Trailer

Sinopse

Jogos, filmes, séries, livros.... Sabe o que todos têm em comum? Todos influenciam suas escolhas e sua visão de mundo. Nessa disciplina, é possível entender um pouco mais sobre comunicação, mídia e educação: não só suas definições, mas também o impacto que elas têm sobre nós, suas mudanças e como elas se correlacionam. Uma disciplina para te fazer refletir e debater acerca de diversos tópicos.

Vídeo

Obstáculos

Na disciplina, alguns alunos encontram dificuldade em lidar com tarefas menos estruturadas (algo que se assemelha mais aos modelos de problemas reais), algo que também exige certa criatividade do indivíduo. Além disso, a maior carga de produção discursiva também é algo que pode ser visto como um obstáculo.

Metodologias

Debates Aula dialogada Gamificação

Perguntas Frequentes
  • Não, ela não possui outra disciplina como pré-requisito.
    Comunicação: formas de representação dos significados, diferentes linguagens e processos cognitivos; Conceitos de mídias e tecnologias; Mídias pré e pós computador e internet: livro, jornal, TV, rádio, cinema, CD, DVD, hipertexto, multimídia, hipermídia, etc.; Relações entre comunicação, mídia e educação; Mídias interativas: manipulações da forma e conteúdo, simulações, etc.; Autoria de mídias: criação de conteúdo, compartilhamento, colaboração, etc.
    A carga horária da disciplina é de 60 horas.
    2024

    Índices de aprovação

    Altere a data ou marque/desmarque a opção "Todos os períodos" para fazer uma nova busca.

    Aprovados 0%
    Reprovados 0%
    Nota média (todas as unidades)
    0
    Nota média por unidade
    Unidade 1 N/A
    Unidade 2 9.7
    Unidade 3 4.2

    Conteúdos
  • Ementa

    • Comunicação: formas de representação dos significados, diferentes linguagens e processos cognitivos; Conceitos de mídias e tecnologias; Mídias pré e pós computador e internet: livro, jornal, TV, rádio, cinema, CD, DVD, hipertexto, multimídia, hipermídia, etc.; Relações entre comunicação, mídia e educação; Mídias interativas: manipulações da forma e conteúdo, simulações, etc.; Autoria de mídias: criação de conteúdo, compartilhamento, colaboração, etc.

    Referências

    • Livro: ALTHUSSER, Louis; ALBUQUERQUE, J. A. Guilhon. <strong>Aparelhos ideológicos de estado</strong>: nota sobre os aparelhos ideológicos de estado. 6. ed. Rio de Janeiro: Graal, 1992. 127 p. (Biblioteca de ciências sociais. Politica, 25) Livro: BAKHTIN, M. M. <strong>Marxismo e filosofia da linguagem</strong>: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. 2.ed. São Paulo: Hucitec, 1981. 196p. (Linguagem e cultura, 3) ISBN: 852710041. Livro: FREIRE, Eugênio Paccelli Aguiar. <strong>Podcast na educação brasileira</strong>: natureza, potencialidades e implicações de uma tecnologia da comunicação. Natal, RN: 2013. 308 f. Tese (Doutorado) -Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Centro de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Educação. Livro: FREIRE, Paulo. <strong>Extensão ou comunicação?</strong>. 8. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985. 93p. (Coleção O mundo hoje, v.24) Livro: GADOTTI, Moacir. <strong>Comunicação docente</strong>: ensaio de caracterização da relação educadora. 3.ed. rev. ampl. São Paulo: Loyola, 1972. 142p. Livro: LITTO, Fredric M; FORMIGA, Manuel Marcos Maciel. <strong>Educação a distância</strong>: o estado da arte. São Paulo: Prentice-Hall, 2009. 461 p. (Humanidades/educação) ISBN: 9788576051978. Livro: SCHAFF, Adam; MACHADO, Carlos Eduardojordão; OBOJES, Luiz Arturo. <strong>A sociedade informática</strong>: as consequências sociais da segunda revolução industrial. 4. ed. São Paulo: Brasiliense, 1993. 157 p. ISBN: 8511140816. Livro: WOLF, Mauro. <strong>Teoria das Comunicações de Massa</strong>. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2005. 295 p. ISBN: 8533621191. Livro: Aparelhos ideológicos de estado : Livro: Marxismo e filosofia da linguagem : Livro: Extensão ou comunicação ? / Livro: Comunicação docente : Livro: Educação a distância : Livro: A sociedade informática :

    Oferta/Matrícula


    Ofertas

    Última oferta: Buscando...

      Ofertas passadas
      Últimos 5 anos

        Classificações

        40%
        60%

        Clássicas

        Ativas

        100%
        0%

        Social

        Técnica

        60%
        40%

        Teórica

        Prática

        20%
        80%

        Provas

        Atividades

        20%
        80%

        Individuais

        Em grupo

        100%
        0%

        Presencial

        EAD


        Podcast


        Materiais

        Sem materiais disponiveis...

        Conhecimentos / Competências Desejados

        Para poder aproveitar da disciplina da melhor forma possível, o mais importante é a abertura ao questionamento. Além disso, é essencial que o estudante apresente capacidade reflexiva, que será exercitada durante e após as aulas.

        Tópicos

          Sem tópicos cadastrados



        Faça uma pergunta!

        Professor

        Eugênio Paccelli Aguiar Freire
        Email: eugenio@imd.ufrn.br

        Créditos
      • Ester de Lucena Paiva
      • Produtora
        Carlos Eduardo dos Santos Garabito
      • Produtor
        João Carlos de Magalhães Rodrigues
      • Produtor
        Maria Eduarda da Silva Ribeiro
      • Produtora
        Sara Torquato Reyes
      • Produtora
        Yasmin Pinheiro Azevedo
      • Produtora