Trailer

Sinopse

A disciplina "Tecnologia da Informação e Sociedade" no curso de Bacharelado em Tecnologia da Informação da UFRN aprofunda-se no estudo das relações entre a evolução tecnológica e suas repercussões na sociedade moderna. Os alunos exploram temas como a digitalização da economia, a automação do trabalho, a cibersegurança, e a governança da internet. A disciplina também aborda como as TICs impactam a inclusão digital, a distribuição de poder e os direitos humanos, com destaque para o acesso à informação e a proteção de dados pessoais. Ao longo do curso, são discutidos casos reais e estudos de impacto das tecnologias em diferentes contextos sociais e culturais, permitindo que os estudantes compreendam a complexidade e a ambivalência dessas transformações. Além disso, a matéria incentiva o desenvolvimento de uma visão crítica sobre a responsabilidade dos profissionais de TI na criação de soluções que promovam a equidade social e o desenvolvimento sustentável. Os alunos também são introduzidos a conceitos teóricos e metodológicos que lhes permitem analisar e interpretar as relações entre tecnologia e sociedade de maneira fundamentada. Assim, a disciplina não só capacita os futuros profissionais a entenderem os desafios contemporâneos, mas também os prepara para atuar de forma ética e responsável no campo da tecnologia da informação.

Vídeo

Obstáculos

O desafio principal na disciplina de Tecnologia da Informação e Sociedade está relacionado com os alunos se depararem com um pensamento mais abrangente do que simplesmente se prepararem para atuarem como mais um trabalhador no mercado de trabalho. Nessa disciplina é visado superar estereótipos e imagens distorcidas relacionadas à área de TI. Existe a importância dos alunos entenderem que existe o trabalho além do individual, além do código reservado de cada um, existe também entender que TI é um trabalho coletivo, para o bem-estar não de uma empresa única, e sim do bem-estar social como um todo, a segurança dos dados, o comprometimento de projetos éticos e também de tecnologias que tragam benefícios e não que coloquem o lucro acima de tudo, causando perdas de tal bem-estar. Ademais, é importante saber que mesmo no setor tecnológico, um setor mais “fechado”, o avanço depende do esforço conjunto, exigindo habilidades de trabalho em equipe e respeito pelas contribuições dos outros. Essas competências são sim possíveis de serem desenvolvidas. O espaço e tempo que a disciplina de Tecnologia da Informação e Sociedade fornece é importante para os alunos cultivarem habilidades interpessoais, comunicação e entenderem o impacto social e ético das inovações tecnológicas. Através desse aprendizado, além de um aluno, além de um indivíduo para o mercado de trabalho, será trabalhado uma pessoa que lidará diretamente em como a sociedade muda a tecnologia e como a tecnologia muda a sociedade.

Metodologias

Não há metodologias cadastradas

2024

Índices de aprovação

Altere a data ou marque/desmarque a opção "Todos os períodos" para fazer uma nova busca.

Aprovados 0%
Reprovados 0%
Nota média (todas as unidades)
0
Nota média por unidade
Unidade 1 N/A
Unidade 2 9.7
Unidade 3 4.2

Conteúdos
  • Ementa

    • Sociedade da Informação. Impactos da Tecnologia de Informação. Aspectos sociais, culturais, ambientais, e de respeito às pessoas e às suas diferenças relacionados com uso e desenvolvimento de Tecnologia da Informação. Ética em Computação. Áreas da Computação. Mercado de Trabalho em TI.

    Referências

    • Livro: CASTELLS, Manuel; MAJER, Roneide Venâncio; GERHARDT, Klauss Brandini. <strong>A sociedade em rede</strong>. 8. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2005. 698 p. (A era da informação: economia, sociedade e cultura, 1) ISBN: 8521903294. Livro: SCHAFF, Adam. <strong>A sociedade informática</strong>: as consequências sociais da segunda revolução industrial. 4. ed. São Paulo: Ed. UNESP Brasiliense, 1995. 157 p. ISBN: 8511140816. Livro: DUPAS, Gilberto. <strong>Ética e poder na sociedade da informação</strong>: de como a autonomia das novas tecnologias obriga a rever o mito do progresso. 2. ed. São Paulo: UNESP, c2000. 134 p. ISBN: 8571393516. Livro: BARGER, Robert N. <strong>Ética na computação</strong>: uma abordagem baseada em casos. Rio de Janeiro: LTC, 2011. 226 p. ISBN: 9788521617761. Livro: KENSKI, Vani Moreira. <strong>Educação e tecnologias</strong>: o novo ritmo da informação. 8. ed. Campinas: Papirus, 2011. 141 p. (Papirus educação) ISBN: 9788530808280. Livro: AMARAL, Roberto. <strong>Ciência e tecnologia</strong>: desenvolvimento e inclusão social. 2.ed. Brasília: UNESCO Ministério da Ciência e Tecnologia, 2003. 128p. Livro: CASTELLS, Manuel. <strong>A sociedade em rede</strong>. São Paulo: Paz e Terra, 2010. 698 p. (A era da informação : economia, sociedade e cultura, 1) ISBN: 8521903294. Livro: DUPAS, Gilberto. <strong>Ética e poder na sociedade da informação</strong>: de como a autonomia das novas tecnologias obriga a rever o mito do progresso. 2. ed. São Paulo: UNESP, c2000. 134 p. ISBN: 8571393516. Livro: FERREIRA, Anderson Jackle. <strong>Inclusão digital de idosos</strong>: a descoberta de um novo mundo. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008. 149p. ISBN: 9788574308081. Livro: SCHAFF, Adam; MACHADO, Carlos Eduardojordão; OBOJES, Luiz Arturo. <strong>A sociedade informática</strong>: as consequências sociais da segunda revolução industrial. 4. ed. São Paulo: Brasiliense, 1993. 157 p. ISBN: 8511140816. Livro: DAGNINO, Renato. <strong>Tecnologia social</strong>: ferramenta para construir outra sociedade. Campinas, SP: s.n., 2009. 183 p. ISBN: 9788585369088. Livro: BARGER, Robert N. <strong>Ética na computação</strong>: uma abordagem baseada em casos. Rio de Janeiro: LTC, 2011. 226 p. ISBN: 9788521617761. Livro: AMARAL, Roberto. <strong>Ciência e tecnologia</strong>: desenvolvimento e inclusão social. 2.ed. Brasília: UNESCO Ministério da Ciência e Tecnologia, 2003. 128p. Livro: SANCHO, Juana M (Org). <strong>Para uma tecnologia educacional</strong>. Porto Alegre: ARTMED, 2001. 327p. ISBN: 8573074310. Livro: LÉVY, Pierre. <strong>As tecnologias da inteligência</strong>: o futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: Ed.34, 1993. 208p. (Coleção TRANS) ISBN: 8585490152. Artigo: Tecnologia: buscando uma definição para o conceito Livro: DAWKINS, Richard. <strong>O gene egoísta</strong>. São Paulo: Companhia das Letras, 2007. 540 p. Livro: SIQUEIRA, Ethevaldo. <strong>2015 como viveremos</strong>: o impacto das tecnologias da informação e da comunicação na vida humana, na próxima década, segundo a visão de 50 famosos cientistas e futurologistas do Brasil e do mundo. São Paulo: Saraiva, 2005. 333 p. ISBN: 8502050141. Livro: MASIERO, Paulo Cesar. <strong>Ética em computação</strong>. 1. ed. São Paulo, SP: EDUSP, c2000. 213p. (Acadêmica, 32) ISBN: 9788531405754. Livro: DAGNINO, Renato (Org). <strong>Tecnologia social</strong>: ferramenta para construir outra sociedade. Campinas, SP: s.n., 2009. 183 p. ISBN: 9788585369088. Livro: KENSKI, Vani Moreira. <strong>Educação e tecnologias</strong>: o novo ritmo da informação. 8. ed. Campinas: Papirus, 2011. 141 p. (Papirus educação) ISBN: 9788530808280. Livro: SCHAFF, Adam. <strong>A sociedade informática</strong>: as consequências sociais da segunda revolução industrial. 4. ed. São Paulo: Ed. UNESP Brasiliense, 1995. 157 p. ISBN: 8511140816. Livro: CASTELLS, Manuel. <strong>A sociedade em rede</strong>. São Paulo: Paz e Terra, 2010. 698 p. (A era da informação : economia, sociedade e cultura, 1) ISBN: 8521903294. Livro: CASTELLS, Manuel. <strong>A sociedade em rede</strong>. São Paulo: Paz e Terra, 2012. 698 p. (A era da informação : economia, sociedade e cultura, 1) ISBN: 8521903294. Livro: A sociedade em rede / Livro: Ciência e tecnologia :

    Oferta/Matrícula


    Ofertas

    Última oferta: Buscando...

      Ofertas passadas
      Últimos 5 anos

        Classificações

        80%
        20%

        Clássicas

        Ativas

        30%
        70%

        Social

        Técnica

        50%
        50%

        Teórica

        Prática

        20%
        80%

        Provas

        Atividades

        20%
        80%

        Individuais

        Em grupo

        100%
        0%

        Presencial

        EAD


        Podcast


        Materiais

        Sem materiais disponiveis...

        Conhecimentos / Competências Desejados

        Para que o aluno seja bem-sucedido ao perpassar a disciplina de Tecnologia da Informação e Sociedade é necessário que tenha uma certa curiosidade em aprender um pouco mais da importância de como a tecnologia conversa com a sociedade e como o estado recorrente de mudança da sociedade afeta e é afetado por essas tecnologias. Sendo uma disciplina obrigatória e que faz parte da primeira base, também se torna interessante o proveito de se enturmar com uma nova turma, para que ocorra de forma satisfatória os trabalhos em conjunto que serão realizados.

        Tópicos

          Sem tópicos cadastrados



        Faça uma pergunta!

        Professor

        William Brenno Dos Santos Oliveira
        Email: william.oliveira@imd.ufrn.br

        Créditos
      • Carlos Eduardo Fonseca Dantas
      • Produtor
        Enzo de Mouraes Pereira
      • Produtor
        Gustavo Ferreira Jácome de Lira
      • Produtor
        Ivanderson Germano Bazilio dos Santos
      • Produtor
        Luis Carlos Tavares Xavier
      • Produtor
        Pedro Henrique Álvares Róbias
      • Produtor
        Pedro Henrique Alves Rodrigues
      • Produtor
        Pedro Vitor da Silva Melo Leonez
      • Produtor