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Sinopse

O objetivo principal da disciplina de Pensamento Computacional é introduzir os alunos do curso de BTI aos fundamentos da lógica de programação. Esta matéria é essencial para que os alunos adquiram as habilidades necessárias para criar algoritmos, que são a base para o desenvolvimento de qualquer aplicação. Compreender um algoritmo envolve entender suas funções e seus objetivos finais. Ao longo do curso, os alunos serão apresentados aos conceitos iniciais de programação, utilizando tanto ferramentas de programação em bloco quanto a linguagem de programação textual Python.

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Obstáculos

A maior dificuldade dos alunos na disciplina de Pensamento Computacional se dá quando entram os primeiros conceitos de programação, para aqueles que nunca tiveram contato com a matéria é comum ver uma queda de desempenho na migração da linguagem visual para a linguagem textual. Porém ao longo do tempo com a resolução de exercícios que estimulam o pensamento lógico o aluno vai se familiarizando com a prática da programação conseguindo resolver os problemas de forma mais rápido e estruturada, dividindo um problema complexo em pequenas partes para, então, resolvê-las gradualmente a partir de trechos de código.

Metodologias

Não há metodologias cadastradas

Perguntas Frequentes
  • A disciplina é composta por três unidades, em que o peso da nota de cada unidade é dividido igualmente entre uma prova aplicada e atividades. Normalmente, é atribuída uma atividade por semana.
    Sim, é pré-requisito para introdução às técnicas de programação.
    Sim, é uma disciplina de base curricular em BTI, então é obrigatória. Há a prova de proficiência, no início do semestre para alunos que já tem a base da programação, alunos que já cursaram curso técnico nessa área, por exemplo. Então a prova possibilita que esses alunos não tenham a obrigatoriedade de cursar a disciplina, pois já entendem a área abordada pelas diretrizes.
    2024

    Índices de aprovação

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    Aprovados 0%
    Reprovados 0%
    Nota média (todas as unidades)
    0
    Nota média por unidade
    Unidade 1 N/A
    Unidade 2 9.7
    Unidade 3 4.2

    Conteúdos
  • Ementa

    • Introdução ao pensamento computacional: decomposição, reconhecimento de padrões, abstração, algoritmo (sequência de passos e formas de representação). Raciocínio lógico (dedutivo, indutivo e abdutivo) e lógico-matemático (problemas e jogos). Programação visual: princípios de programação, programas simples, programas intermediários, reutilização de código, compilação dos conceitos anteriores. Programação textual com linguagem procedural de alto nível: princípios de programação, programas simples, reutilização de código.

    Referências

    • Livro: Raciocínio lógico simplificado / Livro: Introdução à programação para engenharia : Livro: Algoritmos : Livro: RILEY, David; Hunt, Kenn. <strong>Computational Thinking for the Modern Problem Solver</strong>. ISBN: 978-1466587779. Chapman and Hall/CRC. 2014 Site: Olimpíada Brasileira de Informática Site: Olimpíada Brasileira de Matemática Site: Olimpíada Brasileira de Raciocínio Lógico Site: Hora do código Site: Olímpiada Brasileira de Raciocínio Lógico Site: Blockly games Site: Definição dos Grupo de Pensamento Computacional Livro: Linguagem C / Livro: C : Livro: Lógica de programação : Site: Code.org Site: Lightbot Site: Scratch Site: Python Livro: Ensine seus filhos a programar : Livro: Pense em python : Site: Diagnóstico (Forms) Site: Slide 01 - Pensamento computacional Site: Code.org - introdução acelerada à ciência da computação Site: pensamento-computacional (Material da Unidade 2) Site: Silde 02 - Algoritmos e programação estruturada Site: Auto avaliação Site: Opinião sobre a disciplina Site: Auto avaliação 2 Site: Scratch - Link cadastro turma Site: Tutoriais de Sracth Site: Slide 03 - Repetição e formas de representação Site: Exercícios Unidade 02 Site: python-zero (Material da Unidade 3) Site: Exercício Site: Ordem de apresentação dos grupos Site: Resolução da Prova da Segunda Unidade Site: Python para Zumbis Site: Pense em Python Livro: Use a cabeça! : Site: Guia de iniciantes Python Site: Lista de Exercícios Livro: Raciocínio lógico para concursos : Livro: Aprendendo lógica / Artigo: O pensamento computacional e a reinvenção do computador na educação, Site: Secretaria de Educação do Paraná - Pensamento Computacional Site: Curso de Pensamento Computacional do Google Livro: David Riley, Kenny A. Hunt. <strong>Computational Thinking for the Modern Problem Solver</strong>. . CRC Press. 2016 Site: Execução Passo a passo Site: Ideia de Lógica Dedutiva e Indutiva Site: Regras da Amarelinha Site: Code.org - Minecraft construindo repetições e incrementos Site: Caso dos zumbis e padres Site: Code Site: Feedback Site: Cronograma Site: O que é Pensamento Computacional? Site: Texto do Prof. Paulo Blikstein

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        Materiais


        Conhecimentos / Competências Desejados

        Raciocínio Lógico. O raciocínio lógico de um programador é uma de suas maiores ferramentas de trabalho. Para começar bem na matéria de Pensamento Computacional é bom que o aluno tenha um bom raciocínio lógico.

        Tópicos

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        Professor

        Aluízio Ferreira da Rocha Neto
        Email: aluizio@imd.ufrn.br
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