Trailer
Sinopse
Jogos, filmes, séries, livros.... Sabe o que todos têm em comum? Todos influenciam suas escolhas e sua visão de mundo. Nessa disciplina, é possível entender um pouco mais sobre comunicação, mídia e educação: não só suas definições, mas também o impacto que elas têm sobre nós, suas mudanças e como elas se correlacionam. Uma disciplina para te fazer refletir e debater acerca de diversos tópicos.
Vídeo
Obstáculos
Na disciplina, alguns alunos encontram dificuldade em lidar com tarefas menos
estruturadas (algo que se assemelha mais aos modelos de problemas reais), algo
que também exige certa criatividade do indivíduo. Além disso, a maior carga de
produção discursiva também é algo que pode ser visto como um obstáculo.
Metodologias
DebatesPerguntas Frequentes
Não, ela não possui outra disciplina como pré-requisito.
Comunicação: formas de representação dos significados, diferentes linguagens e
processos cognitivos; Conceitos de mídias e tecnologias; Mídias pré e pós
computador e internet: livro, jornal, TV, rádio, cinema, CD, DVD, hipertexto,
multimídia, hipermídia, etc.; Relações entre comunicação, mídia e educação; Mídias
interativas: manipulações da forma e conteúdo, simulações, etc.; Autoria de mídias:
criação de conteúdo, compartilhamento, colaboração, etc.
A carga horária da disciplina é de 60 horas.
2024
Índices de aprovação
Altere a data ou marque/desmarque a opção "Todos os
períodos" para fazer uma nova busca.
Buscando dados...
Aprovados
0%
Reprovados
0%
Nota média (todas as unidades)
0
Nota média por unidade
Unidade 1
N/A
Unidade 2
9.7
Unidade 3
4.2
Conteúdos
Ementa
-
Comunicação: formas de representação dos significados, diferentes linguagens e processos cognitivos; Conceitos de mídias e tecnologias; Mídias pré e pós computador e internet: livro, jornal, TV, rádio, cinema, CD, DVD, hipertexto, multimídia, hipermídia, etc.; Relações entre comunicação, mídia e educação; Mídias interativas: manipulações da forma e conteúdo, simulações, etc.; Autoria de mídias: criação de conteúdo, compartilhamento, colaboração, etc.
Referências
-
Livro: ALTHUSSER, Louis; ALBUQUERQUE, J. A. Guilhon. <strong>Aparelhos ideológicos de estado</strong>: nota sobre os aparelhos ideológicos de estado. 6. ed. Rio de Janeiro: Graal, 1992. 127 p. (Biblioteca de ciências sociais. Politica, 25)
Livro: BAKHTIN, M. M. <strong>Marxismo e filosofia da linguagem</strong>: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. 2.ed. São Paulo: Hucitec, 1981. 196p. (Linguagem e cultura, 3) ISBN: 852710041.
Livro: FREIRE, Eugênio Paccelli Aguiar. <strong>Podcast na educação brasileira</strong>: natureza, potencialidades e implicações de uma tecnologia da comunicação. Natal, RN: 2013. 308 f. Tese (Doutorado) -Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Centro de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Livro: FREIRE, Paulo. <strong>Extensão ou comunicação?</strong>. 8. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985. 93p. (Coleção O mundo hoje, v.24)
Livro: GADOTTI, Moacir. <strong>Comunicação docente</strong>: ensaio de caracterização da relação educadora. 3.ed. rev. ampl. São Paulo: Loyola, 1972. 142p.
Livro: LITTO, Fredric M; FORMIGA, Manuel Marcos Maciel. <strong>Educação a distância</strong>: o estado da arte. São Paulo: Prentice-Hall, 2009. 461 p. (Humanidades/educação) ISBN: 9788576051978.
Livro: SCHAFF, Adam; MACHADO, Carlos Eduardojordão; OBOJES, Luiz Arturo. <strong>A sociedade informática</strong>: as consequências sociais da segunda revolução industrial. 4. ed. São Paulo: Brasiliense, 1993. 157 p. ISBN: 8511140816.
Livro: WOLF, Mauro. <strong>Teoria das Comunicações de Massa</strong>. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2005. 295 p. ISBN: 8533621191.
Livro: Aparelhos ideológicos de estado :
Livro: Marxismo e filosofia da linguagem :
Livro: Extensão ou comunicação ? /
Livro: Comunicação docente :
Livro: Educação a distância :
Livro: A sociedade informática :
Oferta/Matrícula
Ofertas
Última oferta: Buscando...
Ofertas passadas
Últimos 5 anos
Classificações
40%
60%
Clássicas
Ativas
100%
0%
Social
Técnica
60%
40%
Teórica
Prática
20%
80%
Provas
Atividades
20%
80%
Individuais
Em grupo
100%
0%
Presencial
EAD
Podcast
Materiais
Sem materiais disponiveis...
Conhecimentos / Competências Desejados
Para poder aproveitar da disciplina da melhor forma possível, o mais importante é a
abertura ao questionamento. Além disso, é essencial que o estudante apresente
capacidade reflexiva, que será exercitada durante e após as aulas.
Tópicos
Sem tópicos cadastrados