Trailer

Sinopse

A disciplina de Tecnologia da Informação e Sociedade no BTI é projetada para introduzir os estudantes ao pensamento filosófico sobre a tecnologia e seu impacto na sociedade, visando promover uma compreensão de como influenciamos o mundo por meio da tecnologia e como ela, por sua vez, nos molda. Junte-se a nós para saber mais a respeito da abordagem da disciplina, suas metodologias e atividades inovadoras.

Vídeo

Obstáculos

Ao lidar com conceitos das humanidades, muitos alunos podem acreditar que o senso comum é suficiente para responder à prova teórica. No entanto, é essencial compreender e aplicar os conceitos discutidos em sala de aula. Além disso, durante os projetos ao longo da disciplina, a expressão verbal pode representar um desafio adicional.

Metodologias

Não há metodologias cadastradas

2024

Índices de aprovação

Altere a data ou marque/desmarque a opção "Todos os períodos" para fazer uma nova busca.

Aprovados 0%
Reprovados 0%
Nota média (todas as unidades)
0
Nota média por unidade
Unidade 1 N/A
Unidade 2 9.7
Unidade 3 4.2

Conteúdos
  • Ementa

    • Sociedade da Informação. Impactos da Tecnologia de Informação. Aspectos sociais, culturais, ambientais, e de respeito às pessoas e às suas diferenças relacionados com uso e desenvolvimento de Tecnologia da Informação. Ética em Computação. Áreas da Computação. Mercado de Trabalho em TI.

    Referências

    • Livro: CASTELLS, Manuel; MAJER, Roneide Venâncio; GERHARDT, Klauss Brandini. <strong>A sociedade em rede</strong>. 8. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2005. 698 p. (A era da informação: economia, sociedade e cultura, 1) ISBN: 8521903294. Livro: SCHAFF, Adam. <strong>A sociedade informática</strong>: as consequências sociais da segunda revolução industrial. 4. ed. São Paulo: Ed. UNESP Brasiliense, 1995. 157 p. ISBN: 8511140816. Livro: DUPAS, Gilberto. <strong>Ética e poder na sociedade da informação</strong>: de como a autonomia das novas tecnologias obriga a rever o mito do progresso. 2. ed. São Paulo: UNESP, c2000. 134 p. ISBN: 8571393516. Livro: BARGER, Robert N. <strong>Ética na computação</strong>: uma abordagem baseada em casos. Rio de Janeiro: LTC, 2011. 226 p. ISBN: 9788521617761. Livro: KENSKI, Vani Moreira. <strong>Educação e tecnologias</strong>: o novo ritmo da informação. 8. ed. Campinas: Papirus, 2011. 141 p. (Papirus educação) ISBN: 9788530808280. Livro: AMARAL, Roberto. <strong>Ciência e tecnologia</strong>: desenvolvimento e inclusão social. 2.ed. Brasília: UNESCO Ministério da Ciência e Tecnologia, 2003. 128p. Livro: CASTELLS, Manuel. <strong>A sociedade em rede</strong>. São Paulo: Paz e Terra, 2010. 698 p. (A era da informação : economia, sociedade e cultura, 1) ISBN: 8521903294. Livro: DUPAS, Gilberto. <strong>Ética e poder na sociedade da informação</strong>: de como a autonomia das novas tecnologias obriga a rever o mito do progresso. 2. ed. São Paulo: UNESP, c2000. 134 p. ISBN: 8571393516. Livro: FERREIRA, Anderson Jackle. <strong>Inclusão digital de idosos</strong>: a descoberta de um novo mundo. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008. 149p. ISBN: 9788574308081. Livro: SCHAFF, Adam; MACHADO, Carlos Eduardojordão; OBOJES, Luiz Arturo. <strong>A sociedade informática</strong>: as consequências sociais da segunda revolução industrial. 4. ed. São Paulo: Brasiliense, 1993. 157 p. ISBN: 8511140816. Livro: DAGNINO, Renato. <strong>Tecnologia social</strong>: ferramenta para construir outra sociedade. Campinas, SP: s.n., 2009. 183 p. ISBN: 9788585369088. Livro: BARGER, Robert N. <strong>Ética na computação</strong>: uma abordagem baseada em casos. Rio de Janeiro: LTC, 2011. 226 p. ISBN: 9788521617761. Livro: AMARAL, Roberto. <strong>Ciência e tecnologia</strong>: desenvolvimento e inclusão social. 2.ed. Brasília: UNESCO Ministério da Ciência e Tecnologia, 2003. 128p. Livro: SANCHO, Juana M (Org). <strong>Para uma tecnologia educacional</strong>. Porto Alegre: ARTMED, 2001. 327p. ISBN: 8573074310. Livro: LÉVY, Pierre. <strong>As tecnologias da inteligência</strong>: o futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: Ed.34, 1993. 208p. (Coleção TRANS) ISBN: 8585490152. Artigo: Tecnologia: buscando uma definição para o conceito Livro: DAWKINS, Richard. <strong>O gene egoísta</strong>. São Paulo: Companhia das Letras, 2007. 540 p. Livro: SIQUEIRA, Ethevaldo. <strong>2015 como viveremos</strong>: o impacto das tecnologias da informação e da comunicação na vida humana, na próxima década, segundo a visão de 50 famosos cientistas e futurologistas do Brasil e do mundo. São Paulo: Saraiva, 2005. 333 p. ISBN: 8502050141. Livro: MASIERO, Paulo Cesar. <strong>Ética em computação</strong>. 1. ed. São Paulo, SP: EDUSP, c2000. 213p. (Acadêmica, 32) ISBN: 9788531405754. Livro: DAGNINO, Renato (Org). <strong>Tecnologia social</strong>: ferramenta para construir outra sociedade. Campinas, SP: s.n., 2009. 183 p. ISBN: 9788585369088. Livro: KENSKI, Vani Moreira. <strong>Educação e tecnologias</strong>: o novo ritmo da informação. 8. ed. Campinas: Papirus, 2011. 141 p. (Papirus educação) ISBN: 9788530808280. Livro: SCHAFF, Adam. <strong>A sociedade informática</strong>: as consequências sociais da segunda revolução industrial. 4. ed. São Paulo: Ed. UNESP Brasiliense, 1995. 157 p. ISBN: 8511140816. Livro: CASTELLS, Manuel. <strong>A sociedade em rede</strong>. São Paulo: Paz e Terra, 2010. 698 p. (A era da informação : economia, sociedade e cultura, 1) ISBN: 8521903294. Livro: CASTELLS, Manuel. <strong>A sociedade em rede</strong>. São Paulo: Paz e Terra, 2012. 698 p. (A era da informação : economia, sociedade e cultura, 1) ISBN: 8521903294. Livro: A sociedade em rede / Livro: Ciência e tecnologia :

    Oferta/Matrícula


    Ofertas

    Última oferta: Buscando...

      Ofertas passadas
      Últimos 5 anos

        Classificações

        20%
        80%

        Clássicas

        Ativas

        90%
        10%

        Social

        Técnica

        50%
        50%

        Teórica

        Prática

        30%
        70%

        Provas

        Atividades

        40%
        60%

        Individuais

        Em grupo

        100%
        0%

        Presencial

        EAD


        Podcast


        Materiais


        Conhecimentos / Competências Desejados

        Não é necessário ter conhecimento prévio específico, mas é fundamental que o aluno esteja disposto a questionar suas próprias crenças, moralidades e ceticismos. A disciplina utiliza o método da provocação para estimular a reflexão e o desenvolvimento do pensamento crítico.

        Tópicos

          Sem tópicos cadastrados



        Faça uma pergunta!

        Professor

        Eugênio Paccelli Aguiar Freire
        Email: eugenio@imd.ufrn.br

        Créditos
      • Bruna Eduarda Mendes Dantas
      • Produtora
        Emilly Cristhinny Moura de Oliveira
      • Produtora
        Isaac Medeiros do Amaral Costa
      • Produtor
        Lucas Gabriel dos Santos Anizio
      • Produtor
        Nicole Dantas Lopes
      • Produtora
        Paulo Antonio Alencar Rocha de Holanda,
      • Produtor
        Pedro Henrique de Oliveira Franco
      • Produtor
        Vivianne Kellen Pereira da Silva
      • Produtora