Trailer

Sinopse

A disciplina de Análise Computacional da Aprendizagem ministrada pela Prof.a Dr.a Isabel Dillmann Nunes tem por objetivo aproveitar os dados gerados pelos alunos em ambientes virtuais de aprendizagem, de tal forma que a disciplina estuda modelos de inteligência artificial para gerar insights para um professor ou para os próprios alunos sobre o comportamento deles dentro de uma disciplina, sendo virtual ou presencial.

Vídeo

Obstáculos

Os alunos da disciplina de Análise Computacional da Aprendizagem enfrentam desafios na compreensão e aplicação de modelos de inteligência artificial na educação. Mesmo sendo acessível para iniciantes, a necessidade de uma visão crítica sobre o uso de dados e algoritmos requer esforço considerável. A dificuldade aumenta na transição da teoria para a prática, especialmente ao usar ferramentas visuais e programação em Python, que pode ser difícil para aqueles com menos experiência. Além disso, a disciplina exige interesse pela área educacional e a capacidade de aplicar conhecimentos de forma crítica, o que pode ser um obstáculo para quem está mais focado nos aspectos técnicos.

Metodologias

Não há metodologias cadastradas

Perguntas Frequentes
  • Embora a disciplina explore modelos de inteligência artificial (IA), o foco principal é na análise crítica e prática de dados educacionais. O objetivo é capacitar os alunos a utilizarem IA para gerar insights sobre o comportamento de alunos e professores em ambientes educacionais. Não há uma abordagem profunda nos aspectos técnicos da IA, mas sim no seu uso prático para melhorar processos educacionais.
    A avaliação é composta por uma prova tradicional na primeira unidade, focada em conceitos teóricos e análise crítica de artigos científicos. Nas unidades seguintes, a avaliação é baseada em projetos práticos, onde os alunos aplicam os modelos de IA e análise de dados em cenários educacionais. Isso significa que a disciplina valoriza tanto a compreensão teórica quanto a aplicação prática dos conteúdos aprendidos.
    Não, a disciplina não exige conhecimento prévio em programação. Uma das ferramentas principais utilizadas, o Orange, é bastante visual e intuitiva, permitindo que alunos sem experiência em programação possam acompanhar e participar das atividades práticas. Para aqueles que já possuem conhecimentos em programação, é possível desenvolver projetos utilizando Python, mas isso não é obrigatório.
    2024

    Índices de aprovação

    Altere a data ou marque/desmarque a opção "Todos os períodos" para fazer uma nova busca.

    Aprovados 0%
    Reprovados 0%
    Nota média (todas as unidades)
    0
    Nota média por unidade
    Unidade 1 N/A
    Unidade 2 9.7
    Unidade 3 4.2

    Conteúdos
  • Ementa

    • 1. Conceitos de Learning Analytics; 2. Análise estatística aplicada à Educação; 3. Mineração de dados Educacionais; 4. Análise do sentimento; 5. Visualização de dados educacionais;

    Referências

    • Livro: Python para análise de dados: Site: Metodologia de Pesquisa Científica em Informática na Educação: Abordagem Quantitativa (Volume 2) Site: Mapping Learning Analytics initiatives in Latin America Site: Orange (para download) Site: Canal do Youtube do Orange Site: Análise de Texto e Sentimentos utilizando Orange Site: Sentiment Analysis Twitter com a Ferramenta Orange data mining open source Python Site: Análise de sentimentos com o Orange: percorrendo um texto Site: Calculadora de Coeficiente de Correlação Site: Orange donwload Site: Youtube Orange Site: Vídeo sobre pré-processamento de dados Site: Vídeo sobre Teste e Score Site: Vídeo sobre Regressão Site: Vídeo sobre Associação no Orange Site: Vídeo sobre Agrupamento (K-means) Site: Video sobre a diferença entre Agrupamento e Classificação

    Oferta/Matrícula


    Ofertas

    Última oferta: Buscando...

      Ofertas passadas
      Últimos 5 anos

        Classificações

        40%
        60%

        Clássicas

        Ativas

        50%
        50%

        Social

        Técnica

        30%
        70%

        Teórica

        Prática

        40%
        60%

        Provas

        Atividades

        40%
        60%

        Individuais

        Em grupo

        100%
        0%

        Presencial

        EAD


        Podcast


        Materiais


        Conhecimentos / Competências Desejados

        Para cursar Análise Computacional da Aprendizagem, é importante que os alunos tenham interesse em dados e educação. A disciplina, que aplica IA para melhorar o ensino, não exige conhecimentos prévios em programação, mas demanda uma visão crítica e habilidades práticas com ferramentas como o Orange. Competências em trabalho prático, aplicação teórica e colaboração também são essenciais.

        Tópicos

          Sem tópicos cadastrados



        Faça uma pergunta!

        Professor

        Isabel Dillmann Nunes
        Email: bel@imd.ufrn.br

        Créditos
      • Brenda Gomes da Silva
      • Produtora
        Ian Fernandes Franca
      • Produtor
        João Vitor Morais de Souza
      • Produtor
        Lucas Toshio Nascimento da Silva
      • Produtor
        Luiz Felipe de Araujo Bezerra
      • Produtor
        Ruth Carvalho Bento
      • Produtora
        Sabrina da Silva Barbosa
      • Produtora
        Sarah Maria do Nascimento Lima
      • Produtora