Trailer
Sinopse
A disciplina de Práticas de Leitura em Inglês, conhecida também como PLI, é uma das matérias obrigatórias ofertadas no 1o semestre do curso de Bacharelado em Tecnologia da Informação. Seu principal objetivo é introduzir o uso de estratégias de leitura em diferentes gêneros discursivos, com ênfase em textos em língua inglesa relacionados à área de Tecnologia da Informação, a fim de capacitar o aluno a ler textos em língua inglesa de interesse geral e específico.
Vídeo
Obstáculos
A maior dificuldade apresentada é com a própria língua inglesa, que
normalmente não é ensinada de forma satisfatória no ensino básico e acaba
prejudicando os alunos que chegam na graduação com um grande déficit. Dessa
forma, a disciplina tem um caráter nivelador, começando no nível mais básico e
progredindo gradualmente, a fim de abarcar as necessidades de todos os tipos de
alunos.
Metodologias
Não há metodologias cadastradas
Perguntas Frequentes
A disciplina de práticas de leitura em inglês não necessita de um
conhecimento prévio aprofundado, visto que o principal objetivo da matéria é
desenvolver no discente técnicas para uma bom entendimento da língua,
principalmente no quesito leitura.
Entender a língua inglesa é essencial para profissionais da área de TI, pois a
maioria das linguagens de programação utiliza palavras-chave em inglês, e muitas
das comunidades de desenvolvimento, como fóruns e grupos de discussão, operam
predominantemente nesse idioma. Além disso, o domínio do inglês abre portas para
oportunidades de trabalho em empresas multinacionais e facilita a colaboração em
projetos internacionais.
2024
Índices de aprovação
Altere a data ou marque/desmarque a opção "Todos os
períodos" para fazer uma nova busca.
Buscando dados...
Aprovados
0%
Reprovados
0%
Nota média (todas as unidades)
0
Nota média por unidade
Unidade 1
N/A
Unidade 2
9.7
Unidade 3
4.2
Conteúdos
Ementa
-
Introdução ao uso de estratégias de leitura em gêneros discursivos variados e práticas de leitura em língua inglesa na área de Tecnologia da Informação (TI).
Referências
-
Livro: CRUZ, Décio Torres. <strong>English online</strong>: inglês instrumental para informática. 1. ed. Barueri: Disal, 2013. 391 p. ISBN: 859017851.
Livro: GLENDINNING, Eric H; HOLMSTRÖM, Beverly A. S. <strong>Study reading</strong>: a course in reading skills for academic purposes. 2nd ed. Cambridge: Cambridge University, c2004. 159 p. ISBN: 9780521547765.
Livro: MUNHOZ, Rosângela. <strong>Inglês instrumental</strong>: estratégias de leitura : modulo 1. São Paulo: Texto Novo, 2003. 111 p. ISBN: 8585734367.
Livro: MUNHOZ, Rosângela. <strong>Inglês instrumental</strong>: estratégias de leitura : módulo 2. Sao Paulo: Texto Novo, 2004. 134 p. ISBN: 858573440.
Livro: ENGLISH for specific purposes: a case study approach. London: Longman, 1978. (applied linguistics and language study) ISBN: 0582550904.
Livro: Tapestry reading 1 /
Livro: Tapestry reading 2 /
Livro: Tapestry reading 3 /
Livro: Tapestry reading 4 /
Livro: Study reading :
Livro: Inglês.com.textos para informática /
Livro: English online :
Livro: Inglês instrumental :
Livro: SOUZA, A. G. F.; ABSY, C. A.; COSTA, G. C.; MELLO, L. F.. <strong>Leitura em Língua Inglesa: uma abordagem instrumental.</strong>. 2. São Paulo: Disal.. 2010
Artigo: A língua inglesa na formação pré-universitária como instrumento facilitador para o manuseio de manais instrucionais por estagiários em informática do CEFET-PR
Livro: Essential grammar in use :
Livro: Munhoz, Rosângela.. <strong>Inglês instrumental :</strong>. . Texto Novo,. 2003.
Oferta/Matrícula
Ofertas
Última oferta: Buscando...
Ofertas passadas
Últimos 5 anos
Classificações
50%
50%
Clássicas
Ativas
50%
50%
Social
Técnica
50%
50%
Teórica
Prática
50%
50%
Provas
Atividades
50%
50%
Individuais
Em grupo
50%
50%
Presencial
EAD
Podcast
Conhecimentos / Competências Desejados
Por ser uma disciplina obrigatória com carga horária de apenas 30h e dada
nos primeiros semestres do curso do Bacharelado em Tecnologia da Informação,
PLI é uma introdução ao estudo da língua inglesa, não requerendo um
conhecimento prévio aprofundado. Assim, ela serve de base para os alunos, que,
dada a natureza do curso, precisarão de habilidades de leitura em inglês durante
toda a vida acadêmica e profissional.
Tópicos
Sem tópicos cadastrados