Trailer
Sinopse
A disciplina de Tecnologia da Informação e Sociedade no BTI é projetada para introduzir os estudantes ao pensamento filosófico sobre a tecnologia e seu impacto na sociedade, visando promover uma compreensão de como influenciamos o mundo por meio da tecnologia e como ela, por sua vez, nos molda. Junte-se a nós para saber mais a respeito da abordagem da disciplina, suas metodologias e atividades inovadoras.
Vídeo
Obstáculos
Ao lidar com conceitos das humanidades, muitos alunos podem
acreditar que o senso comum é suficiente para responder à prova teórica. No
entanto, é essencial compreender e aplicar os conceitos discutidos em sala de aula.
Além disso, durante os projetos ao longo da disciplina, a expressão verbal pode
representar um desafio adicional.
Metodologias
Não há metodologias cadastradas
2024
Índices de aprovação
Altere a data ou marque/desmarque a opção "Todos os
períodos" para fazer uma nova busca.
Buscando dados...
Aprovados
0%
Reprovados
0%
Nota média (todas as unidades)
0
Nota média por unidade
Unidade 1
N/A
Unidade 2
9.7
Unidade 3
4.2
Conteúdos
Ementa
-
Sociedade da Informação. Impactos da Tecnologia de Informação. Aspectos sociais, culturais, ambientais, e de respeito às pessoas e às suas diferenças relacionados com uso e desenvolvimento de Tecnologia da Informação. Ética em Computação. Áreas da Computação. Mercado de Trabalho em TI.
Referências
-
Livro: CASTELLS, Manuel; MAJER, Roneide Venâncio; GERHARDT, Klauss Brandini. <strong>A sociedade em rede</strong>. 8. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2005. 698 p. (A era da informação: economia, sociedade e cultura, 1) ISBN: 8521903294.
Livro: SCHAFF, Adam. <strong>A sociedade informática</strong>: as consequências sociais da segunda revolução industrial. 4. ed. São Paulo: Ed. UNESP Brasiliense, 1995. 157 p. ISBN: 8511140816.
Livro: DUPAS, Gilberto. <strong>Ética e poder na sociedade da informação</strong>: de como a autonomia das novas tecnologias obriga a rever o mito do progresso. 2. ed. São Paulo: UNESP, c2000. 134 p. ISBN: 8571393516.
Livro: BARGER, Robert N. <strong>Ética na computação</strong>: uma abordagem baseada em casos. Rio de Janeiro: LTC, 2011. 226 p. ISBN: 9788521617761.
Livro: KENSKI, Vani Moreira. <strong>Educação e tecnologias</strong>: o novo ritmo da informação. 8. ed. Campinas: Papirus, 2011. 141 p. (Papirus educação) ISBN: 9788530808280.
Livro: AMARAL, Roberto. <strong>Ciência e tecnologia</strong>: desenvolvimento e inclusão social. 2.ed. Brasília: UNESCO Ministério da Ciência e Tecnologia, 2003. 128p.
Livro: CASTELLS, Manuel. <strong>A sociedade em rede</strong>. São Paulo: Paz e Terra, 2010. 698 p. (A era da informação : economia, sociedade e cultura, 1) ISBN: 8521903294.
Livro: DUPAS, Gilberto. <strong>Ética e poder na sociedade da informação</strong>: de como a autonomia das novas tecnologias obriga a rever o mito do progresso. 2. ed. São Paulo: UNESP, c2000. 134 p. ISBN: 8571393516.
Livro: FERREIRA, Anderson Jackle. <strong>Inclusão digital de idosos</strong>: a descoberta de um novo mundo. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008. 149p. ISBN: 9788574308081.
Livro: SCHAFF, Adam; MACHADO, Carlos Eduardojordão; OBOJES, Luiz Arturo. <strong>A sociedade informática</strong>: as consequências sociais da segunda revolução industrial. 4. ed. São Paulo: Brasiliense, 1993. 157 p. ISBN: 8511140816.
Livro: DAGNINO, Renato. <strong>Tecnologia social</strong>: ferramenta para construir outra sociedade. Campinas, SP: s.n., 2009. 183 p. ISBN: 9788585369088.
Livro: BARGER, Robert N. <strong>Ética na computação</strong>: uma abordagem baseada em casos. Rio de Janeiro: LTC, 2011. 226 p. ISBN: 9788521617761.
Livro: AMARAL, Roberto. <strong>Ciência e tecnologia</strong>: desenvolvimento e inclusão social. 2.ed. Brasília: UNESCO Ministério da Ciência e Tecnologia, 2003. 128p.
Livro: SANCHO, Juana M (Org). <strong>Para uma tecnologia educacional</strong>. Porto Alegre: ARTMED, 2001. 327p. ISBN: 8573074310.
Livro: LÉVY, Pierre. <strong>As tecnologias da inteligência</strong>: o futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: Ed.34, 1993. 208p. (Coleção TRANS) ISBN: 8585490152.
Artigo: Tecnologia: buscando uma definição para o conceito
Livro: DAWKINS, Richard. <strong>O gene egoísta</strong>. São Paulo: Companhia das Letras, 2007. 540 p.
Livro: SIQUEIRA, Ethevaldo. <strong>2015 como viveremos</strong>: o impacto das tecnologias da informação e da comunicação na vida humana, na próxima década, segundo a visão de 50 famosos cientistas e futurologistas do Brasil e do mundo. São Paulo: Saraiva, 2005. 333 p. ISBN: 8502050141.
Livro: MASIERO, Paulo Cesar. <strong>Ética em computação</strong>. 1. ed. São Paulo, SP: EDUSP, c2000. 213p. (Acadêmica, 32) ISBN: 9788531405754.
Livro: DAGNINO, Renato (Org). <strong>Tecnologia social</strong>: ferramenta para construir outra sociedade. Campinas, SP: s.n., 2009. 183 p. ISBN: 9788585369088.
Livro: KENSKI, Vani Moreira. <strong>Educação e tecnologias</strong>: o novo ritmo da informação. 8. ed. Campinas: Papirus, 2011. 141 p. (Papirus educação) ISBN: 9788530808280.
Livro: SCHAFF, Adam. <strong>A sociedade informática</strong>: as consequências sociais da segunda revolução industrial. 4. ed. São Paulo: Ed. UNESP Brasiliense, 1995. 157 p. ISBN: 8511140816.
Livro: CASTELLS, Manuel. <strong>A sociedade em rede</strong>. São Paulo: Paz e Terra, 2010. 698 p. (A era da informação : economia, sociedade e cultura, 1) ISBN: 8521903294.
Livro: CASTELLS, Manuel. <strong>A sociedade em rede</strong>. São Paulo: Paz e Terra, 2012. 698 p. (A era da informação : economia, sociedade e cultura, 1) ISBN: 8521903294.
Livro: A sociedade em rede /
Livro: Ciência e tecnologia :
Oferta/Matrícula
Ofertas
Última oferta: Buscando...
Ofertas passadas
Últimos 5 anos
Classificações
20%
80%
Clássicas
Ativas
90%
10%
Social
Técnica
50%
50%
Teórica
Prática
30%
70%
Provas
Atividades
40%
60%
Individuais
Em grupo
100%
0%
Presencial
EAD
Podcast
Conhecimentos / Competências Desejados
Não é necessário ter conhecimento
prévio específico, mas é fundamental que o aluno esteja disposto a questionar suas
próprias crenças, moralidades e ceticismos. A disciplina utiliza o método da
provocação para estimular a reflexão e o desenvolvimento do pensamento crítico.
Tópicos
Sem tópicos cadastrados