Trailer

Sinopse

A análise combinatória é uma área matemática que busca resoluções para diferentes problemas de contagem e organização de elementos, levando em conta restrições e necessidades específicas. Durante o estudo resolvemos questões como “de quantos modos podemos organizar pessoas em uma mesa?” ou “quantas senhas diferentes conseguimos fazer com X caracteres?” utilizando diferentes cálculos matemáticos para cada situação, como permutações, arranjos e combinações. Nesta entrevista com a professora Rafaela Horacina do Instituto Metrópole Digital, iremos expor as principais informações sobre a disciplina para um melhor entendimento do funcionamento das aulas.

Vídeo

Obstáculos

Uma das grandes dificuldades encontradas pelos alunos no estudo da análise combinatória grande parte das vezes não está nos cálculos em si, mas na análise e interpretação dos problemas propostos, vistos que são situações que dependem de certo grau de imaginação do estudante para visualizar o que está sendo pedido, perceber os detalhes desse problema e encontrar a solução. Além disso, o maior obstáculo dos alunos está em como formular uma explicação para as questões de provas e atividades, em que o cálculo e a lógica podem ser de fácil entendimento, mas o estudante pode ter dificuldade em colocar seu raciocínio no papel.

Metodologias

Não há metodologias cadastradas

Perguntas Frequentes
  • Apesar dos conceitos serem os mesmos, enquanto no ensino médio são estudadas apenas as fórmulas para a resolução das questões, no curso de TI a lógica por trás destas fórmulas e conceitos é desenvolvida a partir do início. Além disso, um diferencial do curso de TI é o estudo da modelagem recursiva, que não se tem contato no ensino básico.
    O conteúdo aprendido na disciplina de análise combinatória serve, dentre outras aplicações, para auxiliar o técnico de TI no contato frequente com dados presentes no trabalho deste profissional. Não apenas isso, auxilia também na análise e entendimento de problemas de probabilidade, conhecimento também muito útil na área de TI.
    2024

    Índices de aprovação

    Altere a data ou marque/desmarque a opção "Todos os períodos" para fazer uma nova busca.

    Aprovados 0%
    Reprovados 0%
    Nota média (todas as unidades)
    0
    Nota média por unidade
    Unidade 1 N/A
    Unidade 2 9.7
    Unidade 3 4.2

    Conteúdos
  • Ementa

    • 1. Conjuntos 1.1 Representação; 1.2 Operações de união, interseção, complemento e suas propriedades. 2. Princípios de Contagem 2.1 Princípio aditivo e princípio multiplicativo; 2.2 Fatoriais, permutações, arranjos e combinações; 2.3 Princípio da inclusão e exclusão; 2.4 Princípio da casa dos pombos. 3. Coeficientes Binomiais 3.1. Triângulo e fórmula de Pascal; 3.2. Binômio de Newton. 4. Contando recursivamente.

    Referências

    • Livro: Análise combinatória e probabilidade : Livro: Álgebra II : Livro: Introdução à combinatória e probabilidade / Livro: Probabilidade : Site: Material Guia - Em construção Livro: Mathematics of Choice: Or, How to Count Without Counting Livro: Análise combinatória e probabilidade / Site: Conjuntos - Artigo da Wikipedia sobre Site: Material Base Livro: Mathematics of choice : Livro: Exercícios comentados de análise combinatória / Livro: Introdução á análise combinatória / Livro: Análise Combinatória e probabilidade Livro: Uma Ferramenta didática para ajudar na fixação dos conceitos introdutórios de análise combinatória/

    Oferta/Matrícula


    Ofertas

    Última oferta: Buscando...

      Ofertas passadas
      Últimos 5 anos

        Classificações

        60%
        40%

        Clássicas

        Ativas

        20%
        80%

        Social

        Técnica

        40%
        60%

        Teórica

        Prática

        90%
        10%

        Provas

        Atividades

        100%
        0%

        Individuais

        Em grupo

        100%
        0%

        Presencial

        EAD


        Podcast


        Materiais


        Conhecimentos / Competências Desejados

        Para entendimento da disciplina é necessário conhecimento de matemática básica e capacidade de interpretação de texto, devido a natureza das questões propostas. Não é necessário ter tido contato prévio com a análise combinatória em si, pois o conteúdo é visto do zero.

        Tópicos

          Sem tópicos cadastrados



        Faça uma pergunta!

        Professor

        Rafaela Horacina Silva Rocha Soares
        Email: rafaelahoracina@dimap.ufrn.br

        Créditos
      • Akira Vitor De Lima Yamazaki
      • Produtor
        Antonio Gabriel De Araújo Silva
      • Produtor
        Brunno Ferreira De Oliveira Santos
      • Produtor
        Guilherme De Oliveira Matias
      • Produtor
        Luis Gustavo Pereira Nunes
      • Produtor
        Maurício Costa Pires
      • Produtor
        Renan Negreiros De Gregório Jordão
      • Produtor