Trailer

Sinopse

A disciplina de Pensamento Computacional tem como principal objetivo proporcionar uma base sólida na lógica de programação. Este componente curricular é fundamental para o desenvolvimento de habilidades essenciais na criação de algoritmos, que são a base de qualquer aplicação de software. Ao longo do curso, os estudantes serão introduzidos aos primeiros conceitos de programação, utilizando tanto linguagens visuais em bloco quanto a programação textual em Python. A disciplina visa garantir que os alunos compreendam plenamente as funções e os objetivos finais dos algoritmos, capacitando-os a executar processos básicos e avançados no desenvolvimento de software.

Vídeo

Obstáculos

Dentre os principais obstáculos encontrados na disciplina, podemos citar: as deficiências na Educação Básica, uma vez que muitos alunos chegam à universidade sem uma base adequada em raciocínio lógico e pensamento crítico, habilidades que deveriam ser trabalhadas desde a educação básica. Isso afeta a capacidade deles de organizar ideias, entender e resolver problemas complexos. Além disso, há também a falta de colaboração, pois a disciplina de pensamento computacional, especialmente em um formato de ensino a distância (EAD), estimula mais o autodidatismo do que a colaboração entre os alunos. Isso pode ser um obstáculo, já que o trabalho em equipe é essencial no desenvolvimento de soluções tecnológicas. Outro problema são as limitações tecnológicas, haja vista que o formato EAD também exige que os alunos tenham acesso a um computador pessoal adequado. A falta de infraestrutura, como um computador com uma tela maior, pode dificultar o progresso dos alunos, especialmente quando precisam programar em linguagens textuais

Metodologias

Não há metodologias cadastradas

Perguntas Frequentes
  • A grande parte das notas da disciplina é feita online por meio de atividades ( listas; jogos ) e provas semelhantes ao aplicado nas atividades, também é feita uma prova presencial obrigatória.
    Sim! Todos os encontros e atividades realizados precisam de um computador. Em caso de falta de equipamento o IMD oferece algumas salas de informática.
    O pensamento computacional utiliza Python para ensinar seus alunos o básico de lógica de programação por ser extremamente simples e com vasta documentação.
    2024

    Índices de aprovação

    Altere a data ou marque/desmarque a opção "Todos os períodos" para fazer uma nova busca.

    Aprovados 0%
    Reprovados 0%
    Nota média (todas as unidades)
    0
    Nota média por unidade
    Unidade 1 N/A
    Unidade 2 9.7
    Unidade 3 4.2

    Conteúdos
  • Ementa

    • Introdução ao pensamento computacional: decomposição, reconhecimento de padrões, abstração, algoritmo (sequência de passos e formas de representação). Raciocínio lógico (dedutivo, indutivo e abdutivo) e lógico-matemático (problemas e jogos). Programação visual: princípios de programação, programas simples, programas intermediários, reutilização de código, compilação dos conceitos anteriores. Programação textual com linguagem procedural de alto nível: princípios de programação, programas simples, reutilização de código.

    Referências

    • Livro: Raciocínio lógico simplificado / Livro: Introdução à programação para engenharia : Livro: Algoritmos : Livro: RILEY, David; Hunt, Kenn. <strong>Computational Thinking for the Modern Problem Solver</strong>. ISBN: 978-1466587779. Chapman and Hall/CRC. 2014 Site: Olimpíada Brasileira de Informática Site: Olimpíada Brasileira de Matemática Site: Olimpíada Brasileira de Raciocínio Lógico Site: Hora do código Site: Olímpiada Brasileira de Raciocínio Lógico Site: Blockly games Site: Definição dos Grupo de Pensamento Computacional Livro: Linguagem C / Livro: C : Livro: Lógica de programação : Site: Code.org Site: Lightbot Site: Scratch Site: Python Livro: Ensine seus filhos a programar : Livro: Pense em python : Site: Diagnóstico (Forms) Site: Slide 01 - Pensamento computacional Site: Code.org - introdução acelerada à ciência da computação Site: pensamento-computacional (Material da Unidade 2) Site: Silde 02 - Algoritmos e programação estruturada Site: Auto avaliação Site: Opinião sobre a disciplina Site: Auto avaliação 2 Site: Scratch - Link cadastro turma Site: Tutoriais de Sracth Site: Slide 03 - Repetição e formas de representação Site: Exercícios Unidade 02 Site: python-zero (Material da Unidade 3) Site: Exercício Site: Ordem de apresentação dos grupos Site: Resolução da Prova da Segunda Unidade Site: Python para Zumbis Site: Pense em Python Livro: Use a cabeça! : Site: Guia de iniciantes Python Site: Lista de Exercícios Livro: Raciocínio lógico para concursos : Livro: Aprendendo lógica / Artigo: O pensamento computacional e a reinvenção do computador na educação, Site: Secretaria de Educação do Paraná - Pensamento Computacional Site: Curso de Pensamento Computacional do Google Livro: David Riley, Kenny A. Hunt. <strong>Computational Thinking for the Modern Problem Solver</strong>. . CRC Press. 2016 Site: Execução Passo a passo Site: Ideia de Lógica Dedutiva e Indutiva Site: Regras da Amarelinha Site: Code.org - Minecraft construindo repetições e incrementos Site: Caso dos zumbis e padres Site: Code Site: Feedback Site: Cronograma Site: O que é Pensamento Computacional? Site: Texto do Prof. Paulo Blikstein

    Oferta/Matrícula


    Ofertas

    Última oferta: Buscando...

      Ofertas passadas
      Últimos 5 anos

        Classificações

        40%
        60%

        Clássicas

        Ativas

        20%
        80%

        Social

        Técnica

        40%
        60%

        Teórica

        Prática

        10%
        90%

        Provas

        Atividades

        50%
        50%

        Individuais

        Em grupo

        10%
        90%

        Presencial

        EAD


        Podcast


        Materiais


        Conhecimentos / Competências Desejados

        Raciocínio lógico; Matemática Básica; Noções de como usar computadores; Conhecimento básico de língua inglesa.

        Tópicos

          Sem tópicos cadastrados



        Faça uma pergunta!

        Professor

        Charles Andryê Galvão Madeira
        Email: charles@imd.ufrn.br

        Créditos
      • José Ribamar de Araújo Júnior
      • Produtor
        Kaio Victor Alves da Rocha
      • Produtor
        Matheus André Souza Cirilo
      • Produtor
        Matheus Henrique Ferreira da Silva
      • Produtor
        Pedro Henrique de Sousa Varela
      • Produtor
        Raquel dos Santos Garcia
      • Produtora
        Tiago Rodrigues dos Santos
      • Produtor