacional e tecnologias móveis. Além disso, serão introduzidas metodologias ativas, como Aprendizagem Baseada em Projetos, Aprendizagem por Pares, Design Thinking, Ensino Híbrido e Sala de Aula Invertida. O objetivo principal é capacitar os alunos a aplicar essas metodologias ativas com o suporte de tecnologias digitais, permitindo-lhes desenvolver práticas e projetos inovadores em Educação. Ao final do curso, espera-se que os alunos estejam aptos a criar ambientes de aprendizagem que coloquem o aluno como protagonista de sua própria educação, aproveitando ao máximo as contribuições das tecnologias digitais

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Obstáculos

O obstáculo da disciplina de Práticas Educacionais Inovadoras com Tecnologias Digitais é o receio associado à percepção de que se trata de uma disciplina mais pedagógica do que prática. Muitos estudantes podem inicialmente resistir à ideia de envolvimento pedagógico mais aprofundado, talvez devido à expectativa de um enfoque mais técnico e voltado para a resolução de problemas. É crucial destacar e comunicar claramente que, apesar da presença de elementos pedagógicos na disciplina, ela é fundamentalmente prática e voltada para a aplicação efetiva de tecnologias digitais. Os alunos terão a oportunidade de não apenas entender conceitos pedagógicos, mas também de colocar em prática suas habilidades técnicas e criativas. A disciplina visa integrar a tecnologia de maneira inovadora no contexto educacional, capacitando os alunos a desenvolverem projetos tangíveis e soluções práticas para desafios educacionais.

Metodologias

Não há metodologias cadastradas

Perguntas Frequentes
  • A disciplina possui uma abordagem equilibrada entre aspectos teóricos e práticos. Ao longo das três unidades, os alunos encontrarão diferentes dinâmicas de aprendizado. Na primeira unidade, há uma prova individual que explora conceitos fundamentais, proporcionando uma base teórica. A segunda unidade enfoca atividades práticas, tanto individuais quanto em grupo, permitindo a aplicação dos conhecimentos adquiridos. Na terceira unidade, os alunos têm a oportunidade de realizar um projeto em grupo para uma intervenção em um contexto real, consolidando o aprendizado teórico por meio de uma abordagem mais prática. Essa variedade de avaliações e atividades contribui para uma experiência de aprendizado abrangente, adaptada para atender tanto aos aspectos pedagógicos quanto às aplicações práticas na área de tecnologia educacional.
    2024

    Índices de aprovação

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    Aprovados 0%
    Reprovados 0%
    Nota média (todas as unidades)
    0
    Nota média por unidade
    Unidade 1 N/A
    Unidade 2 9.7
    Unidade 3 4.2

    Conteúdos
  • Ementa

    • Habilidades e competências para o Século XXI. Inovação no contexto educacional. Tendências de tecnologias na educação: cultura maker, pensamento computacional, robótica educacional e tecnologias móveis. Metodologias ativas: Aprendizagem Baseada em Projetos; Aprendizagem por Pares; Design Thinking; Ensino Híbrido e Sala de Aula Invertida. Desenvolvimento de práticas e projetos inovadores em Educação.

    Referências

    • Livro: Robótica com sucata Livro: DEMO, Pedro. <strong>Habilidades do século XXI</strong>. . Boletim Técnico do SENAC: a revista da educação profissional. 2008 Livro: GOMES, Alex Sandro; SILVA, Paulo André da. <strong>Parte 1: o planejamento do trabalho pedagógico</strong>. . Pipa Comunicação. 2016 Livro: PEREIRA, Teresa Avalos. <strong>Metodologias ativas de aprendizagem do Século XXI: integração das tecnologias educacionais</strong>. . Poisson. 2018

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        Provas

        Atividades

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        70%

        Individuais

        Em grupo

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        0%

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        Materiais


        Conhecimentos / Competências Desejados

        Para cursar a disciplina não é estritamente necessário que os alunos possuam conhecimento prévio em pedagogia ou em disciplinas relacionadas à informática na educação. No entanto, a existência de algumas competências e habilidades prévias pode favorecer a compreensão e o aproveitamento integral do conteúdo. Vale ressaltar que a disciplina é estruturada para a aprendizagem progressiva, permitindo que os alunos desenvolvam as habilidades necessárias ao longo da disciplina. É importante enfatizar que, mesmo sem essas competências prévias, os alunos podem aprender e desenvolver as habilidades necessárias durante o curso. A disciplina valoriza a diversidade de conhecimentos e experiências, explorando o que cada aluno já traz consigo. A abordagem pedagógica incentiva a participação ativa, leitura e discussão do material, proporcionando um ambiente de aprendizado inclusivo e acessível para todos os alunos, independentemente de sua bagagem prévia em pedagogia ou informática na educação.

        Tópicos

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        Professor

        Dennys Leite Maia
        Email: dennys@imd.ufrn.br
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        Créditos
      • Karoline da Paz Figueiredo de Macedo
      • Produtora